A plataforma Opinion Box realizou a primeira pesquisa de mercado via chatbot do país. A iniciativa inovadora contou com a parceria da Take e permitiu que o levantamento fosse respondido via Facebook Messenger. O objetivo da pesquisa era testar a viabilidade de utilizar a rede social para enviar as perguntas de um questionário para os usuários do Painel de Respondentes da plataforma. O levantamento foi realizado em duas etapas, metade dos participantes foi convidada a responder através do site do painel e a outra metade, através do Facebook Messenger.
Alguns dias depois, foi enviada uma pesquisa de satisfação para as 200 pessoas que receberam o convite da pesquisa pela rede social. Este levantamento mostrou que o novo formato de pesquisa está aprovado. 74% acharam fácil ou muito fácil fazer a pesquisa pela rede social e 76% gostaram ou gostaram muito desse novo método para responder pesquisas. Os respondentes destacaram que a interatividade com o chat é muito intuitiva e rápida, e elogiaram a simpatia e educação do atendimento.
Questionados se gostariam de começar a responder pesquisas diretamente pelo chat do Facebook, 45% aprovaram a ideia, 24% se mostraram indiferentes e 31% reprovaram a sugestão.