As Olimpíadas estão dando novo fôlego para o segmento de calçados esportivos, apesar do período de crise econômica. Segundo painel de varejo da GfK, os produtos que, em geral, ficam mais baratos após o Natal estão subindo de preço desde janeiro e, em junho, chegaram a ficar em média 29% mais caros em relação a outubro de 2015. Nos seis primeiros meses de 2016, embora as vendas em unidades tenham caído 5,7%, o faturamento cresceu 11,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O segmento Multifitness, que reúne modelos para prática de corrida e esportes em academia, é o principal responsável por esse crescimento em faturamento. O segmento ganhou participação de mercado e já responde por 57,5% do total de vendas de calçados esportivos. Em relação a preço, a faixa entre R$ 150 e R$ 200 é a mais popular. O campeão de vendas é o Adidas Aresta, seguido do Olympikus Diffuse e do Asics Patriot 8.