<p class="titulomateria">O Simples x O Genial&oacute;ide</p> <p>Por Diego Albuquerque*</p> <p>Um certo dia eu estava no carro de um amigo quando paramos no sem&aacute;foro e recebemos um daqueles panfletos do tipo &ldquo;dedetiza&ccedil;&atilde;o de ratos e baratas&rdquo;. Tratava-se daqueles panfletos de p&eacute;ssima qualidade de impress&atilde;o, de uma cor s&oacute;, num papel of&iacute;cio do formato de um marcador de livro. Coisa de R$ 20,00 o milheiro. Esse meu amigo, que embora seja um excelente advogado, &eacute; tamb&eacute;m um apaixonado por publicidade. Ent&atilde;o me questionou: – Diego, isso (o panfleto) funciona? Eu respondi com outra pergunta: – Voc&ecirc; est&aacute; precisando dedetizar sua casa? Ele respondeu positivamente e eu completei: – Ent&atilde;o funciona!</p> <p>Eu tenho uma vis&atilde;o um tanto quanto inconveniente da Publicidade. Para mim a miss&atilde;o de um folheto &eacute; informar uma mensagem. Se o leitor estiver precisando daquele produto, naquela hora, a mensagem j&aacute; foi passada, por mais simpl&oacute;ria que se apresente. Por&eacute;m, se ele n&atilde;o necessariamente est&aacute; precisando daquele servi&ccedil;o/produto, a publicidade ent&atilde;o entra em a&ccedil;&atilde;o para tentar seduzir o leitor. Em outras palavras, a publicidade tem a miss&atilde;o de fazer voc&ecirc; comprar o que n&atilde;o precisa.</p> <p>Imagine um comercial de televis&atilde;o: um cara levando aquela gata para seu apartamento na primeira vez, de repente ela v&ecirc; uma barata e desiste de dormir na casa do cara depois de uma noite de muito esfor&ccedil;o pra convencer ela a subir. A&iacute; entra a assinatura &ldquo;Dedetiza&ccedil;&atilde;o, pode n&atilde;o parecer, mas voc&ecirc; precisa em sua casa&rdquo;. Por mais esdr&uacute;xulo que seja o exemplo, na mesma hora um monte de solteiros, mesmo que nem estivessem pensando no servi&ccedil;o j&aacute; colocariam a dedetiza&ccedil;&atilde;o como uma necessidade. Miss&atilde;o cumprida para a publicidade.</p> <p>&Eacute; por isso que digo, &agrave;s vezes tudo que o anunciante precisa &eacute; informar. Se ele tem um pre&ccedil;o muito abaixo do mercado, o melhor a fazer &eacute; mostrar esse pre&ccedil;o. E &eacute; a&iacute; que entram os defensores do anuncio genial&oacute;ide. Tem gente que por achar que a mensagem do an&uacute;ncio &eacute; simples e direta, n&atilde;o existe criatividade. Para mim isso est&aacute; errado. A criatividade est&aacute; em saber como adequar e otimizar a mensagem para ela cumprir sua &ldquo;miss&atilde;o&rdquo;. Canso de ver comercial com id&eacute;ias fant&aacute;sticas e tidas como &ldquo;geniais&rdquo;, mas que 05 segundos depois ningu&eacute;m lembra qual era o produto anunciado. O resultado? Cliente insatisfeito, 0% de retorno financeiro da campanha e, provavelmente, um trof&eacute;uzinho para a ag&ecirc;ncia.</p> <p>&Eacute; isso que &eacute; um an&uacute;ncio genial&oacute;ide, uma id&eacute;ia out standing, que n&atilde;o cumpre sua miss&atilde;o mais b&aacute;sica, vender o produto. Um an&uacute;ncio genial&oacute;ide &eacute; totalmente diferente de um an&uacute;ncio genial. No caso do genial a id&eacute;ia &eacute; tamb&eacute;m out standing, mas consegue vender, cumprir a miss&atilde;o. O genial nos faz ter orgulho da nossa profiss&atilde;o. O genial&oacute;ide &eacute; pior do que uma id&eacute;ia clonada.</p> <p>Confesso que tenho pena daqueles publicit&aacute;rios que se martirizam quando n&atilde;o conseguem achar aquela sacada para um determinado job, quando na verdade, a mensagem devia ser a mais simples. D&aacute; at&eacute; d&oacute;. Mas fazer o que, experimente mexer com o ego alheio e veja o que acontece.&nbsp; Para finalizar, se voc&ecirc; tem uma empresa de dedetiza&ccedil;&atilde;o, procure uma ag&ecirc;ncia realmente criativa e fa&ccedil;a um material decente, ou ent&atilde;o espere que algu&eacute;m que esteja desesperadamente precisando, pegue seu folheto, n&atilde;o sinta raiva de tanta feiura numa s&oacute; folha de papel, e ligue para seu escrit&oacute;rio. E se voc&ecirc; for Publicit&aacute;rio, seja simples, criativo e cumpra sempre sua miss&atilde;o.</p> <p>* Diego Albuquerque &eacute; publicit&aacute;rio e profissional de Marketing. Atualmente &eacute; Redator e Diretor de Cria&ccedil;&atilde;o, e participa ativamente no planejamento estrat&eacute;gico de campanhas para clientes de sua pr&oacute;pria ag&ecirc;ncia, a Rinha Comunica&ccedil;&atilde;o Total.</p>
O Simples x O Genialóide
11 de julho de 2008