No mundo do futebol, a marca pessoal de um jogador pode transcender as quatro linhas do campo e se tornar um fenômeno global. Nos últimos anos, um nome tem brilhado intensamente nesse cenário: Kylian Mbappé. Além de seu talento inegável dentro de campo, o jogador francês tem conquistado admiradores ao redor do mundo com sua habilidade excepcional e sua personalidade cativante. Na esteira deste sucesso , o jogador tem como estratégia para ampliação do seu sucesso e receitas, o registro como marca de seu nome, bem como de logotipos associados à sua imagem e atividade.
Recentemente, o jogador francĂŞs atravĂ©s de seus representantes legais, requereu o registro da marca “MBAPPÉ” junto ao EscritĂłrio de Marcas Europeu (EUIPO), para a identificação de uma vasta gama de produtos, que vĂŁo desde perfumes, relĂłgios e vestuário Ă jogos, brinquedos e materiais esportivos. AlĂ©m da recente marca depositada, MBAPPÉ tambĂ©m possui o registro de outras marcas, incluindo as iniciais de seu nome em formato estilizado e a famosa pose de comemoração do gol, mostrando ser craque tambĂ©m na proteção de sua propriedade intelectual. Ele Ă© um dos jogadores de futebol que mais protegem sua propriedade intelectual, ao lado de CR7, Messi, Zico e alguns outros.
A estratĂ©gia de marketing e gestĂŁo de propriedade intelectual adotada pelo jogador ao registrar seu nome, imagem e gestos como marcas registradas pode ter diversas consequĂŞncias e benefĂcios. Ao registrar seu nome e imagem como marca, os atletas ganham proteção legal contra o uso nĂŁo autorizado por terceiros para fins comerciais. Isso significa que eles podem tomar medidas legais contra indivĂduos ou empresas que tentem lucrar com sua imagem sem permissĂŁo. AlĂ©m disso, os atletas podem administrar e controlar de melhor forma como seu nome e imagem sĂŁo usadosno mercado, permitindo-lhes garantir que a sua marca pessoal seja veiculada de uma forma alinhada com os seus valores e imagem.
Outro ponto importante são as oportunidades de monetização em cima do seu nome e imagem, com o registro de marca abrindo caminhos adicionais para os atletas através do licenciamento de produtos e conteúdo, trazendo assim novas fontes de receita. É muito comum, por exemplo, que acordos de licenciamento envolvam o uso de marcas e imagens de atletas em produtos como roupas, acessórios ou videogames.
Em sĂntese, o registro de marca para um atleta profissional renomado Ă© muito mais do que uma formalidade legal; Ă© uma estratĂ©gia essencial para proteger sua imagem, expandir sua visibilidade e aumentar receitas. Ao assegurar seus direitos de propriedade intelectual, o atleta abre portas para oportunidades comerciais de licenciamento, em um passo fundamental rumo Ă preservação e valorização do seu nome e da sua trajetĂłria no mundo do esporte e alĂ©m dele.
*Pablo Torquato Ă© advogado do escritĂłrio Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello.