Para abrir um estabelecimento comercial, o empreendedor escolhe um imóvel em um endereço que o agrade, reforma, pinta, decora e cria a identidade visual. Então, ele coloca uma placa na fachada e abre as portas. Quem passa na frente, vê aquela loja bonita, com itens interessantes e entra. Alguns compram. Mas quem nunca passou por ali, dificilmente tomará conhecimento do espaço, exceto pela propaganda boca-a-boca.
A situação descrita se assemelha ao que acontece nos buscadores de Internet. As técnicas de otimização de busca – SEO (Search Engine Optimization) – têm como objetivo alavancar o site no ranking do Google. Quanto melhor colocado entre milhões de resultados, maior a chance do clique. Entretanto, essa busca é orgânica, ou seja, natural como o boca-a-boca e, por melhor colocado que o site esteja, tem seus limites. Se o produto digital não estiver bem construído e oferecer bom conteúdo, ele perde a relevância.
Veja alguns requisitos que um endereço precisa ter para se manter relevante no principal buscador da Internet:
Usabilidade – A principal tendência é ligada à arquitetura da informação do projeto. As peças precisam ser desenhadas visando a melhor navegação do usuário e também para o buscador. Ou seja, todas as páginas, conteúdos e códigos precisam estar bem indexados e linkados, para que o Google entenda e navegue pelo projeto. As imagens e URL precisam de títulos que traduzam a mensagem, como “garoto-bebendo-leite-longa-vida.jpg”. Quanto mais exato, melhor a posição no ranking.
Conteúdo de qualidade – Não basta publicar textos com palavras-chave bem definidas. O conteúdo precisa cativar o visitante e instigá-lo a retornar outras vezes. Além disso, um site mal cuidado, principalmente para um e-commerce, não consegue converter leads em venda ou cadastro, e o investimento em SEO não vai se pagar.
Tecnologia – De nada adianta um site estar na primeira página do Google e não apresentar alta taxa de conversão. Muitas vezes, o problema pode estar na tecnologia utilizada. O site precisa ser rápido e integrado a ferramentas como Webmasters Tools e Google Analytics, que ajudam a entender quem frequenta, qual o tráfego de origem e quais as páginas que visualiza. Se o problema estiver nas páginas, é possível corrigi-lo pelo design ou código fonte. Se for a tecnologia, é necessário trocar de plataforma.
Link Building – Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) universitário precisa referenciar outros autores, livros e pesquisas para ganhar credibilidade. Da mesma forma, um site tem que contar com links para outros que o referenciem. Os cases são uma alternativa interessante para associar trabalhos e resultados importantes ao site da marca.