O que um site precisa ter para manter sua relevância no Google? 29 de abril de 2015

O que um site precisa ter para manter sua relevância no Google?

         

Veja alguns requisitos que um endereço precisa ter para se manter relevante. Quanto melhor colocado entre milhões de resultados, maior a chance do clique

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Para abrir um estabelecimento comercial, o empreendedor escolhe um imóvel em um endereço que o agrade, reforma, pinta, decora e cria a identidade visual. Então, ele coloca uma placa na fachada e abre as portas. Quem passa na frente, vê aquela loja bonita, com itens interessantes e entra. Alguns compram. Mas quem nunca passou por ali, dificilmente tomará conhecimento do espaço, exceto pela propaganda boca-a-boca.

A situação descrita se assemelha ao que acontece nos buscadores de Internet. As técnicas de otimização de busca – SEO (Search Engine Optimization) – têm como objetivo alavancar o site no ranking do Google. Quanto melhor colocado entre milhões de resultados, maior a chance do clique. Entretanto, essa busca é orgânica, ou seja, natural como o boca-a-boca e, por melhor colocado que o site esteja, tem seus limites. Se o produto digital não estiver bem construído e oferecer bom conteúdo, ele perde a relevância.

Veja alguns requisitos que um endereço precisa ter para se manter relevante no principal buscador da Internet:

Usabilidade – A principal tendência é ligada à arquitetura da informação do projeto. As peças precisam ser desenhadas visando a melhor navegação do usuário e também para o buscador. Ou seja, todas as páginas, conteúdos e códigos precisam estar bem indexados e linkados, para que o Google entenda e navegue pelo projeto. As imagens e URL precisam de títulos que traduzam a mensagem, como “garoto-bebendo-leite-longa-vida.jpg”. Quanto mais exato, melhor a posição no ranking.

Conteúdo de qualidade – Não basta publicar textos com palavras-chave bem definidas. O conteúdo precisa cativar o visitante e instigá-lo a retornar outras vezes. Além disso, um site mal cuidado, principalmente para um e-commerce, não consegue converter leads em venda ou cadastro, e o investimento em SEO não vai se pagar.

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Tecnologia – De nada adianta um site estar na primeira página do Google e não apresentar alta taxa de conversão. Muitas vezes, o problema pode estar na tecnologia utilizada. O site precisa ser rápido e integrado a ferramentas como Webmasters Tools e Google Analytics, que ajudam a entender quem frequenta, qual o tráfego de origem e quais as páginas que visualiza. Se o problema estiver nas páginas, é possível corrigi-lo pelo design ou código fonte. Se for a tecnologia, é necessário trocar de plataforma.

Link Building – Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) universitário precisa referenciar outros autores, livros e pesquisas para ganhar credibilidade. Da mesma forma, um site tem que contar com links para outros que o referenciem. Os cases são uma alternativa interessante para associar trabalhos e resultados importantes ao site da marca.


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