O que podemos aprender com a derrota do Brasil? 16 de julho de 2014

O que podemos aprender com a derrota do Brasil?

         

A derrota pode ser uma fonte de motivação para mudar

Publicidade

A derrota do Brasil na Copa do Mundo pode nos ensinar lições preciosas, já que na vida nada é uma certeza e ninguém está blindado para o fracasso. Aceitar que você errou ou foi derrotado é o primeiro ato de coragem que pode renovar sua disposição para seguir em frente, então esteja atento, pois a derrota abre portas para novos conhecimentos e oportunidades.

Em primeiro lugar, acho importante dizer que não é porque a estratégia funcionou uma vez que irá funcionar para sempre. Às vezes erramos na ânsia de acertar, quando abrimos mão de experimentar a mudança e nos prendemos à zona de conforto, acreditando que “em time que está ganhando não se mexe”. O mundo muda, meus amigos. A sorte muda. Tudo muda. E mesmo sem a certeza do sucesso, é preciso arriscar ou você nunca irá além.

Tenha muito cuidado com a forma que você se comporta diante dos seus desafios e adversários, pois na vida tudo parece estar sempre no seu devido lugar, até que aconteça o inesperado.

Não assuma o papel da vítima. Por maior que tenha sido a queda, vista-se com a sua armadura e escolha seguir. Até a forma como narramos as situações podem aliviar ou exacerbar o sofrimento. É a fixação de diálogos internos do tipo “isso não é justo” ou “logo comigo?” que dificulta a recomposição. Assuma a responsabilidade e tome de volta o controle da situação.

Por último, compreenda que as derrotas acontecem e é possível aprender e crescer a partir dessas experiências. A maturidade é uma relação clara entre o passar do tempo e o aprendizado que se extraiu das experiências. Com certeza deois de uma derrota você será uma pessoa diferente e com mais recursos para contornar outras adversidades.

Publicidade

Publicidade