<p><strong>O que muda na comunica&ccedil;&atilde;o e no marketing com a TV Digital</strong></p><p>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>Em junho, um decreto assinado pelo Presidente Luiz In&aacute;cio Lula da Silva regulamentou o padr&atilde;o de TV digital japon&ecirc;s como base para implementar esta tecnologia no Brasil. Ele oferece um aumento consider&aacute;vel da qualidade de defini&ccedil;&atilde;o, de cores, de formato da imagem e o som ser&aacute; compar&aacute;vel ao de um CD. Para alguns, a discuss&atilde;o poderia terminar a&iacute;, mas as mudan&ccedil;as que est&atilde;o por vir nos levam a reflex&otilde;es n&atilde;o s&oacute; sobre os avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos, mas sobre uma mudan&ccedil;a de comportamento que se dar&aacute; num per&iacute;odo de dez anos &ndash; prazo que nos separa da implementa&ccedil;&atilde;o total do sistema digital na TV aberta.</p><p>As principais propostas desta tecnologia tamb&eacute;m incluem mudan&ccedil;as quanto &agrave; programa&ccedil;&atilde;o levando em conta a interatividade. O telespectador poder&aacute; escolher com quais c&acirc;meras quer assistir a um programa, acessar informa&ccedil;&otilde;es complementares disponibilizadas pelas emissoras, ter acesso a tudo isso a partir de dispositivos m&oacute;veis (como o celular) e – o mais importante – pode decidir a que horas isso vai acontecer.</p><p>Esta tecnologia On Demand guiada pelo nosso controle remoto pode ser portadora de uma revolu&ccedil;&atilde;o no com&eacute;rcio. O t-commerce (television commerce) como &eacute; conhecido n&atilde;o est&aacute; maduro nem nos pa&iacute;ses onde a TV Digital j&aacute; foi implantada, mas d&aacute; margem a uma reformula&ccedil;&atilde;o no modo como os produtos s&atilde;o vendidos hoje em dia.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Publicidade e TV Digital</span><br />Voc&ecirc; assistiria a comerciais no intervalo de sua novela favorita se pudesse escolher n&atilde;o assisti-los? Este pode ser um dos problemas que a publicidade como conhecemos hoje enfrentar&aacute; quando a maioria dos telespectadores tiver esta op&ccedil;&atilde;o. Daniel Barbar&aacute;, Diretor Comercial da Ag&ecirc;ncia de Publicidade DPZ e um dos maiores especialistas em m&iacute;dia do Pa&iacute;s, n&atilde;o acredita em uma transforma&ccedil;&atilde;o radical. &ldquo;A publicidade tem um longo caminho pela frente. Ela ser&aacute; o &uacute;ltimo passo desta mudan&ccedil;a&rdquo;, completa.</p><p>Se a procura por formas mais eficientes de intera&ccedil;&atilde;o entre anunciante e consumidor &eacute; importante nos dias de hoje, ficar&aacute; ainda mais latente no futuro, explica Pedro Waengertmer, Professor de comunica&ccedil;&atilde;o interativa no curso p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o da ESPM – SP. &ldquo;Os anunciantes est&atilde;o cada vez mais pragm&aacute;ticos e querem medir todas as formas de intera&ccedil;&atilde;o, como o celular e o marketing viral. Isso tudo est&aacute; no mesmo contexto porque a interatividade n&atilde;o pode ser reduzida a escolha da grade de programa&ccedil;&atilde;o&rdquo;.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Marketing e TV Digital</span><br />A TV Digital permite que o grau de segmenta&ccedil;&atilde;o e personaliza&ccedil;&atilde;o hoje vistos na internet esteja presente tamb&eacute;m atrav&eacute;s do controle remoto. O p&uacute;blico brasileiro demonstra grande participa&ccedil;&atilde;o em programas que exigem interatividade e espera-se que ele tamb&eacute;m seja receptivo &agrave; interatividade do sistema digital de TV. </p><p>Vender produtos aliando criatividade e pioneirismo s&atilde;o estrat&eacute;gias atuais no marketing. Neste contexto, formas alternativas de estabelecer uma marca demonstram que podem ser vi&aacute;veis para se fazer presente no cotidiano do consumidor levando em considera&ccedil;&atilde;o as novas m&iacute;dias aptas a transmitir a programa&ccedil;&atilde;o da TV, como o celular.</p><p>Daniel Barbar&aacute; explica que atualmente promo&ccedil;&otilde;es e eventos j&aacute; s&atilde;o a maior &aacute;rea de crescimento na divulga&ccedil;&atilde;o de um produto principalmente pela capacidade de atingir &ldquo;nichos diferentes&rdquo; de mercado. Pedro Waengertmer acrescenta que formas alternativas como merchandising, games e programas de marca como o Joga 10 podem aparecer como fortes tend&ecirc;ncias. &ldquo;Todos ter&atilde;o que pensar formas inovadoras de impactar o cliente&rdquo;, conclui.</p>
O que muda na comunicação e no marketing com a TV Digital
25 de julho de 2006