<p>A motiva&ccedil;&atilde;o do consumidor para entrar em uma loja &eacute; uma informa&ccedil;&atilde;o preciosa para o departamento de Marketing de qualquer empresa. Para conhecer um pouco mais sobre este mist&eacute;rio que permeia a mente de muitos profissionais de Marketing, o Mundo do Marketing foi para o shopping Riosul, no Rio de Janeiro, para saber: o que motiva os consumidores a entrarem em determinada loja?</p> <p>As respostas, como se esperava, s&atilde;o diversas. Mas a vitrine &eacute; a principal arma das lojas de shopping para tentar atrair o consumidor, assim como um bom atendimento, que fez com que Jonas Filho fosse buscar a loja Op&ccedil;&atilde;o para a compra de um produto. Vitrine e atendimento s&atilde;o apenas algumas destas ferramentas que os pontos-de-venda precisam ter.</p> <p>Qualidade, variedade de produtos e pre&ccedil;o tamb&eacute;m est&atilde;o na lista dos diferenciais mais citados. Por&eacute;m, existem outras motiva&ccedil;&otilde;es que est&atilde;o fora do alcance das empresas de varejo. A seguran&ccedil;a de estar dentro de um shopping, a proximidade ou facilidade de acesso ao ponto-de-venda e at&eacute; uma promessa feita para a filha, fazem os consumidores decidirem em quest&atilde;o de mil&eacute;simos de segundo em que loja entrar.</p> <p><strong>Promessa &eacute; d&iacute;vida…e tamb&eacute;m motiva</strong><br /> Saindo de uma loja de brinquedos com a filha, Elisa Borges Pereira mostrou que o que a fez entrar no ponto-de-venda n&atilde;o se encaixa em nenhuma estrat&eacute;gia de Marketing. &ldquo;Minha filha ficou nervosa quando est&aacute;vamos em uma enchente e prometi que se ficasse calma eu daria um presente a ela. Quando fazemos uma promessa para algu&eacute;m, ainda mais para uma crian&ccedil;a, temos que cumprir&rdquo;, explica.</p> <p>Al&eacute;m de buscar lojas de artigos infantis para presentear sua filha, Elisa ainda apontou para outro dado intrigante para os departamentos de Marketing que estudam o comportamento do consumidor. &ldquo;As lojas de rua n&atilde;o tem seguran&ccedil;a e por isso resolvi que a compra deste presente deveria ser feita num shopping, que &eacute; mais seguro&rdquo;, aponta.</p> <p>A compra por impulso tamb&eacute;m se v&ecirc; com facilidade no varejo. No caso da aposentada Z&eacute;lia Miranda e de outra compradora que prefere n&atilde;o se identificar, a vitrine atraiu a primeira, mas dentro da Casa &amp; V&iacute;deo, sua acompanhante encontrou um produto que estava procurando h&aacute; dias. &ldquo;Estava procurando um telefone e quando vi na loja, comprei. Foi por acaso&rdquo;, diz.</p> <p><strong>Localiza&ccedil;&atilde;o X variedade</strong><br /> At&eacute; o Dia das Crian&ccedil;as &ndash; que foi comemorado no dia 12 deste m&ecirc;s &ndash; ainda faz a alegria dos vendedores do Riosul. De acordo com a empres&aacute;ria Beatriz Lopes, o cart&atilde;o da Lojas Americanas e a consequente facilidade no pagamento das compras foi o que a motivou a dar o presente de Dia das Crian&ccedil;as para sua sobrinha. &ldquo;A facilidade de pagamento &eacute; o que me faz vir &agrave; loja com frequ&ecirc;ncia&rdquo;, acredita.</p> <p>A localiza&ccedil;&atilde;o do ponto-de-venda tamb&eacute;m &eacute; um diferencial motivacional para os consumidores. Len&iacute; Maria, funcion&aacute;ria do shopping Riosul, decidiu comprar produtos para o lar na Lojas Americanas por conta da praticidade. &ldquo;&Eacute; o lugar mais perto para eu comprar estes produtos. Al&eacute;m disso, a variedade facilita a compra. S&oacute; o pre&ccedil;o &eacute; que eu diria que &eacute; razo&aacute;vel&rdquo;, avalia Len&iacute;.</p> <p>A variedade de produtos da loja Mercatto tamb&eacute;m chamou a aten&ccedil;&atilde;o da vendedora Cristiana Mattos. &ldquo;A loja tamb&eacute;m oferece um pre&ccedil;o bom, mas a variedade &eacute; mais importante e &eacute; o que me motiva a comprar aqui&rdquo;, diz. Saindo da mesma loja, Regina Sales, aposentada, foi atra&iacute;da inicialmente pela vitrine, mas logo percebeu o principal diferencial da marca. &ldquo;A vitrine chama a aten&ccedil;&atilde;o, mas a variedade de produtos &eacute; o que me mais chamou a aten&ccedil;&atilde;o&rdquo;. Apesar do destaque dado &agrave;s op&ccedil;&otilde;es de pe&ccedil;as de roupa oferecida pela Mercatto, a variedade pode acarretar em d&uacute;vidas. &ldquo;N&atilde;o comprei nada porque n&atilde;o achei algo que me interessou&rdquo;, aponta.</p> <p><strong>Pre&ccedil;o, atendimento…e concorr&ecirc;ncia</strong><br /> O fato de ter uma empresa concorrente atuando em um shopping center tamb&eacute;m &eacute; motivador de compra. Com a variedade de lojas do Riosul, a empres&aacute;ria do ramo de cal&ccedil;ados, Ana Claudia, busca pe&ccedil;as que possam servir de inspira&ccedil;&atilde;o para suas futuras cole&ccedil;&otilde;es. &ldquo;Estou pesquisando lojas de cal&ccedil;ados para lan&ccedil;ar novos produtos&rdquo;, conta.</p> <p>O bom e velho atendimento continua sendo um diferencial para os pontos-de-venda. Levar o cliente at&eacute; a porta e trat&aacute;-lo com cuidado e respeito ainda traz resultados. &Eacute; o que diz Jonas Filho, profissional de TI, ao sair da loja Op&ccedil;&atilde;o com uma compra. &ldquo;Tenho afinidade e j&aacute; conhe&ccedil;o a marca. A qualidade dos produtos &eacute; o grande diferencial. O atendimento eu n&atilde;o preciso falar. &Eacute; nota dez&rdquo;, resume.</p> <p>Na Lojas Americanas, o pre&ccedil;o dos produtos foi o que motivou a compra da atendente Andrea Pereira. &ldquo;L&aacute; &eacute; mais barato&rdquo;. Curiosamente foi a mesma opini&atilde;o da publicit&aacute;ria Adriana Alves, ao sair da Zara. &ldquo;Costumo comprar presentes l&aacute; por causa da qualidade e do design das roupas para crian&ccedil;as, mas o pre&ccedil;o tamb&eacute;m me chama a aten&ccedil;&atilde;o&rdquo;, completa.</p>
O que motiva o consumidor a comprar?
23 de outubro de 2009
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