Automação de Marketing, como havia dito, não é conceito e nem filosofia, trata-se de ferramenta. Ao final do artigo, listarei diversas empresas que oferecem essa solução no modelo SaaS (software como serviço). O próprio nome diz “automação de Marketing”, que pode ser melhor traduzido por “automação dos processos de Marketing”. Segundo a Wikipedia:
"Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) … é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo… A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Fonte: Lacombe (2004)"
Portanto, podemos defini-la como algo que torna os processos de marketing mais eficientes por conta da automatização de tarefas e fluxos de trabalho com ampla medição e controle, o que resulta em redução de falhas e otimiza tempo e trabalho. Aqui entramos no cerne da questão: PROCESSOS de Marketing.
Repito a pergunta: a sua empresa precisa de Automação de Marketing? Sabemos que, primeiramente, a sua empresa precisa de processos para, então, poder automatizá-los. Se você já possui uma cultura de medição de resultados, de controle de processos, de rastreamento de investimento e respectivos resultados, sua empresa é forte candidata a utilizar essas soluções de automação.
Os processos que mais dão dor de cabeça aos profissionais de Marketing e aos líderes da empresa são aqueles de difícil mensuração. Se você não controla processos, todos serão difíceis. Mas sabemos que a prioridade é para aqueles que geram receita. Por isso, as verbas têm sido direcionadas para atividades que permitam o controle de resultado, como tem ocorrido com AdWords, criação de conteúdo, eventos – todos visando a geração de oportunidades (lead generation).
Seguem os principais processos cobertos pelas ferramentas de automação, que pode servir como linha-guia para aprimorar os da sua empresa: geração de leads, segmentação, amadurecimento e score de leads, Marketing de relacionamento (e-mail Marketing, newsletters, social media…), cross-sell e upsell, retenção e muita mensuração e controle (ROI) . Mais adiante podemos explorar melhor cada item em futuros artigos.
Por fim, refaço novamente a pergunta: a sua empresa precisa de Automação de Marketing? Se a sua resposta for sim, então aproveite a lista abaixo. Se a resposta for, “ainda não sei”, há este breve questionário feito pela Marketo que pode ajudar: “Are You Ready for Marketing Automation?
Empresas relevantes que atuam no segmento:
Eloqua: www.eloqua.com
Infusionsoft: www.infusionsoft.com
Hubspot: www.hubspot.com
Única (IBM): www.unica.com
Marketo: www.marketo.com
SilverPop: www.silverpop.com
Act On: www.act-on.com