<p>Por Andr&eacute; Telles*<br /> <br /> Depois de alguns anos de ceticismo e desconfian&ccedil;a, 2010 foi o ano da consolida&ccedil;&atilde;o das m&iacute;dias sociais como estrat&eacute;gia de Marketing, al&eacute;m de uma excelente maneira de atendimento ao cliente e uma ferramenta de constru&ccedil;&atilde;o de rela&ccedil;&otilde;es muito al&eacute;m das expectativas.<br /> <br /> Empresas de todos os portes voltaram os olhos para diferentes estrat&eacute;gias de m&iacute;dias sociais e come&ccedil;aram a entender o mundo do Facebook, Twitter, Flickr, entre outros, engajando-se em f&oacute;runs, blogs, criando v&iacute;deos para web e mais: elas perceberam que n&atilde;o tem controle sobre a sua marca e quanto mais humana e focada em criar relacionamentos duradouros com seus clientes melhor ser&aacute; seu resultado.<br /> <br /> Em minhas palestras, cursos e aulas durante o ano bati fortemente em algumas teclas. S&atilde;o elas:<br /> <br /> <strong>N&atilde;o &eacute; de gra&ccedil;a:</strong> Social Media Marketing custa tempo – muito tempo. O Marketing one-to-one, a segmenta&ccedil;&atilde;o de mercado, o Marketing de Relacionamento e o monitoramento fazem parte de planos de m&iacute;dias sociais que quando bem executados proporcionam um excelente ROI para as empresas.<br /> <br /> <strong>Ser Criativo: </strong>A m&iacute;dia social n&atilde;o &eacute; venda de m&iacute;dia. Seja social. Menos m&iacute;dia, mais social &eacute; o meu mantra preferido. Divirta-se ao envolver a sua comunidade, fa&ccedil;a-a comentar em seu blog e participar das suas campanhas. Engajar.<br /> <br /> <strong>Ter uma equipe:</strong> Seja uma equipe interna ou tercerizada, m&iacute;dia social n&atilde;o &eacute; para &quot;o estagi&aacute;rio que sabe mexer no Orkut&quot;. A equipe deve ser treinada para ter uma compreens&atilde;o sobre como ajudar os clientes, gerar conte&uacute;do relevante, fazer relacionamento e vender o produto ou servi&ccedil;o de maneira sutil e inteligente.<br /> <br /> <strong>Comece com os funcion&aacute;rios:</strong> As pessoas que sabem como falar sobre sua empresa, marca e cultura da melhor forma s&atilde;o seus colaboradores. Os funcion&aacute;rios s&atilde;o os primeiros a compartilhar com suas comunidades e da rede da sua experi&ecirc;ncia com a sua empresa e marca. Ter um tutorial e um treinamento para n&atilde;o cometer erros comprometedores para a empresa &eacute; fundamental.<br /> <br /> <strong>Ou&ccedil;a primeiro:</strong> Chegar com um megafone e explodir mensagens publicit&aacute;rias como na m&iacute;dia tradicional n&atilde;o &eacute; o melhor caminho. Comece monitorando, escutando e entendendo a sua audi&ecirc;ncia, como ela pensa e o que pensa sobre sua marca, produto, servi&ccedil;o e segmento de mercado. Em seguida estenda a m&atilde;o e comece o contato com seus clientes, colaboradores e f&atilde;s de sua marca e fa&ccedil;a-os sentirem que est&atilde;o no centro da conversa.<br /> <br /> Transforme os clientes em Marketing: Os clientes que se sentem reconhecidos e apreciados s&atilde;o leais, animados e ansiosos para ajudar a ser evangelistas da sua marca, sem nenhum custo.<br /> <br /> Certamente n&atilde;o foram todas as empresas que conseguiram tratar as m&iacute;dias sociais de forma correta em 2010, mas foi um ano de grande evolu&ccedil;&atilde;o neste segmento. Para 2011 desejo muito sucesso para as empresas e que o Marketing Digital ganhe o espa&ccedil;o merecido no Brasil com os grandes profissionais que temos no mercado. </p> <p>* Andr&eacute; Telles &eacute; publicit&aacute;rio, professor, autor dos livros &ldquo;Orkut.com&rdquo;, &ldquo;Gera&ccedil;&atilde;o Digital&rdquo; e &ldquo;A revolu&ccedil;&atilde;o das M&iacute;dias Sociais&rdquo; e CEO da ag&ecirc;ncia especializada em marketing digital Mentes Digitais.</p>
O que as empresas aprenderam sobre Mídias Sociais
11 de janeiro de 2011