Muitos varejistas contratam equipes extras no período do Natal, uma vez que nesse período há mais pessoas nas ruas em busca de presentes para familiares e amigos. Diante desse fato, os clientes, já nervosos com o frenesi, recebem basicamente dois tipos de atendimento: de um funcionário sem treinamento adequado que mal sabe responder onde encontrar um produto ou do que disputa o atendimento com o outro sem ao menos o cliente ter entrado na loja, visando apenas sua comissão. De uma forma ou de outra, a experiência de compra, além de gerar estresse, pode também ser frustrante se, ao chegar em casa, o cliente perceber que passou horas na rua, mas não comprou aquilo que gostaria.
Como então mudar esse cenário e tornar a experiência de compra o mais agradável possível mesmo durante o período de Natal? A Selfridges apostou no recrutamento de Elfridges, uma neologia que mistura Elfo (criaturas encantadas) com o nome da loja. A ideia é oferecer não apenas um vendedor ou assistente de vendas, mas verdadeiros ajudantes do Papai Noel para auxiliar os clientes com as compras de Natal. Para manter a magia, o processo seletivo dessa equipe foi bastante criterioso: nariz pontudo e baixa estatura eram algumas das características desejáveis. Além da aparência física, as moças foram caracterizadas com vestidos de Vivienne Westwood e os rapazes com smoking feitos sob-medida.
O trabalho dos Elfridges consiste em ajudar o cliente a encontrar o presente perfeito, carregar suas bolsas e casacos, fazer uma bela embalagem e até chamar um táxi. O mais interessante é que não havia valor mínimo para a compra. O cliente que desejava ajuda só precisava agendar uma visita através do site ou na própria loja, no balcão de atendimento exclusivo dos Elfridges. Veja o vídeo da ação abaixo: