O crescimento saudável é um atributo muito desejado por empresas de todos os segmentos. Uma das práticas que contribuem para esse objetivo é o Growth Marketing – termo que, traduzido para o português, significa Marketing de crescimento. 

Capaz de atender a objetivos de curto, médio e longo prazo para funcionar com eficácia, o método deve estar conectado a alguns pilares essenciais para o Marketing, como a análise de dados, o emprego proativo da tecnologia e a comunicação assertiva entre marca e cliente – três marcos essenciais para o crescimento da área de Growth do Hurb.

Estes pilares facilitam a rotina de necessidades básicas, como a realização de testes e estudos e a compreensão acerca de como as novas tecnologias podem funcionar a favor do crescimento de um negócio. “Nosso time de Growth é muito focado não somente em performance, mas em trazer as novas tecnologias para a nossa realidade e ir experimentando canais diferentes, formas diferentes de comunicação e tratativa”, afirma Gabriela Armstrong, Head de Growth do Hurb em encontro do Clube Mundo do Marketing

Foco na estrutura

Buscando entender o interesse dos clientes, o Hurb desenvolveu práticas muito sólidas dentro de sua estrutura de Growth. Com efeito, o time da empresa é capaz de captar demandas e se antecipar às tendências do mercado. “Hoje, na nossa área, temos um time de inteligência, que tenta se antecipar ao mercado e fazer análises de demanda. Ele mapeia as buscas e o interesse das pessoas para entendermos como devemos nos posicionar e conversar com elas. A partir disso, ajustamos as estratégias de Growth, de venda e de comunicação”, explica Gabriela.

Além do time de inteligência, a estrutura de Growth da empresa permeia por dois outros times. “Temos um time de performance, que cuida das estratégias que perpassam todo o funil, e um time de creative, que trabalha em toda a construção da narrativa, das campanhas e dos criativos utilizados em Growth”, pontua.

Divididos dessa forma, os times entregam, também, um exame profundo sobre os produtos oferecidos pela própria marca. Auxiliada pela visão ponta-a-ponta do negócio, a empresa consegue definir o posicionamento de suas ofertas no mercado. “Temos como nossos principais produtos hoteis, atividades, pacotes, datas flexíveis e datas fixas. Esse portfólio de produtos também está dentro da área de Growth, então, parte daí toda a estratégia de como a gente posiciona esses produtos dentro do mercado e como a gente vai utilizar a comunicação desses produtos de dentro para fora”, afirma a Head de Growth.

Growth nas plataformas digitais

Utilizando estratégias totalmente digitais para cobrir todo o funil, o Hurb está colhendo resultados essenciais para o sucesso do método de Growth. “Uma estratégia digital gera muito mais visibilidade dos resultados, alcances e impressões. Para nós, isso é muito rico porque conseguimos consumir e reagir a essas informações em tempo real. Assim, dentro de inteligência, trabalhamos as principais tendências de mercado ao longo do mês”, reflete Gabriela.

Quando integradas às estratégias de comunicação, as tendências observadas desempenham um papel importante no fortalecimento da conexão entre a empresa e os clientes. “Para nos aproximar do nosso usuário, ajustamos a nossa comunicação para uma linguagem mais próxima das trends. Acho que o grande xis da questão é estar muito antenado ao que acontece no mundo lá fora e trazer isso para a linguagem de comunicação com o cliente. Dessa forma, é possível criar conexões muito fortes”, afirma.

Na perspectiva da empresa, o deslocamento para formas de comunicação exclusivamente digitais foi um dos principais desafios e também um dos principais pontos altos de 2022. Desafiando tradições e quebrando paradigmas, as campanhas do Hurb apresentaram resultados animadores. “Saímos de uma necessidade tradicional de marketing de vídeo-campanha, televisão, e out of home para o posicionamento em uma campanha 100% digital, passando pelo topo do funil, awareness de marca até a conversão. Conseguimos resultados até maiores do que no ano passado”, revela.

Encarada pela empresa como o novo normal, a febre digital permite o Hurb usufruir do alargamento da comunicação nas plataformas online, um aspecto que facilita a obtenção dos dados oferecidos por este universo. “Por meio dos dados, essa conexão digital nos permite acompanhar todos os nossos movimentos. Em campanhas na TV ou out of home, perdemos um pouco do que é o impacto real, quem foi alcançado e onde isso foi mais relevante. Então, essa virada foi muito interessante para a gente e foi um ponto muito legal nesse ano”, comemora a Head de Marketing.

No Hurb, a mensuração dos dados impacta em áreas de alto interesse para o crescimento da marca. “Se temos essas input metrics muito bem organizadas e controladas, naturalmente, teremos resultados interessantes e um faturamento interessante”, conclui Gabriela. 

Para conhecer os indicadores de desempenho analisados pela marca, bem como as principais alavancas de performance, acesse o Clube Mundo do Marketing. Clique aqui

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*Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira.