<p>Por Gustavo Zanotto*<br /> <br /> Planejar antecipadamente todo um projeto seja ele digital ou n&atilde;o, &eacute; fundamental para que possamos medir os resultados e retornos do investimento de nosso cliente e assim ter a certeza de alcan&ccedil;ar os objetivos propostos. Mais do que executar um bom projeto digital &eacute; preciso antes de tudo planejar. Planejar de que forma devemos estruturar e apresentar este projeto digital, planejar como ser&atilde;o entregues todas as informa&ccedil;&otilde;es para o usu&aacute;rio do site, planejar como realizar transa&ccedil;&otilde;es comerciais eficientes atrav&eacute;s do site.<br /> <br /> Vamos entender agora um pouco sobre o que &eacute; planejamento estrat&eacute;gico. O planejamento estrat&eacute;gico independente do tamanho e est&aacute;gio de desenvolvimento de uma empresa passa a compreender todas as oportunidades oferecidas de neg&oacute;cios no mercado que a empresa esta envolvida, o planejamento estrat&eacute;gico faz um estudo de pontos fortes e fracos das empresas e identifica a melhor estrat&eacute;gia para satisfazer todos os objetivos perseguidos pela empresa.<br /> <br /> O Planejamento Estrat&eacute;gico aponta o caminho que deve seguir os neg&oacute;cios de uma organiza&ccedil;&atilde;o. Ajuda a enfrentar a concorr&ecirc;ncia mais de perto, a estar sempre um passo mais a frente e a focar os recursos de forma racional para conseguir vantagens competitivas. Claro que precisamos afirmar que existem diferen&ccedil;as entre um processo de planejamento para diferentes ramos de neg&oacute;cios, mas para todos existem propriedades comuns. &Eacute; extremamente importante que em todo projeto estrat&eacute;gico tenhamos a participa&ccedil;&atilde;o de todos os representantes da organiza&ccedil;&atilde;o, sen&atilde;o, ao menos os mais ativos no processo de decis&atilde;o.<br /> <br /> Mas e para o cliente? Fica claro a import&acirc;ncia de se trabalhar o planejamento estrat&eacute;gico e com isso elaborar a&ccedil;&otilde;es estrat&eacute;gicas? Na maioria das vezes, quando apresentamos propostas de planejamento estrat&eacute;gico para um cliente, sempre vem a pergunta do por que investir neste trabalho. Empresas conscientes e focadas em resultados j&aacute; praticam seu planejamento interno e para essas empresas, planejar estrategicamente uma a&ccedil;&atilde;o digital &eacute; de suma import&acirc;ncia e a contrata&ccedil;&atilde;o de uma empresa especializada neste assunto passa a ser fundamental para a execu&ccedil;&atilde;o de um excelente trabalho.<br /> <br /> Hoje a maioria das empresas n&atilde;o conhece ou nunca praticaram um planejamento para projetos que envolvam internet. Sendo assim, a desconfian&ccedil;a e o medo de &ldquo;gastar&rdquo; em algo que n&atilde;o dominam &eacute; o principal problema enfrentado por profissionais de planejamento. Planejamento atualmente &eacute; essencial para os projetos e apresentar isto ao cliente passa seguran&ccedil;a de seu projeto ser entregue no prazo estabelecido, por exemplo.<br /> <br /> Portanto, para o cliente o planejamento estrat&eacute;gico deve ser entendido como um facilitador para novos neg&oacute;cios, n&atilde;o deixar que seu concorrente aumente sua fatia do mercado, competir de igual para igual, reduzir a curva de aprendizagem, a famosa express&atilde;o &quot;Tentativa e Erro&quot; e assim maximizar as chances de sucesso e minimizar riscos. Os resultados ser&atilde;o: uma vis&atilde;o mais clara do neg&oacute;cio, uma vis&atilde;o melhor dos processos de neg&oacute;cios, objetivo estrat&eacute;gico a ser atingido, m&eacute;tricas alinhada a estrat&eacute;gia e claro um plano financeiro muito bem estabelecido.<br /> <br /> * Gustavo Zanotto &eacute; Administrador de Empresas, p&oacute;s-graduado em planejamento estrat&eacute;gico, gest&atilde;o e marketing digital pela FECAPE/I-Group, Diretor de Planejamento Web da AG Interativa e professor da disciplina de Marketing Digital da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o das faculdades Pit&aacute;goras e UniAnhanguera, professor da disciplina de Web2.0, Inova&ccedil;&atilde;o e Interatividade da <a target="_blank" href="http://www.impacta.edu.br/pos_31/curso_31.asp">Faculdade Impacta.</a></p>
O Planejamento Estratégico e a experiência com o cliente
2 de agosto de 2010