O Marketing virou Cloud 28 de abril de 2016

O Marketing virou Cloud

         

É inquestionável que o marketing e a tecnologia se fundiram ao longo do tempo, ou seja, nenhuma estratégia de marketing se viabiliza sem o apoio da tecnologia

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É inquestionável que o marketing e a tecnologia se fundiram ao longo do tempo, ou seja, nenhuma estratégia de marketing se viabiliza sem o apoio da tecnologia. O crescimento exponencial de soluções na nuvem comprova que estamos vivendo a onda mais disruptiva de todas. Pela primeira vez o consumidor é peça chave não só para o marketing, mas também quando pensamos em tecnologia e inovação ele vem em primeiro lugar.

Se voltarmos um pouco em nossa história e compararmos cada uma das grandes mudanças tecnológicas, perceberemos que todas sucederam algum tipo de forte transformação do mundo. Como exemplo, na década de 1960 havia uma enorme necessidade por parte das grandes empresas e do Exército Norte-americano em processar o maior número de tarefas no menor período possível, diante deste cenário, nasceram os primeiros mainframes, uma tecnologia extremamente cara e desenvolvida sob medida para estas organizações.

Por volta dos aos 1980, a principal tecnologia usada na maior parte das empresas ainda era a máquina de escrever, porém, a necessidade de produzir mais era latente e, com exceção das grandes empresas e bancos que podiam investir alguns milhões de dólares na compra de seus mainframes, buscava-se uma alternativa viável. Daí criou-se o PC, que exigiam investimentos infinitamente inferiores ao mainframe, mas ainda não tão acessível às pequenas e médias empresas.

O próximo momento que acho importante mencionar é o surgimento das tecnologias em nuvem. Devido ao processo de globalização, que fez com que as distâncias geográficas fossem deixadas em segundo plano, surgiu a necessidade dessa nova tecnologia, capaz de ser totalmente integrada, sem levar em consideração protocolos, fabricantes ou hardware. Tudo deveria ser conectado, flexível e ágil.

Assim como a tecnologia, o marketing também evoluiu, e o que era apenas off-line ganhou uma versão online. Note que para toda evolução existe um apelo coletivo por transformação.

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No caso do marketing, a necessidade de se comunicar com o consumidor em qualquer canal, unificando as estratégias e aumentando a assertividade da mensagem abriu precedentes para o surgimento de um novo movimento no mercado: o Marketing Cloud.

Essa nova forma de fazer marketing não é apenas uma grande “onda” passageira na qual vamos surfar, mas sim uma maneira mais rápida e integrada de propagar, personalizar e entregar conteúdo em tempo real, minimizando o espaço para erros e potencializando os resultados das campanhas.

É claro que o marketing cloud ainda está em expansão, o que significa que nos leva a questionar: existe alguma diferença entre todas as propostas existentes no moderno marketing cloud? A resposta é “sim”! Quando procuramos uma solução Marketing Cloud, devemos esperar sistemas realmente integrados e capazes de falar em qualquer canal, seja via e-mail, social mídia, mobile ou web.

Você deve estar atento ao surgimento de novos fornecedores que prometem entregar serviços que transformam e comunicação junto ao seu cliente. Mas quantas realmente entregam o serviço? Outro grande diferencial, e na minha opinião o mais importante, diz respeito ao tratamento da informação dos consumidores e o que marketing cloud fará para auxiliá-lo a conquistar mais clientes.

O conceito Marketing Cloud em sua definição deve possuir inteligência preditiva, capaz de capturar os dados deixados pelo consumidor e gerar insights para uma futura ação de marketing, prevendo o próximo movimento do seu cliente, não deixando espaço para que o concorrente ocupe o seu lugar. Abaixo, cito mais alguns pontos importantes durante a escolha de uma solução Marketing Cloud:

– Algoritmos de Recomendação – é importante que essa tecnologia esteja totalmente integrada na plataforma com seus canais de comunicação e que seja capaz de trabalhar não apenas o comportamento do consumidor, mas também o comportamento em grupo e do produto.

– Tempo de Ativação – muitas plataformas exigem um longo período de setup devido sua complexidade de implementação, em alguns casos a ativação de um simples gatilho de abandono de carrinho pode levar seis meses. Opte por contratar soluções realmente inteligentes e que faça o trabalho de data mining pra você. A plataforma deve ser sua aliada, não inimiga.

– Valores de Setup – questione cobranças abusivas para setup e integração. Uma plataforma marketing cloud deve ter isto por default e a necessidade de várias customizações pode criar mais problemas do que soluções.

– Elasticidade – Soluções cloud, seja no campo da tecnologia ou marketing, têm como característica a elasticidade, ou seja, você não deve ter preocupações quanto a servidores, banco de dados, banda internet, software ou qualquer outra característica de hardwares e softwares. Ela deve atender suas necessidades e ser totalmente escalável.

Não existe um caminho de volta quando falamos em serviços em cloud, por isso devemos ficar atentos a todo tipo de inovação desde que esteja atrelada a nossa real necessidade. Como comentei no início deste artigo, as condições agora são iguais para todos, os custos estão cada dia mais acessíveis, então não existe mais desculpa, mãos a obra!


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