O Marketing Olfativo no mercado brasileiro
O Marketing Olfativo no mercado brasileiro
Por Redação - 13/11/2007 Artigos
<p><strong>O Marketing Olfativo no mercado brasileiro</strong></p><p>Por Rubens Valentim*</p><p>H&aacute; tr&ecirc;s anos se voc&ecirc; ouvisse o termo &ldquo;marketing olfativo&rdquo; com certeza a express&atilde;o de seu rosto lembraria um grande &ldquo;ponto de interroga&ccedil;&atilde;o&rdquo; e mesmo sabendo exatamente o significado da palavra marketing e olfato, possivelmente voc&ecirc; n&atilde;o conseguiria visualizar uma rela&ccedil;&atilde;o entre elas.</p><p>Isso porque a Biomist, empresa respons&aacute;vel por trazer o marketing olfativo para o Brasil, s&oacute; come&ccedil;ou de fato a criar esse segmento de mercado em 2005. Antes disso, ela apenas prestava o servi&ccedil;o de aromatiza&ccedil;&atilde;o de ambientes, onde o objetivo principal era colocar &ldquo;cheiro&rdquo; em uma loja ou escrit&oacute;rio, sem ter como foco os resultados que a aromatiza&ccedil;&atilde;o poderia trazer a seus clientes.</p><p>Contudo, o fundador da empresa, J&uacute;lio Yoon, j&aacute; conhecia h&aacute; muito tempo o sucesso que o marketing olfativo obteve em paises da Europa e &Aacute;sia, e posteriormente deu in&iacute;cio ao processo de evolu&ccedil;&atilde;o deste segmento aqui no Brasil.</p><p>Tal evolu&ccedil;&atilde;o s&oacute; foi poss&iacute;vel porque as empresas e ag&ecirc;ncias de publicidade e marketing buscavam novos meios para se comunicar com os consumidores. Algo que fosse al&eacute;m dos meios comuns j&aacute; utilizados na comunica&ccedil;&atilde;o (vis&atilde;o e audi&ccedil;&atilde;o), come&ccedil;ando assim, a dar mais aten&ccedil;&atilde;o a um sentido humano pouco explorado, o olfato.</p><p>O olfato est&aacute; intimamente ligado aos arquivos de mem&oacute;ria no c&eacute;rebro, o que nos permite n&atilde;o apenas identificar cheiros espec&iacute;ficos, mas relacion&aacute;-los a mem&oacute;rias e sensa&ccedil;&otilde;es passadas, como o cheiro de giz que lembra a sala de aula.</p><p>Conhecendo o potencial que um &ldquo;cheiro&rdquo; possui, a Biomist desenvolveu uma t&eacute;cnica onde emo&ccedil;&otilde;es e sensa&ccedil;&otilde;es passadas est&atilde;o aliadas a estrat&eacute;gias de marketing. Nessa t&eacute;cnica, uma das caracter&iacute;sticas principais est&aacute; em conhecer o cliente a ponto de poder tra&ccedil;ar o perfil de seus consumidores e empregar o uso da fragr&acirc;ncia com base nesses dados, al&eacute;m claro, de sempre considerar o perfil da marca que deseja implantar o marketing olfativo. </p><p>Assim, dependendo do segmento de cada empresa, o marketing olfativo pode alcan&ccedil;ar diversos objetivos, tais como: aumentar as vendas e o ticket m&eacute;dio, desenvolver um logo olfativo, fidelizar e cativar clientes, chamar a aten&ccedil;&atilde;o num PDV ou g&ocirc;ndolas, incrementar campanhas de lan&ccedil;amentos de produtos, etc.</p><p>Hoje tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel aromatizar qualquer tipo de impresso, como: cart&otilde;es de visita, malas-diretas, folders e at&eacute; mesmo an&uacute;ncios em revistas. O resultado disto &eacute; que o logo olfativo de uma empresa vai at&eacute; a casa dos seus consumidores, podendo at&eacute; mesmo deixar um arm&aacute;rio, escrivaninha, carro, etc., com o cheiro da marca.</p><p>Por causa dessas inova&ccedil;&otilde;es, ao entrar num shopping praticamente todas as grandes grifes encontram-se aromatizadas, e grande parte j&aacute; possui um logo olfativo. Entre elas podemos citar a Nike Store, Vila Romana, Chilli Beans, Scala – Trifil, Bayard, entre outras. Estes foram apenas alguns exemplos do segmento varejista, contudo in&uacute;meros consult&oacute;rios, escrit&oacute;rios, f&aacute;bricas e eventos j&aacute; utilizam o marketing olfativo em suas estrat&eacute;gias empresarias. Sendo assim, acredito que hoje, ao voc&ecirc; escutar o termo &ldquo;marketing olfativo&rdquo;, a express&atilde;o de seu rosto passar&aacute; a lembrar um grande &ldquo;ponto de exclama&ccedil;&atilde;o&rdquo;.</p><p>* Rubens Valentim &eacute; analista de marketing da Biomist, com forma&ccedil;&atilde;o em Gerenciamento da Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial e Comunica&ccedil;&atilde;o Social &ndash; Publicidade e Propaganda. Contatos <a href="mailto:mkt.rubens@biomist.com.br">mkt.rubens@biomist.com.br</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Leia tamb&eacute;m<br /></span><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=2039" target="_blank">Marketing Sensorial: como atingir todos os sentidos do consumidor na hora da compra</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=219" target="_blank">Novos conceitos e pr&aacute;ticas de marketing</a> <br /><a href="../2006/ver_entrevistas.asp?cod=233" target="_blank">Explicando Marketing Simplesmente</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.biomist.com.br" target="_blank">www.biomist.com.br</a></p>