Forte, não é? Quem disse isso foi Marc Pritchard, Global Brand Building Officer da P&G, durante a Dmexco – Digital Marketing Exposition & Conference, que aconteceu em Colônia (Alemanha) na semana passada.
Não vou dizer que ele é corajoso por falar isso num evento focado em Digital simplesmente porque ele é Marc Pritchard, o cara que comanda o Marketing do maior anunciante do planeta há vários anos.
Mas porque falar de Digital num blog sobre Shopper Marketing? Primeiro, porque o shopper é multicanal. Segundo, porque é a P&G falando, empresa que criou Shopper Marketing junto com o Walmart há quase 20 anos quando reinventaram a experiência de compra da categoria Baby nos US.
Pritchard diz que o ambiente digital tem sido importante sim para dar o start em grandes campanhas (lembrem do case Old Spice). Mas que o fato de ser digital foi um acaso e o que definiu o sucesso dessa e de outras campanhas foi a IDEIA, que depois foi extrapolada para todo o marketing mix.
E aí eu me lembro do famoso STORE BACK, também da P&G, e que isso também pode acontecer com Shopper Marketing: o insight pode vir da observação do comportamento de compra, a campanha ser ativada primeiro na loja e depois ganhar todas as demais ferramentas de Marketing.
E passo a achar ainda mais bacana o que ele afirma no final: que tudo é BRAND BUILDING. Todas as ações, independente de onde venham, devem contribuir para que as marcas se fortaleçam, as vendas aumentem e os lucros também.