<p>Por Vin&iacute;cius Kamei*<br /> <br /> Apesar dos investimentos em criatividade e inova&ccedil;&atilde;o (C&amp;I) j&aacute; n&atilde;o serem mais novidade, quando analisamos estrat&eacute;gias eficazes das corpora&ccedil;&otilde;es de alto desempenho, esta diretriz continua a ser de grande valia para as empresas que realmente almejam e agem em busca do sucesso nos neg&oacute;cios. Ali&aacute;s, sempre digo que nada melhor do que fatos concretos para comprovarmos as teorias e descartarmos alguns modismos que surgem nesse intenso universo corporativo. <br /> <br /> N&atilde;o que eu queira apelar para os habituais fatos not&oacute;rios, mas seria injusto deixar de citar as t&atilde;o famosas realiza&ccedil;&otilde;es de empresas como 3M, Google, Microsoft, Apple e Disney, que utilizaram a criatividade e a inova&ccedil;&atilde;o com um dos pilares na constru&ccedil;&atilde;o dos seus imp&eacute;rios. Essa realidade n&atilde;o fica a cargo somente das gigantes multinacionais. Em reportagem recente na Revista Exame, tomamos conhecimento de um Laborat&oacute;rio de Capital inteiramente nacional chamada Biolab, que decuplicou seu tamanho ao apostar na inova&ccedil;&atilde;o. Para quem tem d&uacute;vidas, deca ou decuplicar &eacute; sin&ocirc;nimo do numeral dez. Isso mesmo, a Biolab aumentou em dez vezes o seu tamanho em um curto espa&ccedil;o de tempo, isso sem entrar no mercado dos rem&eacute;dios gen&eacute;ricos, que cresce em m&eacute;dia 25% ao ano.<br /> <br /> Exemplos como estes geram alentos no mercado em geral, e fico particularmente entusiasmado quando algumas empresas escolhem as premia&ccedil;&otilde;es do Marketing de Experi&ecirc;ncias com o objetivo de criar Campanhas para incentivar os Colaboradores a serem mais criativos e inovadores. Algumas empresas investem seriamente na cria&ccedil;&atilde;o de ambientes e de uma cultura organizacional, onde seus colaboradores estejam mais propensos a criarem e a inovarem, onde o foco pode ser a melhoria dos processos internos, ou a cria&ccedil;&atilde;o de novos produtos, por exemplo. <br /> <br /> Tive a oportunidade de trabalhar para campanhas muito bem estruturadas, onde pude comprovar a import&acirc;ncia de cada uma das etapas, da preliminar capacita&ccedil;&atilde;o dos colaboradores em Workshops de C&amp;I, passando pelo estabelecimento de regras simples, claras, mensur&aacute;veis e justas sobre os crit&eacute;rios de premia&ccedil;&atilde;o dos projetos de C&amp;I, at&eacute; as perspicazes escolhas das premia&ccedil;&otilde;es, que al&eacute;m de despertarem o desejo da conquista, facilitaram o colaborador vencedor a ser mais criativo.<br /> <br /> Percebi que premia&ccedil;&otilde;es com experi&ecirc;ncias como voar de bal&atilde;o, degusta&ccedil;&atilde;o de comidas ex&oacute;ticas, batismo de mergulho, velejar, entre milhares de outras op&ccedil;&otilde;es, propiciaram viv&ecirc;ncias que mudaram as rotinas dos colaboradores contemplados nessas Campanhas. Gosto do conceito que traduz a criatividade como a produ&ccedil;&atilde;o de novas e &uacute;teis ideias. <br /> <br /> Acredito tamb&eacute;m que para produzir algo, a qualidade e a quantidade da mat&eacute;ria prima influenciam diretamente no resultado final. Vendo por esse prisma, o ponto de partida, ou a fonte inspiradora que &eacute; a mat&eacute;ria prima, torna-se de fundamental import&acirc;ncia para o resultado final da gera&ccedil;&atilde;o de ideias. Os especialistas da &aacute;rea afirmam que quanto mais oportunidades de fazer novas associa&ccedil;&otilde;es, de perceber as situa&ccedil;&otilde;es de um modo diferente, mais chances ter&aacute; a pessoa para criar. <br /> <br /> Percebo que ao realizarem novas experi&ecirc;ncias, as pessoas s&atilde;o naturalmente conduzidas para um ponto de partida diferente, que propiciam oportunidades de fazer novas conex&otilde;es mentais, de perceber as situa&ccedil;&otilde;es com um novo olhar. Por isso, acho de extrema intelig&ecirc;ncia escolher experi&ecirc;ncias como uma forma de premiar e engajar os Colaboradores em Campanhas de C&amp;I. Ali&aacute;s, nada mais leg&iacute;timo do que um Campanha de C&amp;I ter como pr&ecirc;mio algo inovador.&nbsp;&nbsp;&nbsp; <br /> <br /> * Vin&iacute;cius Kamei &eacute; Vice Presidente da O Melhor Da Vida.</p>
O Marketing de Experiência a favor da Criatividade e Inovação
23 de julho de 2010