O guia definitivo para vocĂȘ contratar um Growth Hacker 5 de julho de 2016

O guia definitivo para vocĂȘ contratar um Growth Hacker

         

Growth hacking não vem com um manual ou guia passo-a-passo. Growth hacking se alimenta de inovação. Então, temos algumas dicas para sua transformação pessoal num growth hacker

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Então você já ouviu falar de growth hacking e vem desejando um em sua equipe faz um tempo. Se você é um empreendedor, você deve ser completamente louco se não quiser um Growth hacking? Sim, oras! Quero três desses, por favor! Infelizmente, growth hacking é frequentemente mal interpretado. Isso porque a palavra growth – do inglês, crescimento – é inegavelmente positiva, e “hack” é uma buzzword, frequentemente associada à problemas cibernéticos. Mas o que é deixado com uma palavra de apelo emocional, sem um monte de substância.

Então, como contratar um mestre ninja em growth hacking para fazer sua startup bombar? Entenda bem o que é, e o que não é Growth Hacking. Vamos utilizar a definição encontrada na Wikipedia para guiar nossa definição sobre o conceito: Growth Hacking é uma técnica de marketing desenvolvida por startups de tecnologia que utiliza criatividade, pensamento analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar exposição.

Em outras palavras, é um marketing em que você está livre para fazer diferente. Aquelas convenções de marketing que estamos acostumados em Mad Men já se foram. No lugar daqueles publicitários, temos uma série de técnicas movidas pela Internet combinados com outros ingredientes místicos que, juntos, compõem o marketing digital de hoje, que é orientado a social media.

Sim, growth hacking é tudo isso e muito mais. Mas não deixe que essas técnicas o paralisem. Growth hacking não é apenas sobre técnica. Growth hacking é uma mentalidade, uma forma de abordar o marketing como um todo. Sean Ellis – o homem que cunhou o termo “growth hacking” – definiu como uma pessoa que seus reais valores são o crescimento. E essa definição não diz nada sobre técnicas.

É por isso que eu enfatizei tanto growth hacking como uma mentalidade, um foco, ao invés de um conjunto de sistemas. Growth hacking necessita de pensar fora da caixa: ceticismo com métodos convencionais de marketing, adicionando uma habilidade de mudar e adaptar à novas situações. Então, como podemos encontrar uma pessoa que possua todas essas características?

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Procure por um estrategistas, não um técnico
Você deve encontrar alguém que é mestre na arte da estratégia e não um técnico implementador de novidades. Deixe-me demonstrar. Uma técnica de growth-hacking são os testes A/B (um método de conduzir experimentos controlados para melhorar websites). Você pode fazer uma das duas coisas: 1) Contratar um otimizador de conversões que é habilidoso em testes A/B; ou 2) Contratar um growth hacker que indicará você a fazer o teste A/B (mas pode não ser pessoalmente habilidoso para isso). Entendeu a diferença?

Um growth hacker sabe que você precisa fazer testes para que se tenha um website direcionado às conversões. Um otimizador de conversões sabe como fazer um teste A/B e como implementar a melhor variação do teste.

Estrategistas podem reunir todas as diferentes peças de marketing e crescimento, sintetizá-las numa força poderosa que lhe permite crescer a uma taxa ridícula. Eles possivelmente não sabem a fundo tudo de todas as peças, mas eles sabem reconhecer a importância de cada uma delas e como elas trabalham em conjunto.

Não procure por um growth hacker, mas por um profissional de marketing com foco em growth hacking

Esse é um erro clássico de iniciantes. Um empreendedor quer um “growth hacker”. Mas aí, ele ou ela vasculha todo Craigslist ou LinkedIn a procura de um. Mas, peraí um segundo.

Lembre-se, growth hacking é uma mentalidade e não uma vaga de trabalho. É uma forma de se abordar o marketing. Se alguém se descreve como um “growth hacker”, possível ele pode ser um growth hacker. Em alguns casos, ele pode não entender completamente nada de growth hacking.

Ao invés de procurar por um “growth hacker”, procure por alguém com ótimas habilidades em marketing que possua um foco em growth hacking.

Procure por alguém que já fez isso antes
Os melhores growth hackers são aqueles que já hackearam crescimento antes. Infelizmente é fácil de ser pego pelo hype e na visão do crescimento descontrolado. Quando acontecer, você pode ignorar o recurso de qualificação básica do growth hacker: já fez isso antes?

Sean Ellis tornou-se referência de growth hacker no Vale do Silício quando ele descobriu o poder do marketing disjuntivo. Ela era capaz de pensar a frente de técnicas, realmente analisar as características e aspectos de um negócio. E ele obteve resultados. Ele não tinha um guia para consultar sempre que precisasse. Ao contrário, ele criou sistemas e processos que puderam ser escalados e mantidos, para canalizar correntes de crescimento num negócio.

Você pode contratar Sean Ellis? Bem, digamos que sim. Mas a coisa mais importante é encontrar alguém que tem alguns segredos em seu cinto de utilidades de marketing – abordagem inovadora ao marketing que podem produzir ótimos resultados.

Torne-se você mesmo um growth hacker e contrate um especialista em growth hacking

Uma das rotas mais assertivas para encontrar um excelente growth hacker é ser um. Como, você pergunta?

Nesse momento, você já percebeu que tornou-se um mantra nesse artigo, mas eu irei reiterar isso. Growth hacking é uma mentalidade. Não é um conjunto de técnicas extremamente sexy. Não é um método. De fato, growth hacking pode ficar selvagem e fora de controle. Porque?

Por que é uma mentalidade. Growth hacking é abastecido por uma insaciável vontade de crescer, não importa o que tem pela frente. Nada pode parar o growth hacking de alcançar seus objetivos de crescimento. Growth hacking se apoia na tentativa e erro, muitas vezes é o ponto de perder contato com a realidade. Mas na realidade, é o ponto.

Growth hacking não vem com um manual ou guia passo-a-passo. Growth hacking se alimenta de inovação. Então, temos algumas dicas para sua transformação pessoal num growth hacker:

1.Entender das fundações do marketing. Não estou falando de métodos. Estou falando de toda a abordagem de marketing. Você deve conhecer seu publico, seu mercado e entender de dados.

2.Descobrir o que esta funcionando. Conheça técnicas de growth hacking que deram certo para outras startups. Leia sobre as sagas de crescimento do Airbnb, Dropbox e Uber para aprender e aplicar.

3.Inove. Crie. Teste. Você percebera que os maiores sucessos vem  de simplesmente tentar as coisas. Como Sean Ellis escreveu: "Ja que varias ideias de crescimento falham, e critico que testemos muitas delas. O mais rápido que conseguimos hackear uma ideia juntos, mais cedo testaremos para pessoas." 

Conclusão
No momento em que você pensa que entende sobre growth hacking é o momento que você esquece o que é. Não se preocupe, você está em boa companhia. Growth hacking é um conceito elusivo. Ninguém detém essa definição. Assim como não há uma única definição correta, então não há um perfil ideal de growth hacker. Não há uma lista de qualificações, anos de experiência ou tipos de software que um growth hacker precisa saber.

Você irá reconhecer seu growth hacker quando você encontrá-lo(a). Ele(a) estará falando ferozmente sobre crescimento, e se mostrará apaixonado pela inovação. Ele(a) será testado na arte e começará a ter um impacto positivo em seu negócio.

Você já contratou um growth hacker? Como foi sua experiência?


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