O "Funk Ostentação" e o Marketing 23 de julho de 2013

O "Funk Ostentação" e o Marketing

         

Prestar atenção nas marcas citadas no Funk Ostentação já é um grande estudo antropológico e de comportamento do consumidor. E como profissionais de Marketing, o que podemos fazer?

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O programa "A Liga”, da Band, na semana passada, exibiu a pauta sobre o Funk Ostentação. Confesso que o programa me chocou no sentido do quanto uma parte da sociedade brasileira está contaminada pela cobiça. Aquela frase em que não há problema em ser ambicioso contanto que não se seja ganancioso parece não ter sentido no meio desta comunidade em que o ter tem mais valor que o ser.

Na minha percepção, o grande público deste estilo musical está demograficamente marcada por jovens das gerações Y e Z, da classe C, principalmente em regiões da grande São Paulo. Uma grande rede social que interage e possui interesses em comum; principalmente o consumo desenfreado.

Com uma amostra de quatro mil consumidores, um estudo da consultoria BCG (Boston Consulting Group) pesquisou nos Estados Unidos o que jovens entre 16 e 34 anos está consumindo. O resultado da pesquisa revelou que este público gasta seu dinheiro em especial para comer e comprar roupas e gosta de consumir em grupo. Os dados mostram que estes jovens querem "ambientes mais sedutores e serviços mais atenciosos, experiências gastronômicas exóticas e excitantes, ambientes comerciais com estilo".

Os jovens americanos citaram marcas como a Hollister e a Abercrombie&Fitch. Na música Tapa, tapa ta patrão, Mc Guime cita marcas e produtos com o Tênis Nike Shox, Oakley, Hornet, R1, Veloster, Sonata e Camaro. A conclusão que se pode tirar na comparação do estudo da BCG e a música do Mc Guime é que tanto os jovens brasileiros quanto os americanos são influenciados em seu comportamento de compra por early adopters da classe A que gostam de ostentar de alguma forma. Prestar atenção nas marcas citadas no Funk Ostentação já é um grande estudo antropológico e de comportamento do consumidor.

"Posicionar um produto significa associá-lo a uma série de atributos (qualidade, vantagens, forma de uso, apresentação, preço, imagem publicitária) que façam com que os consumidores percebam esse produto como o mais indicado para atender às suas necessidades" (Gracioso, Apud Giglio, 1996).

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Os estudos relacionados com o comportamento do indivíduo enquanto consumidor de produtos estão concentrados em uma das áreas da Psicologia denominada Psicologia do Consumidor e na disciplina ligada ao marketing chamada de Comportamento do Consumidor. Desta forma estudamos comportamentos para criar desejos. Como profissionais de marketing podemos fazer mea culpa pelo comportamento da galera do Funk Ostentação?

Quer conhecer detalhes sobre o Funk Ostentação? http://vimeo.com/53679071


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