Uma busca rápida no Google pela palavra "automação" aponta rapidamente os dois sentimentos contraditórios que dominaram a narrativa em torno dela na última década.
Por um lado, artigos de teor preventivo sobre os perigos da automação nos empregos. Por outro, pesquisas que defendem a adoção mais rápida possível da mesma. Essas retóricas contrastantes são a base do tratamento dado pela mídia ao termo como algo a ser reverenciado e temido simultaneamente.
Para aqueles que trabalham em tecnologia, administram seus próprios negócios ou gerenciam operações, a adoção da automação geralmente tem sido mais instintiva do que deliberada. A busca por ferramentas de automação originou-se menos de "Preciso automatizar todo o meu negócio" e mais de "Não quero me ficar aqui sentado e enviar e-mails personalizados para 500 pessoas com base em seus comportamentos individuais.”
E isso não se incorporou em nossos negócios apenas na forma de Marketing por e-mail. Provavelmente, tudo, desde a sua contabilidade, impostos, recursos humanos até processos de vendas, provavelmente foi impactado pela adoção de uma ferramenta de automação.
No entanto, o impacto foi indiscutivelmente mais sentido em Marketing. No início de 2019, 64% dos profissionais de Marketing que participaram de uma pesquisa da Email Monday relataram que o software de automação de Marketing contribuiu para aumentar as vendas, os visitantes, o engajamento e melhores insights gerais para a empresa.
Outro estudo recente descobriu que apenas 4% dos participantes pesquisados acreditavam que sua organização estava usando a automação de Marketing em sua capacidade máxima.
Esta pesquisa é um testemunho de que a automação ainda é um canal de crescimento subutilizado para a maioria das empresas.
Talvez seja a hora de nossa abordagem em relação à automação deixar de ser uma resposta instintiva com base nas necessidades momentâneas de nossos negócios e passar a ser algo que procuramos proativamente melhorar, planejar e medir – como um KPI.
Se a automação tem sido um catalisador para o crescimento e a eficiência de sua organização, imagine o impacto que ela poderia ter com uma estratégia calculada para impulsioná-la. Afinal, em algum momento, todos usaremos as mesmas ferramentas para conduzir as mesmas funções da mesma maneira.
O que pode ajudá-lo a se destacar é o quão bem você pode navegar por essas ferramentas e usá-las em todo o seu potencial.
No atual momento, mais de 50% dos profissionais de Marketing acreditam que o maior desafio para a adoção da automação é a falta de pessoas com a experiência necessária para aproveitá-la ao máximo.
E talvez seja por isso que a sugestão de que a automação está aqui para assumir nossos empregos é estranha, na melhor das hipóteses. Porque a automação não significa menos mãos no convés; significa simplesmente habilidades mais inteligentes a bordo para orientar as decisões em torno dela. Usar uma ferramenta sozinha não faz automação. A automação inteligente não é nada sem as pessoas certas usá-la de forma eficaz.
Se você não está pensando deliberadamente sobre automação de Marketing, pode ser hora de começar. É mais fácil do que nunca adquirir as habilidades necessárias para aproveitar melhor essas ferramentas poderosas. Você só precisa investir um tempo para economizar mais tempo depois.
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*Conteúdo traduzido de adaptado de Medium.