<p>Por Walter Sabini Junior*<br /> <br /> Dez entre dez pessoas e empresas devem falar de Copa do Mundo em 2010. Nesse cen&aacute;rio, n&atilde;o pude deixar de escrever um artigo de algo que tem total rela&ccedil;&atilde;o com as expectativas da ind&uacute;stria de produtos e servi&ccedil;os e, claro, do consumidor. Se por um lado, almejamos o t&atilde;o sonhado Hexa, as empresas tamb&eacute;m se preparam para aquecer suas vendas, muitas com foco em a&ccedil;&otilde;es que foram plantadas previamente para conquistar o consumidor tamb&eacute;m nesse momento.<br /> &nbsp;<br /> Quem cuidou e cuida do relacionamento digital, tem grandes chances de garantir um maior volume de vendas nessa &eacute;poca do ano. Para quem n&atilde;o cuidou, chegou a hora de come&ccedil;ar, urgentemente. As datas sazonais s&atilde;o per&iacute;odos em que o n&uacute;mero de vendas, naturalmente, se eleva, seja no varejo de lojas f&iacute;sicas ou no com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico. <br /> <br /> Investir em a&ccedil;&otilde;es digitais em &eacute;pocas do ano como essas, como por exemplo, email marketing, potencializa o crescimento em vendas, al&eacute;m de favorecer o relacionamento digital entre a marca e o p&uacute;blico que ela deseja alcan&ccedil;ar, desde que aplicadas as boas pr&aacute;ticas de marketing direto no ambiente digital. <br /> &nbsp;<br /> O email marketing como potencial na Copa<br /> O varejo eletr&ocirc;nico est&aacute; crescendo de forma muito acelerada. Em 2009, o faturamento do e-commerce no Brasil somou R$ 10,6 bilh&otilde;es (dados do e-bit). Hoje &eacute; poss&iacute;vel comprar artigos esportivos, eletroeletr&ocirc;nicos, itens de inform&aacute;tica, enfim, tudo que em um ano de Copa gera mais interesse pelo consumidor. <br /> &nbsp;<br /> E, nesse momento, o canal email marketing &eacute; uma das a&ccedil;&otilde;es mais favor&aacute;veis para elevar o volume de vendas. Ele chega at&eacute; o consumidor, ou seja, o cliente n&atilde;o precisa ir buscar o que precisa, ele pode receber em suas m&atilde;os (ou melhor, em seu email). Claro, com uma estrat&eacute;gia bem definida, banco de dados atualizado e defini&ccedil;&atilde;o de p&uacute;blico que realmente seja o alvo dessa loja online. O varejo off line tamb&eacute;m pode se beneficiar, com campanhas de email marketing promocionais que trazem o consumidor &agrave; loja f&iacute;sica. Basta cuidar, principalmente, dos dados certos de quem se quer atingir para gerar maior ROI (Return on Investiment) e, com toda certeza, mensurar.<br /> &nbsp;<br /> A Copa &eacute; considerada o maior evento esportivo do planeta. Dados da e-bit apontam que a expectativa maior est&aacute; na venda de produtos como TV&acute;s de tela plana e Artigos Esportivos. Essa &uacute;ltima categoria j&aacute; vem apresentando enorme crescimento. De acordo com os dados levantados, a venda de &ldquo;Artigos Esportivos&rdquo; cresceu 145% na varia&ccedil;&atilde;o de pedidos, em compara&ccedil;&atilde;o de Outubro de 2009 com o mesmo per&iacute;odo do ano anterior. Os dados da Eletros (Associa&ccedil;&atilde;o Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletr&ocirc;nicos) apontam que os fabricantes ir&atilde;o comercializar 19,6% mais TVs em 2010, o que ir&aacute; representar um total de 11,5 milh&otilde;es de unidades.<br /> &nbsp;<br /> Esses setores, principalmente, devem estar atentos ao potencial do ambiente digital, neste ano, mais do que nunca. A&ccedil;&otilde;es de email marketing bem planejadas aliadas ao investimento em Search Marketing e muita campanha promocional digital s&atilde;o recursos fundamentais para trabalhar n&atilde;o apenas as vendas, mas o branding. &Eacute; um dos momentos mais apropriados para fortalecer uma marca e interagir com quem quer realmente dar aten&ccedil;&atilde;o a ela.<br /> &nbsp;<br /> As a&ccedil;&otilde;es de email marketing requerem investimentos dedicados n&atilde;o apenas ao custo por envio, mas para o tempo de desenvolvimento da campanha, layout da pe&ccedil;a, estrat&eacute;gia para conquistar o p&uacute;blico e produ&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do relevante e atrativo. Outro cuidado &eacute; an&aacute;lise da concorr&ecirc;ncia, procurar identificar o que est&atilde;o fazendo, pensar em teasers para despertar a curiosidade previamente a determinada data sazonal ou evento e, fundamentalmente, mensurar, mensurar e mensurar. <br /> &nbsp;<br /> Com a an&aacute;lise de resultados, principalmente por meio das campanhas digitais, &eacute; poss&iacute;vel conquistar de verdade quem se almeja. A consequ&ecirc;ncia? Maiores chances de atra&ccedil;&atilde;o para compra de determinado produto ou servi&ccedil;o, ainda mais em ano de Copa, onde os consumidores buscam novidades para entretenimento o tempo todo.<br /> <br /> Combinar marketing direto com marketing promocional em datas sazonais vai exatamente ao encontro do que o consumidor busca. Per&iacute;odos sazonais potencializam as a&ccedil;&otilde;es de marketing como um todo. Ano de Copa… ano de marketing… ano de… email marketing. Aproveite os recursos e m&atilde;os &agrave; obra.<br /> &nbsp;<br /> *Walter Sabini Junior &eacute; especialista em email marketing e CEO da <a href="http://www.virid.com.br" target="_blank">VIRID Interatividade Digital</a>, Propriet&aacute;ria das plataformas Virtual Target e Zartana – <a href="javascript:location.href='mailto:'+String.fromCharCode(106,114,64,118,105,114,105,100,46,99,111,109,46,98,114)+'?'">[email protected]</a></p>
O email marketing em ano de Copa do Mundo
30 de junho de 2010