O número de profissionais nas áreas de Marketing e publicidade diminuiu 14% entre 2019 e 2022, segundo a The Advertising Association, associação comercial que representa anunciantes, agências, mídia e serviços de pesquisa no setor de publicidade do Reino Unido.

Os dados da associação sugerem a necessidade urgente desta área em recuperar as perdas de talentos e encontrar formas de atrair novas pessoas. Além disso, são necessários profissionais com outro tipo de competências como, por exemplo, em áreas digitais e de dados.

Uma das soluções sugeridas para a retenção de talento é a requalificação dos colaboradores já existentes nas empresas, já que um estudo do LinkedIn apontou que 94% dos profissionais teria continuado no cargo caso o seu empregador tivesse investido mais no seu desenvolvimento profissional.

Outro fator que leva os profissionais a afastarem-se da área é o salário pouco competitivo: desde 2011, os budgets anuais publicitários aumentaram 42%, mas os salários dos colaboradores não acompanharam a evolução. Aliás, a Advertising Association mostrou que os salários anuais para posições juniores ou intermediárias baixaram entre 4% e 10%, respectivamente. Com a inflação aumentando, é esperado que essas porcentagens subam também.

Assim, além de garantir que os salários se mantenham competitivos, a indústria deve ainda ter em conta que os locais de trabalho podem fomentar a criatividade e a colaboração, o que tem potencial para se traduzir na retenção de talento.

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*Com informação do Marketing Week