Novos conceitos e práticas de marketing
O crescimento do marketing freqüentemente cria novos campos de atuação e especialidades na área
Por Redação - 13/09/2006 Reportagens
<p><strong>Novos conceitos e pr&aacute;ticas de marketing </strong></p> <p>Por Mariana Oliveira<br /> <a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>O crescimento do marketing tem se refletido nas mais diversas formas na rela&ccedil;&atilde;o entre as empresas e os consumidores, mas tamb&eacute;m na crescente especializa&ccedil;&atilde;o dos profissionais e das &aacute;reas desta disciplina. Dentre as estrat&eacute;gias e os campos podemos contar quase 20 deriva&ccedil;&otilde;es, como Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing Ambiental, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral, Endomarketing &ndash; que inclusive foi registrado &ndash;, entre outros. Duas destas &aacute;reas t&ecirc;m se destacado pela inova&ccedil;&atilde;o e obt&ecirc;m cada vez mais espa&ccedil;o no mercado.</p> <p>A partir de caracter&iacute;sticas peculiares numa determinada &aacute;rea, surgem outras categorias com a inten&ccedil;&atilde;o de se diferenciar e se aprofundar no assunto. Edu Oliva, membro da ADVB &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – e consultor de Marketing, observa esta tend&ecirc;ncia como conseq&uuml;&ecirc;ncia da necessidade das pessoas destacarem as particularidades de uma &aacute;rea e segmentar as responsabilidades.&nbsp; &ldquo;O importante &eacute; que as pessoas tenham bom-senso e saibam o que &eacute; o marketing para utilizar suas ferramentas&rdquo;, ressalta ao citar o Marketing Industrial, Comercial, de Servi&ccedil;os, Eventos, Pessoal entre outras vertentes e explicar que estes, por sua vez, podem se subdividir em outras categorias.<br /> <br /> No Brasil desde 2000, a Biomist &eacute; pioneira em marketing olfativo. Este conceito cunhado no exterior t&ecirc;m tido sucesso tamb&eacute;m no mercado brasileiro. J&uacute;lio Yoon, Diretor da empresa, conta ao Mundo do Marketing que a id&eacute;ia de criar campanhas olfativas surgiu partindo de pesquisas onde se notava que as fragr&acirc;ncias interferiam no comportamento do consumidor. &ldquo;Com base nestes resultados foi natural a procura por estrat&eacute;gias que fizessem com que as empresas explorassem o olfato como uma ferramenta de marketing&rdquo;, informa.</p> <p>Ele explica que a utiliza&ccedil;&atilde;o de aromas pode atuar como fator de crescimento das vendas. &ldquo;Com o marketing olfativo pode-se criar uma verdadeira campanha, envolvendo n&atilde;o apenas a aromatiza&ccedil;&atilde;o de ambientes, como tamb&eacute;m de materiais impressos, assim como cart&otilde;es de visitas, folders, cat&aacute;logos, camisetas&rdquo;, explica. &ldquo;Isto permite estar junto aos consumidores em v&aacute;rios momentos. Fica por conta de o marketing olfativo criar um ambiente requintado, aconchegante e at&eacute; tem&aacute;tico, sinalizando aos consumidores que existe uma diferen&ccedil;a positiva na marca&rdquo;, garante.</p> <p><strong class="texto_laranja_bold">Conferindo valor &agrave;s pessoas</strong><br /> Outra deriva&ccedil;&atilde;o pol&ecirc;mica &eacute; o marketing pessoal, que para muitos profissionais significa apenas utilizar estrat&eacute;gias para vender uma pessoa como produto, seja ela um candidato a emprego ou &agrave; Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica. M&aacute;rio Persona, consultor e professor de comunica&ccedil;&atilde;o e marketing, explica que esta &aacute;rea se preocupa em ajudar as pessoas a obterem maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. &ldquo;&Eacute; uma forma de voc&ecirc; agregar valor a si mesmo por meio de uma observa&ccedil;&atilde;o sistem&aacute;tica do ambiente onde voc&ecirc; atua, das expectativas que as pessoas t&ecirc;m de voc&ecirc; e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado&rdquo;, elucida em entrevista ao site.</p> <p>Persona enfatiza que todos que t&ecirc;m contato na forma&ccedil;&atilde;o da imagem de um indiv&iacute;duo s&atilde;o respons&aacute;veis, de algum modo, pela constru&ccedil;&atilde;o do marketing pessoal, desde o dentista que pode oferecer dentes mais brancos e alinhados para &ldquo;sair bem na foto&rdquo; at&eacute; uma professora que fornece conhecimento &uacute;til na profiss&atilde;o desempenhada.</p> <p>Ele afirma que as pessoas devem perceber que os clientes no marketing pessoal s&atilde;o todas as pessoas com as quais interagimos. &ldquo;N&atilde;o d&aacute; mais para separar amigos, colegas, fam&iacute;lia, etc. Todos eles podem acabar se falando em algum momento e trocar experi&ecirc;ncias ou impress&otilde;es a meu respeito. J&aacute; que todas as pessoas s&atilde;o meus clientes&rdquo;, diz. &ldquo;Comportamento e atitude valem ouro&rdquo;, completa.</p> <p>Trabalhar com pessoas pode ser mais complexo do que com produtos. &ldquo;&Eacute; mais dif&iacute;cil desenvolver uma estrat&eacute;gia de marketing pessoal do que fazer o mesmo com uma empresa, marca ou produto. Uma estrat&eacute;gia errada de marketing de produto pode ocasionar preju&iacute;zo, mas sempre existe a possibilidade de a empresa lan&ccedil;ar um modelo aprimorado ou criar uma nova marca, uma nova linha, fazer um recall caso n&atilde;o atenda as expectativas ou tenha sido distribu&iacute;do com defeito&rdquo;, explica. &ldquo;Com pessoas n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel. Uma vez que voc&ecirc; tenha queimado o filme no ambiente onde atua, fica dif&iacute;cil relan&ccedil;ar o produto, j&aacute; que o produto &eacute; voc&ecirc;&rdquo;, conclui.</p> <p><strong class="texto_laranja_bold">Acesse</strong><br /> <a target="_blank" href="http://www.biomist.com.br">www.biomist.com.br</a><br /> <a target="_blank" href="http://www.mariopersona.com.br">www.mariopersona.com.br</a></p>