<p><strong>Reinven&ccedil;&atilde;o do Marketing Promocional</strong></p><p>Por Elza Tsumori*</p><p>Eu sempre aprendi que devemos estar preparados para mudan&ccedil;as constantes do mercado e sempre mirar para atingir um alvo m&oacute;vel que &eacute; o nosso cliente, consumidor, shopper… Agora, isso depende de uma mudan&ccedil;a nossa: mudar 180&ordm; a chave virtual da nossa cabe&ccedil;a. E n&atilde;o &eacute; uma tarefa f&aacute;cil. </p><p>Estamos grudados numa cultura cheia de facilidades tecnol&oacute;gicas e nossa natureza &eacute; buscar sempre se &quot;aninhar em zonas de conforto&quot; e l&aacute; permanecer como se quisesse retornar sempre ao aconchegante colo materno que tivemos na inf&acirc;ncia. Muitas vezes a gente n&atilde;o quer acreditar que certas mudan&ccedil;as v&atilde;o nos atingir, seja para melhor ou pior. Dram&aacute;tica e rom&acirc;ntica? Sim, mas &eacute; isso que acontece com muita freq&uuml;&ecirc;ncia. <br />&nbsp;<br />Agora, vamos transportar este pensamento para o mercado de Comunica&ccedil;&atilde;o. Veremos que a &aacute;rea de Marketing Promocional est&aacute; numa das melhores fases em termo de oportunidade e necessidade do mercado. Mas devemos reconhecer que as partes mais importantes (cliente e ag&ecirc;ncias) n&atilde;o est&atilde;o ainda ajustados ao novo tempo numa rela&ccedil;&atilde;o que costumamos chamar de &quot;ganha-ganha&quot;. Ent&atilde;o, temos muito desnivelamento, desconhecimento e desconfian&ccedil;a no mercado e isso acaba fazendo uma esp&eacute;cie de downsizing de reconhecimento numa atividade que tem tudo para ser o coach da comunica&ccedil;&atilde;o integrada.&nbsp; <br />&nbsp;<br />Assim, ao assumirmos o desafio de dirigir a AMPRO &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o de Marketing Promocional &ndash; para o pr&oacute;ximo bi&ecirc;nio, a decis&atilde;o foi optar por um caminho mais dif&iacute;cil, mas que seria a &uacute;nica forma de fazer alguma diferen&ccedil;a nos pr&oacute;ximos anos deste neg&oacute;cio, que &eacute; t&atilde;o extenso como &eacute; a pr&oacute;pria comunica&ccedil;&atilde;o. Chamamos de Reinven&ccedil;&atilde;o do Marketing Promocional e direcionamos nosso olhar para um horizonte mais distante, al&eacute;m de um olhar mais detalhista no aqui e agora. </p><p>Traduzido para o mercado, isso significa estudar mais, pesquisar mais, prestar mais aten&ccedil;&atilde;o no sentido e dire&ccedil;&atilde;o que nossa atividade deve tomar nos pr&oacute;ximos anos. Naturalmente teremos que cortar a nossa pr&oacute;pria carne, se necess&aacute;rio, mas buscar muito mais um reconhecimento e lutar para conseguir uma legitimidade que tantos esperam e anseiam. </p><p>Isso abrange a&ccedil;&otilde;es que passam pela linha da educa&ccedil;&atilde;o, conhecimento e treinamento de um lado; legisla&ccedil;&atilde;o, tributa&ccedil;&atilde;o, administra&ccedil;&atilde;o e empreendedorismo do outro. Tamb&eacute;m visibilidade de talento e profissionalismo; busca da excel&ecirc;ncia e certifica&ccedil;&atilde;o como um plus; aumentar a freq&uuml;&ecirc;ncia de divulga&ccedil;&atilde;o e conscientiza&ccedil;&atilde;o de todo o nosso trade da necessidade de uma melhor rela&ccedil;&atilde;o com as partes que comp&otilde;em o setor com &Eacute;tica, responsabilidade e sustentabilidade, na forma mais ampla das terminologias.<br />&nbsp;<br />&Eacute; uma tarefa muito dif&iacute;cil, mas poss&iacute;vel se tivermos os players e interessados do mercado ao nosso lado. Para finalizar deixo aqui um pensamento que escolhemos como &quot;uma frase a seguir em 2008&quot;.&nbsp; Uma frase de Buckminster F&uuml;ller (1895-1983) que foi um vision&aacute;rio, designer, arquiteto, poeta, autor e inventor da c&uacute;pula geod&eacute;sica:&nbsp; O melhor caminho para prever o futuro &eacute; desenh&aacute;-lo&quot;.<br />&nbsp;<br />* Elza Tsumori &eacute; Presidente da AMPRO e s&oacute;cia diretora da Companhia Ativadora de Neg&oacute;cios.</p>
Novo Marketing Promocional
17 de março de 2008