Nova geração, novo consumo 6 de março de 2007

Nova geração, novo consumo

         

Manter-se atento as mudanças é sempre aconselhável.

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Autor: Cesar Paz

– Filha, desliga o computador e vamos…
– Daqui a pouco…
– Como assim, filha?
– Pô, pai, tô falando (sic) no MSN com a Mari, já vou…
– Filha, a vó tá esperando…
– Já vai, já vai… tô terminando um post…

Pois é, já existe uma geração que cresceu totalmente conectada no cyberespaço e está indisponível para outras atividades mundanas como, por exemplo, almoçar na casa dos avós ou ir com os pais num bom restaurante!

Para eles, essas rotinas, quando concedidas, fazem parte da sua generosa contribuição ao mundo dos “mais velhos”, um mundo com comportamento antigo, não-tecnológico, de pouca informação e muito pouco interativo. Um mundo meio chato, cheio de rotinas chatas, pouco relacionamento e muito pouca intensidade.

A porta de entrada num mundo muito mais legal é a internet. Lógico, com uma conexão banda larga de no mínimo “4 Mega”, porque ninguém é de ferro! Na web eles acessam serviços como MSN, Skype, Orkut, sites de músicas, blogs, fotoblog, videoblogs, games, humor… quase tudo!

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Falo da geração Y, ou geração Yahoo. Uma geração nascida no início dos anos 90 e que se caracteriza por ser individualista, consumista, informada e absolutamente digital. Adolescentes que se alfabetizaram e fizeram os primeiros amigos ao mesmo tempo em que abriam novas janelas no Explorer.

No cyberespaço eles têm ainda uma experiência multimídia riquíssima. Experiência que será enormemente potencializada, muito em breve, pela integração de tecnologias de áudio, vídeo, animação e interatividade e pela diminuição gradativa dos custos de banda larga.

Não bastasse a experiência de uso, o ambiente web ainda é um espaço onde eles realmente decidem, controlam, interagem, pesquisam e emitem opinião!

Então o que falta a essa geração e sua relação com esse mundo irritantemente maravilhoso a que nós mesmos estimulamos o acesso, criando verdadeiros cockpits de pilotagem cyber na bancada do quarto deles?

Falta só uma coisinha, COMPRAR!

É, pasmem! Eles fazem de tudo, mas eles ainda (e por pouco tempo) não geram renda e, conseqüentemente, não têm poder de compra. A geração Y, apesar de ser ultraconsumista, não possui nenhum meio de pagamento, não pode entrar na amazon.com e sair escolhendo e consumindo. Felizmente, ainda precisa do cartão do Daddy!

Pois então, só libero o cartão se for almoçar agora na casa da vó!

Chantagens à parte, a geração Yahoo está realmente prestes a assumir o poder de compra. Muito em breve e de forma crescente, talvez em cinco anos no máximo, veremos a maior revolução de comportamento da história recente do consumo.

Milhões de mentes formadas na interação com o mundo virtual passarão a consumir compulsivamente dentro de uma nova lógica de estímulos e interesses.

Teremos novas marcas, novos produtos, ciclos de vida de produtos ainda menores e novos negócios que serão moldados conforme o desejo dessa geração em formação. Uma geração mais identificada com produtos de nichos do que com o consumo de massa, mais influenciada pelo youtube.com do que pela Rede Globo!

As empresas que não estão trabalhando bem a sua presença internet e que não têm seus projetos de renovação de marca considerando a atitude e comportamento dessa geração vão sofrer as conseqüências e penalidades. Certamente envelhecerão muito rapidamente.

Não será fácil se preparar para tamanha transformação, mas pelo sim, pelo não, já instalei o MSN e o Skype no computador da minha mãe e também criei um perfil para ela no Orkut. Se minha filha não quiser mais almoçar com a vó, que pelo menos adicione ela na lista de amigos!


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