<p><strong>N&atilde;o esque&ccedil;am do cliente interno!</strong></p> <p>Por Maria Del Pilar Munoz*</p> <p>Se as organiza&ccedil;&otilde;es empresariais fossem pessoas, poder&iacute;amos dizer que os colaboradores funcionam como c&eacute;lulas. Se n&atilde;o estiverem energizadas e focadas em uma meta comum, que &eacute; a de manter o organismo funcionando perfeitamente, o todo fica desequilibrado.</p> <p>Em outras palavras, n&atilde;o basta ser uma empresa &eacute;tica, transparente, justa, que respeita a diversidade e que seja social e ambientalmente respons&aacute;vel se os colaboradores n&atilde;o forem alimentados constantemente com os nutrientes necess&aacute;rios para manter o foco. Os gestores de empresas bem sucedidas t&ecirc;m consci&ecirc;ncia disso, colocando em pr&aacute;tica uma atividade extremamente relevante para a nutri&ccedil;&atilde;o das suas c&eacute;lulas: o Endomarketing.</p> <p>Uma coisa &eacute; certa: n&atilde;o h&aacute; colaboradores satisfeitos e comprometidos com os objetivos organizacionais se n&atilde;o forem envolvidos de forma aberta e inclusiva. Figurar entre as melhores e mais admiradas empresas no setor de atua&ccedil;&atilde;o &eacute; o sonho de grande parte das empresas. Se, al&eacute;m disso, a organiza&ccedil;&atilde;o for reconhecida como a melhor do seu segmento para se trabalhar, pode-se dizer que est&aacute; no caminho certo sob dois importantes aspectos, que por muitas vezes se mostram interdependentes: do sucesso empresarial e da satisfa&ccedil;&atilde;o de seus colaboradores.</p> <p>A sinergia pode ocorrer de maneira natural. Na Eurofarma, por exemplo, 80% das a&ccedil;&otilde;es do departamento de Comunica&ccedil;&atilde;o Corporativa s&atilde;o voltadas para o p&uacute;blico interno. O principal objetivo &eacute; disseminar a cultura da empresa. Dia ap&oacute;s dia, s&atilde;o identificadas oportunidades internas e assuntos relevantes para os colaboradores.</p> <p>Cabe &agrave; empresa trabalhar o engajamento, a uni&atilde;o, al&eacute;m de promover o orgulho de ser parte da organiza&ccedil;&atilde;o. Pesquisas internas e externas que avaliem o clima organizacional e a imagem institucional s&atilde;o importantes. O departamento de Comunica&ccedil;&atilde;o conta com alguns &ldquo;term&ocirc;metros&rdquo; neste sentido e com um mix variado de a&ccedil;&otilde;es/produtos para aproximar-se de todos os colaboradores, como informativos, newsletters, Intranet, murais, pain&eacute;is eletr&ocirc;nicos, etc.</p> <p>A satisfa&ccedil;&atilde;o do cliente externo &eacute; a extens&atilde;o do bom atendimento realizado entre as &aacute;reas no dia-a-da da empresa. Investir na satisfa&ccedil;&atilde;o do cliente interno, n&atilde;o se resume &agrave; oferta de sal&aacute;rios e benef&iacute;cios compat&iacute;veis com o mercado, ou at&eacute; mesmo mais arrojados. Muitas vezes o &ldquo;diferencial&rdquo; est&aacute; na proposta da empresa, na sinergia de valores, no discurso alinhado &agrave; pr&aacute;tica e na cren&ccedil;a no futuro da organiza&ccedil;&atilde;o. Acreditar na empresa e no seu futuro &eacute; o elemento-chave. Quanto mais claro estiver para todos os n&iacute;veis qual &eacute; a proposta da empresa, aonde se quer chegar e como, mais f&aacute;cil ser&aacute; para o p&uacute;blico-interno avaliar a empresa e enxergar-se como parte do time.</p> <p>O Endomarketing &eacute;, sem d&uacute;vida alguma, uma importante ferramenta para o sucesso das corpora&ccedil;&otilde;es. Quando bem feito, transforma os colaboradores em multiplicadores da boa imagem da empresa, dos produtos por ela fabricados. Os valores expressos pela empresa e respeitados por seus colaboradores nortear&atilde;o a sua trajet&oacute;ria.</p> <p>As campanhas internas trazem ganhos importantes e podem ser avaliadas frequentemente para garantir que os objetivos est&atilde;o sendo atingidos. O grau de comprometimento dos colaboradores tamb&eacute;m tende a se elevar, melhorando a performance e adotando uma postura pr&oacute;-ativa.</p> <p>* Maria Del Pilar Munoz &eacute; diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma.</p>
Não esqueçam do cliente interno!
8 de março de 2007