<p><strong>N&atilde;o basta vender. Tem que vender com responsabilidade.</strong></p><p>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>Passou-se o tempo em que vender a qualquer custo era o lema principal das empresas. Cada vez mais nascem iniciativas de responsabilidade social nos empreendimentos, que al&eacute;m de conscientizar o p&uacute;blico, tem o poder de transformar campanhas politicamente corretas em uma estrat&eacute;gia poderosa de marketing.</p><p>A AmBev, conglomerado de cervejarias, tem investido nesta &aacute;rea e Luiz Eduardo Os&oacute;rio, Gerente de Rela&ccedil;&otilde;es Corporativas, conta ao Mundo do Marketing as motiva&ccedil;&otilde;es e resultados da campanha pioneira de consumo respons&aacute;vel promovida pela empresa.</p><p><span class="texto_laranja_bold">A AmBev foi a primeira empresa a investir em a&ccedil;&otilde;es de consumo respons&aacute;vel no Brasil, come&ccedil;ando em 2001. Como nasceu a id&eacute;ia para esta iniciativa pioneira de marketing? </span><br />A AmBev entende que o cumprimento de seu papel como empresa cidad&atilde; passa por temas e &aacute;reas diretamente ligados &agrave; sua atividade-fim. Por isso, tem sido pioneira em campanhas pr&oacute;-consumo respons&aacute;vel de bebidas, alertando sobre os riscos de beber e dirigir e estimulando o cumprimento da lei que pro&iacute;be a venda de bebidas alco&oacute;licas a menores, al&eacute;m de investir em projetos ambientais e de desenvolvimento socioecon&ocirc;mico nas comunidades em que est&aacute; presente.<br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">O que a AmBev espera desta campanha enquanto estrat&eacute;gia? </span><br />O Programa AmBev de Consumo Respons&aacute;vel tem a proposta de conscientizar o p&uacute;blico, chamar a aten&ccedil;&atilde;o para o consumo respons&aacute;vel de bebida. O consumo inadequado &eacute; um problema multifatorial. S&oacute; &eacute; resolvido com a cria&ccedil;&atilde;o de um ambiente de coopera&ccedil;&atilde;o entre ONGs, sociedade e o governo. O objetivo da Companhia &eacute; levar informa&ccedil;&atilde;o aos nossos consumidores e contribuir com a mudan&ccedil;a de comportamento da popula&ccedil;&atilde;o. <br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Neste ano a campanha ganhou novo f&ocirc;lego com slogan &quot;&Eacute; mais divertido ir e voltar&quot; e com o logo de um bumerangue. Como o p&uacute;blico tem recebido esta campanha &quot;politicamente correta&quot;? <br /></span>O &quot;Boo&quot;, como apelidamos o bumerangue, &eacute; a marca do Programa AmBev de Consumo Respons&aacute;vel. Conforme a pergunta, ele est&aacute; sempre associado &agrave; frase &quot;&Eacute; mais divertido ir e voltar&quot;, justamente para transmitir a mensagem de que &aacute;lcool e dire&ccedil;&atilde;o n&atilde;o combinam. A associa&ccedil;&atilde;o do Boo &agrave;s nossas marcas visa a atingir diretamente os nossos consumidores. Por exemplo, no Carnaval, quando o s&iacute;mbolo foi lan&ccedil;ado, o Boo esteve presente em toda comunica&ccedil;&atilde;o do Camarote Brahma no Rio de Janeiro e em S&atilde;o Paulo. Em Recife e Olinda, esteve atrelado &agrave; marca Antarctica e, em Salvador, foi o companheiro da marca Skol. Todos os eventos patrocinados ou apoiados pela AmBev contam com o Boo. &Eacute; um &iacute;cone que pode permear todas as a&ccedil;&otilde;es. Ele n&atilde;o existe sozinho. <br />&nbsp; <br /><span class="texto_laranja_bold">J&aacute; se nota impacto nas vendas depois desta campanha?</span> <br />Como dito anteriormente, o Programa AmBev de Consumo respons&aacute;vel tem um car&aacute;ter de conscientiza&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o est&aacute; atrelado &agrave; venda de bebida. <br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Al&eacute;m dos eventos promovidos pela AmBev, como o Skol Beats, quais s&atilde;o os outros ve&iacute;culos utilizados para dar eco a esta campanha?</span><br />Em todos os eventos patrocinados por suas marcas, como o Camarote da Brahma, no Carnaval, e o Skol Beats, a Companhia investe em a&ccedil;&otilde;es para estimular os convidados a n&atilde;o dirigirem ap&oacute;s consumir bebidas alco&oacute;licas. O programa j&aacute; promoveu, ainda, a doa&ccedil;&atilde;o de mais de 16 mil baf&ocirc;metros para governos estaduais, al&eacute;m de campanhas com o tema &quot;Pe&ccedil;a o RG&quot;, a&ccedil;&otilde;es em estradas e lojas de conveni&ecirc;ncia e o patroc&iacute;nio ao guia &quot;Como falar sobre uso de &aacute;lcool com seus filhos&quot;, produzido pelo Cisa – Centro de Informa&ccedil;&otilde;es sobre Sa&uacute;de e &Aacute;lcool. <br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Nos eventos promovidos pela AmBev, o slogan da campanha tem sido promovido de forma l&uacute;dica: atrav&eacute;s de jogos, etc. Qual a import&acirc;ncia desta abordagem?</span><br />Para transmitir uma mensagem, &eacute; importante usar uma linguagem acess&iacute;vel ao p&uacute;blico. No caso do Skol Beats, por exemplo, o p&uacute;blico p&ocirc;de participar de um game de realidade virtual. H&aacute; outros eventos em que um caricaturista faz as caricaturas dos participantes num t&aacute;xi, ao lado da frase: &quot;Se beber, n&atilde;o dirija&quot;. Tamb&eacute;m h&aacute; o teste do baf&ocirc;metro que indica se a pessoa bebeu al&eacute;m da conta e ter&aacute; de arrumar uma carona para voltar para casa. A proposta &eacute; fazer com que os consumidores, por meio de experi&ecirc;ncias como essas, entendam a import&acirc;ncia de n&atilde;o combinar bebida e dire&ccedil;&atilde;o. <br />&nbsp;<br /><span class="texto_laranja_bold">Esta campanha &eacute; beneficiada com algum tipo de incentivo fiscal? </span><br />N&atilde;o. O Programa AmBev de Consumo Respons&aacute;vel &eacute; uma iniciativa da Companhia. </p>
Não basta vender. Tem que vender com responsabilidade
18 de julho de 2006