Não basta vender. Tem que vender com responsabilidade 18 de julho de 2006

Não basta vender. Tem que vender com responsabilidade

         

AmBev mostra que campanhas politicamente corretas também podem ser uma estratégia poderosa de marketing

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<p><strong>Não basta vender. Tem que vender com responsabilidade.</strong></p><p>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>Passou-se o tempo em que vender a qualquer custo era o lema principal das empresas. Cada vez mais nascem iniciativas de responsabilidade social nos empreendimentos, que além de conscientizar o público, tem o poder de transformar campanhas politicamente corretas em uma estratégia poderosa de marketing.</p><p>A AmBev, conglomerado de cervejarias, tem investido nesta área e Luiz Eduardo Osório, Gerente de Relações Corporativas, conta ao Mundo do Marketing as motivações e resultados da campanha pioneira de consumo responsável promovida pela empresa.</p><p><span class="texto_laranja_bold">A AmBev foi a primeira empresa a investir em ações de consumo responsável no Brasil, começando em 2001. Como nasceu a idéia para esta iniciativa pioneira de marketing? </span><br />A AmBev entende que o cumprimento de seu papel como empresa cidadã passa por temas e áreas diretamente ligados à sua atividade-fim. Por isso, tem sido pioneira em campanhas pró-consumo responsável de bebidas, alertando sobre os riscos de beber e dirigir e estimulando o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores, além de investir em projetos ambientais e de desenvolvimento socioeconômico nas comunidades em que está presente.<br /> <br /><span class="texto_laranja_bold">O que a AmBev espera desta campanha enquanto estratégia? </span><br />O Programa AmBev de Consumo Responsável tem a proposta de conscientizar o público, chamar a atenção para o consumo responsável de bebida. O consumo inadequado é um problema multifatorial. Só é resolvido com a criação de um ambiente de cooperação entre ONGs, sociedade e o governo. O objetivo da Companhia é levar informação aos nossos consumidores e contribuir com a mudança de comportamento da população. <br /> <br /><span class="texto_laranja_bold">Neste ano a campanha ganhou novo fôlego com slogan "É mais divertido ir e voltar" e com o logo de um bumerangue. Como o público tem recebido esta campanha "politicamente correta"? <br /></span>O "Boo", como apelidamos o bumerangue, é a marca do Programa AmBev de Consumo Responsável. Conforme a pergunta, ele está sempre associado à frase "É mais divertido ir e voltar", justamente para transmitir a mensagem de que álcool e direção não combinam. A associação do Boo às nossas marcas visa a atingir diretamente os nossos consumidores. Por exemplo, no Carnaval, quando o símbolo foi lançado, o Boo esteve presente em toda comunicação do Camarote Brahma no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Recife e Olinda, esteve atrelado à marca Antarctica e, em Salvador, foi o companheiro da marca Skol. Todos os eventos patrocinados ou apoiados pela AmBev contam com o Boo. É um ícone que pode permear todas as ações. Ele não existe sozinho. <br />  <br /><span class="texto_laranja_bold">Já se nota impacto nas vendas depois desta campanha?</span> <br />Como dito anteriormente, o Programa AmBev de Consumo responsável tem um caráter de conscientização e não está atrelado à venda de bebida. <br /> <br /><span class="texto_laranja_bold">Além dos eventos promovidos pela AmBev, como o Skol Beats, quais são os outros veículos utilizados para dar eco a esta campanha?</span><br />Em todos os eventos patrocinados por suas marcas, como o Camarote da Brahma, no Carnaval, e o Skol Beats, a Companhia investe em ações para estimular os convidados a não dirigirem após consumir bebidas alcoólicas. O programa já promoveu, ainda, a doação de mais de 16 mil bafômetros para governos estaduais, além de campanhas com o tema "Peça o RG", ações em estradas e lojas de conveniência e o patrocínio ao guia "Como falar sobre uso de álcool com seus filhos", produzido pelo Cisa – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. <br /> <br /><span class="texto_laranja_bold">Nos eventos promovidos pela AmBev, o slogan da campanha tem sido promovido de forma lúdica: através de jogos, etc. Qual a importância desta abordagem?</span><br />Para transmitir uma mensagem, é importante usar uma linguagem acessível ao público. No caso do Skol Beats, por exemplo, o público pôde participar de um game de realidade virtual. Há outros eventos em que um caricaturista faz as caricaturas dos participantes num táxi, ao lado da frase: "Se beber, não dirija". Também há o teste do bafômetro que indica se a pessoa bebeu além da conta e terá de arrumar uma carona para voltar para casa. A proposta é fazer com que os consumidores, por meio de experiências como essas, entendam a importância de não combinar bebida e direção. <br /> <br /><span class="texto_laranja_bold">Esta campanha é beneficiada com algum tipo de incentivo fiscal? </span><br />Não. O Programa AmBev de Consumo Responsável é uma iniciativa da Companhia. </p>


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