Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estratégias de Marketing 29 de setembro de 2008

Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estratégias de Marketing

         

Seminário Marketing 360º mostra ações de construção e reposicionamento de marca

Publicidade

<p class="titulomateria">Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estratégias de Marketing</p> <p>Da Redação<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p> <p>Se há um profissional de Marketing que nunca perdeu alguns minutos de sono pensando em inovar, mudar a marca da empresa, melhorar o relacionamento com o cliente e em mil e uma formas de ganhar mercado e aumentar as vendas que atire o primeiro remédio para insônia. As noites mal dormidas, ou apenas algumas horas a mais de reunião pela noite trouxeram resultados positivos para marcas como Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio no Brasil.</p> <p>Todas elas são hoje reconhecidos casos de sucesso. Nextel com seu recente reposicionamento. Land Rover como uma marca de luxo que promove experiência e relacionamento com seus clientes. Spoleto na área de inovação em culinária rápida e de ações de Marketing diferenciadas. E Sony Vaio com a construção de marca e um posicionamento no ponto-de-venda diferenciado.</p> <p>Estes cases serão mostrados em detalhes na edição de São Paulo do Seminário Marketing 360º, com data marcada para acontecer entre os dias 15 e 16 de outubro no Blue Tree Towers Morumbi. O evento é patrocinado pela Accentiv’, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2. <a href="../seminario.asp" target="_blank">As inscrições podem ser feita por aqui</a>.</p> <p><span class="subtitulomateria">Muito trabalho<br /></span>Até chegar ao ponto de apresentar resultados de sucesso, estas empresas percorreram caminhos diferentes. Nextel tem como foco principal o público corporativo. Nele, investe em relacionamento e em serviços diferenciados que vão além do rádio, como os que são utilizados por empresas de logísticas.</p> <p>Na comunicação, investiu pesado numa campanha de reposicionamento que levou a marca novamente a ser aspiracional. “Nos últimos anos a comunicação era focada especificamente na diferenciação do produto e do serviço, com o objetivo de gerar o resultado imediato de vendas. Por isso, redefinimos o papel da marca com um plano estratégico para os próximos cinco anos”, explica Fábio Toledo, Gerente de Marketing da Nextel. Isso, com 10 anos de Brasil e investimentos que ultrapassam os R$ 5 bilhões neste período.</p> <p>Com um orçamento bem mais modesto, a Land Rover emprega seus esforços em ações de relacionamento com clientes e de experiências para conquistar novos consumidores. Por isso, está entre as marcas mais desejadas pelos amantes de carros. Com 60 anos, a empresa comemora a sua melhor fase. Bateu recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil veículos comercializados, e conquistou a liderança no Brasil.</p> <p><span class="subtitulomateria">Inovações<br /></span>Mesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, a Land Rover tem um lugar de destaque no Marketing. “Temos uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor. Vendemos espírito de aventura. A Land Rover realmente tem isso, não é algo fabricado nem uma imagem artificial. É uma marca que tem história”, afirma Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil.</p> <p>Quem também mexe com o consumidor, neste caso com a barriga e com a capacidade de rapidez ao escolher o que comer, é o Spoleto. A rede de franquias não cansa de inovar. Seja em novos pratos, seja nas ações de Marketing. Numa das últimas, a marca distribuiu gratuitamente 1,2 mil pratos de massas e 500 litros de refrigerante para promover uma franquia.</p> <p>E o Spoleto não pára por aí. É campanha em datas comemorativas, patrocínio a eventos esportivos, promoções e concursos culturais e uma série de ações de guerrilha que serão apresentadas no Seminário por Jaqueline Lopes, Diretora de Marketing do Grupo Spoleto.</p> <p>Em outro mercado, a Sony enfrentou o desafio de construir uma marca de notebook no Brasil utilizando menos recursos de Marketing. O ponto forte da empresa e onde são investidos os maiores esforços é no ponto-de-venda. Posicionada no segmento premium, mas com uma segmentação que oferece até notebooks mais accessíveis, a empresa espera crescer 400% em suas vendas este ano.</p> <p>Para chegar a este resultado, a empresa investe em patrocínio de eventos como o Aberto de Golfe Fazenda da Grama. No ponto-de-venda, a Sony investe grande parte de sua comunicação. “O PDV exerce um papel importante dentro da nossa estratégia. Inovamos neste segmento porque fazemos exposição do produto de forma diferenciada. No final, é um conjunto de fatores para que consigamos levar a experiência Vaio para dentro do ponto-de-venda, pois não consigo sustentar um preço premium se não oferecer uma experiência premium”, ressalta Gustavo Araujo, Gerente de Produto da linha de notebooks da Sony Brasil.</p> <p><a href="../seminario.asp" target="_blank">Veja ao vivo como estas empresas estão desenvolvendo estas ações</a>.</p>


Publicidade