<p class="titulomateria">Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estrat&eacute;gias de Marketing</p> <p>Da Reda&ccedil;&atilde;o<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p> <p>Se h&aacute; um profissional de Marketing que nunca perdeu alguns minutos de sono pensando em inovar, mudar a marca da empresa, melhorar o relacionamento com o cliente e em mil e uma formas de ganhar mercado e aumentar as vendas que atire o primeiro rem&eacute;dio para ins&ocirc;nia. As noites mal dormidas, ou apenas algumas horas a mais de reuni&atilde;o pela noite trouxeram resultados positivos para marcas como Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio no Brasil.</p> <p>Todas elas s&atilde;o hoje reconhecidos casos de sucesso. Nextel com seu recente reposicionamento. Land Rover como uma marca de luxo que promove experi&ecirc;ncia e relacionamento com seus clientes. Spoleto na &aacute;rea de inova&ccedil;&atilde;o em culin&aacute;ria r&aacute;pida e de a&ccedil;&otilde;es de Marketing diferenciadas. E Sony Vaio com a constru&ccedil;&atilde;o de marca e um posicionamento no ponto-de-venda diferenciado.</p> <p>Estes cases ser&atilde;o mostrados em detalhes na edi&ccedil;&atilde;o de S&atilde;o Paulo do Semin&aacute;rio Marketing 360&ordm;, com data marcada para acontecer entre os dias 15 e 16 de outubro no Blue Tree Towers Morumbi. O evento &eacute; patrocinado pela Accentiv&rsquo;, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta &eacute; a quarta edi&ccedil;&atilde;o do semin&aacute;rio realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organiza&ccedil;&atilde;o do Grupo B2. <a href="../seminario.asp" target="_blank">As inscri&ccedil;&otilde;es podem ser feita por aqui</a>.</p> <p><span class="subtitulomateria">Muito trabalho<br /></span>At&eacute; chegar ao ponto de apresentar resultados de sucesso, estas empresas percorreram caminhos diferentes. Nextel tem como foco principal o p&uacute;blico corporativo. Nele, investe em relacionamento e em servi&ccedil;os diferenciados que v&atilde;o al&eacute;m do r&aacute;dio, como os que s&atilde;o utilizados por empresas de log&iacute;sticas.</p> <p>Na comunica&ccedil;&atilde;o, investiu pesado numa campanha de reposicionamento que levou a marca novamente a ser aspiracional. &ldquo;Nos &uacute;ltimos anos a comunica&ccedil;&atilde;o era focada especificamente na diferencia&ccedil;&atilde;o do produto e do servi&ccedil;o, com o objetivo de gerar o resultado imediato de vendas. Por isso, redefinimos o papel da marca com um plano estrat&eacute;gico para os pr&oacute;ximos cinco anos&rdquo;, explica F&aacute;bio Toledo, Gerente de Marketing da Nextel. Isso, com 10 anos de Brasil e investimentos que ultrapassam os R$ 5 bilh&otilde;es neste per&iacute;odo.</p> <p>Com um or&ccedil;amento bem mais modesto, a Land Rover emprega seus esfor&ccedil;os em a&ccedil;&otilde;es de relacionamento com clientes e de experi&ecirc;ncias para conquistar novos consumidores. Por isso, est&aacute; entre as marcas mais desejadas pelos amantes de carros. Com 60 anos, a empresa comemora a sua melhor fase. Bateu recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil ve&iacute;culos comercializados, e conquistou a lideran&ccedil;a no Brasil.</p> <p><span class="subtitulomateria">Inova&ccedil;&otilde;es<br /></span>Mesmo n&atilde;o estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, a Land Rover tem um lugar de destaque no Marketing. &ldquo;Temos uma vantagem de mexer com o imagin&aacute;rio do consumidor. Vendemos esp&iacute;rito de aventura. A Land Rover realmente tem isso, n&atilde;o &eacute; algo fabricado nem uma imagem artificial. &Eacute; uma marca que tem hist&oacute;ria&rdquo;, afirma Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil.</p> <p>Quem tamb&eacute;m mexe com o consumidor, neste caso com a barriga e com a capacidade de rapidez ao escolher o que comer, &eacute; o Spoleto. A rede de franquias n&atilde;o cansa de inovar. Seja em novos pratos, seja nas a&ccedil;&otilde;es de Marketing. Numa das &uacute;ltimas, a marca distribuiu gratuitamente 1,2 mil pratos de massas e 500 litros de refrigerante para promover uma franquia.</p> <p>E o Spoleto n&atilde;o p&aacute;ra por a&iacute;. &Eacute; campanha em datas comemorativas, patroc&iacute;nio a eventos esportivos, promo&ccedil;&otilde;es e concursos culturais e uma s&eacute;rie de a&ccedil;&otilde;es de guerrilha que ser&atilde;o apresentadas no Semin&aacute;rio por Jaqueline Lopes, Diretora de Marketing do Grupo Spoleto.</p> <p>Em outro mercado, a Sony enfrentou o desafio de construir uma marca de notebook no Brasil utilizando menos recursos de Marketing. O ponto forte da empresa e onde s&atilde;o investidos os maiores esfor&ccedil;os &eacute; no ponto-de-venda. Posicionada no segmento premium, mas com uma segmenta&ccedil;&atilde;o que oferece at&eacute; notebooks mais access&iacute;veis, a empresa espera crescer 400% em suas vendas este ano.</p> <p>Para chegar a este resultado, a empresa investe em patroc&iacute;nio de eventos como o Aberto de Golfe Fazenda da Grama. No ponto-de-venda, a Sony investe grande parte de sua comunica&ccedil;&atilde;o. &ldquo;O PDV exerce um papel importante dentro da nossa estrat&eacute;gia. Inovamos neste segmento porque fazemos exposi&ccedil;&atilde;o do produto de forma diferenciada. No final, &eacute; um conjunto de fatores para que consigamos levar a experi&ecirc;ncia Vaio para dentro do ponto-de-venda, pois n&atilde;o consigo sustentar um pre&ccedil;o premium se n&atilde;o oferecer uma experi&ecirc;ncia premium&rdquo;, ressalta Gustavo Araujo, Gerente de Produto da linha de notebooks da Sony Brasil.</p> <p><a href="../seminario.asp" target="_blank">Veja ao vivo como estas empresas est&atilde;o desenvolvendo estas a&ccedil;&otilde;es</a>.</p>
Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estratégias de Marketing
29 de setembro de 2008