<p><strong>Networking. Um quebra-cabe&ccedil;a para manter sua rede em dia</strong></p><p>Por Marcelo Miyashita*</p><p>Creio que est&aacute; claro que vivemos numa realidade de mercado de trabalho muito diferente da dos nossos pais. Apesar de estarmos numa economia crescente, na pr&aacute;tica – principalmente no mundo corporativo – ainda h&aacute; muita gente em busca de emprego, algumas sendo contratadas e muitas perdendo suas posi&ccedil;&otilde;es. O turn-over, ou o popular &ldquo;entra e sai&rdquo; de funcion&aacute;rios &eacute; constante. </p><p>Pois, independente do desempenho da economia, muitas companhias t&ecirc;m na competitividade n&atilde;o mais o seu diferencial, mas sua sobreviv&ecirc;ncia. Isso significa mudan&ccedil;as mais freq&uuml;entes no lay-out da organiza&ccedil;&atilde;o do trabalho: revis&otilde;es de cargos, substitui&ccedil;&otilde;es de fun&ccedil;&otilde;es, amplia&ccedil;&atilde;o de responsabilidades, automatiza&ccedil;&atilde;o de processos, redu&ccedil;&atilde;o ou aumento de m&atilde;o-de-obra e, tamb&eacute;m, de &ldquo;cabe&ccedil;as-pensantes&rdquo;. </p><p>Ou seja, as organiza&ccedil;&otilde;es e seus ambientes de trabalho s&atilde;o alvos de muitas vari&aacute;veis estrat&eacute;gicas: trocas, aquisi&ccedil;&otilde;es, fus&otilde;es, cis&otilde;es e fechamentos de unidades. Essa nova realidade tr&aacute;s &agrave; carreira executiva a possibilidade de um rumo diferente. No lugar de uma vida toda dedicada a uma companhia com lentas promo&ccedil;&otilde;es internas, uma vida mais din&acirc;mica com uma carreira composta por v&aacute;rios empregos, em v&aacute;rias empresas, com r&aacute;pidas e muitas promo&ccedil;&otilde;es e, tamb&eacute;m, algumas demiss&otilde;es no meio do caminho. Hist&oacute;rias de sucessos e fracassos num mesmo curr&iacute;culo s&atilde;o e ser&atilde;o freq&uuml;entes na nossa vida corporativa. </p><p>Isso quer dizer que mais dia menos dia perderemos nosso emprego. E conseguiremos outro! A quest&atilde;o &eacute; o tempo que demoraremos a encontrar este novo emprego. Todos sabemos, quanto mais r&aacute;pido uma coloca&ccedil;&atilde;o, mais f&aacute;cil e melhor. Quanto mais lenta, mais as dificuldades aumentam, os contatos se distanciam e o sentimento de exclus&atilde;o se evidencia. A essa capacidade de se colocar rapidamente, chamamos de &ldquo;empregabilidade&rdquo;. </p><p><span class="texto_laranja_bold">E o que o Network tem a ver com isso? </span><br />A&iacute; entra a import&acirc;ncia do network. Criar e manter rede de contatos garante o surgimento de oportunidades para o trabalho, para empresa e, tamb&eacute;m, para carreira. Oportunidades para voc&ecirc; e para sua rede, numa via de m&atilde;o dupla. </p><p>Esse &eacute; o benef&iacute;cio do network &ndash; a gera&ccedil;&atilde;o de oportunidades m&uacute;tuas &ndash; que pode garantir mais neg&oacute;cios, conhecimentos e empregos. E quanto mais network voc&ecirc; conseguir, maior ser&aacute; o seu &ldquo;campo e poder de influ&ecirc;ncia&rdquo;. </p><p>A sociedade moderna trouxe essa nova habilidade para o ser humano. O seu poder de influir, n&atilde;o somente as pessoas fisicamente mais pr&oacute;ximas, mas a todos com as quais temos contato. Mesmo que muitas vezes, por meio de mensagens eletr&ocirc;nicas. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Como praticar Network? Fazer Networking? </span><br />Uma coisa tem que ficar bem clara: n&atilde;o &eacute; o network que cria a pessoa, &eacute; a pessoa que cria o network em fun&ccedil;&atilde;o das suas caracter&iacute;sticas humanas e profissionais. Portanto, network &eacute; conseq&uuml;&ecirc;ncia, por isso mesmo pessoas &eacute;ticas e competentes t&ecirc;m sempre bons contatos e um bom campo de influ&ecirc;ncia. Ou deveriam ter. </p><p>Muitas vezes n&atilde;o utilizamos todo o potencial de network que podemos criar e manter. Possibilidades existem, faltam em alguns casos, o h&aacute;bito e a aten&ccedil;&atilde;o a esta nova compet&ecirc;ncia atrelada &agrave; empregabilidade e ao empreendedorismo &ndash; construir rede de contatos e transform&aacute;-la em rede de relacionamentos. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Rede de contatos </span><br />Todos n&oacute;s temos rede de contatos, por menor que seja ela j&aacute; existe, s&atilde;o nossos colegas de trabalho, fornecedores, clientes e parceiros de neg&oacute;cios, amigos de faculdade, amigos mais pr&oacute;ximos, familiares e at&eacute; vizinhos. Contato todo mundo tem. Agora, numa rede organizada e estruturada, s&oacute; as pessoas que se preocupam com o network. </p><p>Em outras palavras, quando nos preocupamos com rede, temos o cuidado de registrar, classificar e agrupar essa informa&ccedil;&atilde;o. Com isso podemos visualizar melhor nossos contatos e, com eles, expandir nosso campo de influ&ecirc;ncia, encontrando e distribuindo oportunidades. </p><p>Tente organizar seus contatos, comece pela sua agenda, visualize todos os nomes e, se houver s&oacute; informa&ccedil;&otilde;es b&aacute;sicas &ndash; nome, email e telefone &ndash; busque complementar cada &ldquo;registro&rdquo; com informa&ccedil;&otilde;es que for lembrando. Adicione e complemente dados de outras agendas, olhe no seu Outlook, no Palm e no monte de cart&otilde;es de visitas que &ldquo;colecionamos&rdquo;. Depois crie grupos ou classifica&ccedil;&otilde;es, por exemplo &ldquo;fam&iacute;lia &amp; amigos&rdquo; e &ldquo;contatos profissionais&rdquo;. Voc&ecirc; pode fazer isso numa planilha Excel; perceba cruzando dados e visualizando de modo amplo, a import&acirc;ncia de cada contato para sua vida profissional. Esse simples exerc&iacute;cio de organiza&ccedil;&atilde;o j&aacute; vai ajudar a perceber que conhecemos muito mais gente do que imagin&aacute;vamos. Agora frente aos seus objetivos no campo profissional, visualize as pessoas que por alguma raz&atilde;o s&atilde;o importantes e perceba seu grau de relev&acirc;ncia e influ&ecirc;ncia nestes contatos. </p><p>Em alguns casos o grau &eacute; t&atilde;o alto que com certeza n&atilde;o se trata mais s&oacute; de um contato, mas de um relacionamento com reconhecimento m&uacute;tuo e muitas hist&oacute;rias. Por outro lado, confira que h&aacute; muitas pessoas importantes para voc&ecirc; que por alguma raz&atilde;o, s&atilde;o apenas contatos. Destas, voc&ecirc; encontrar&aacute; dois grupos: o dos contatos com e sem reconhecimento. &Eacute; o contato com reconhecimento, e ainda sem relacionamento, que merece sua aten&ccedil;&atilde;o. Geralmente s&atilde;o pessoas que sabem seu valor, t&ecirc;m boa opini&atilde;o a seu respeito, mas por alguma raz&atilde;o &ndash; talvez o nosso corre-corre no dia-a-dia &ndash; n&atilde;o migraram para um relacionamento na sua vida profissional. </p><p>A&iacute; se pergunte: Por que n&atilde;o dou tanta aten&ccedil;&atilde;o a quem merece e me reconhece? N&atilde;o estamos falando em &ldquo;for&ccedil;ar uma amizade&rdquo;, isso acontece quando n&atilde;o somos reconhecidos pelos contatos e tentamos criar um v&iacute;nculo. Estamos falando de pessoas que nos conhecem, sabem do nosso trabalho, nosso valor pessoal e profissional, t&ecirc;m admira&ccedil;&atilde;o, mas por motivos j&aacute; citados, n&atilde;o damos aten&ccedil;&atilde;o e, pior, muitas vezes &ldquo;sumimos&rdquo;. </p><p>Muita gente busca desesperadamente investir em novos contatos, quando o caminho mais natural &eacute; valorizar o network que j&aacute; temos. Por&eacute;m mais uma vez &eacute; importante deixar claro, network &eacute; conseq&uuml;&ecirc;ncia. E o reconhecimento n&atilde;o vem da reaproxima&ccedil;&atilde;o, vem de algo natural que houve e h&aacute; entre voc&ecirc; e seus contatos. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Gerando leads e novos contatos </span><br />Em paralelo &agrave; reorganiza&ccedil;&atilde;o dos contatos atuais e a valoriza&ccedil;&atilde;o dos contatos com reconhecimento, para ser um bom networker &eacute; necess&aacute;rio saber gerar leads &ndash; novos contatos, novas pessoas para a sua rede. </p><p>H&aacute; duas formas para estabelecer novos e bons contatos: a primeira &eacute; a natural e a que efetivamente mais funciona, aproveitando sua exposi&ccedil;&atilde;o em v&aacute;rios campos de influ&ecirc;ncia j&aacute; existentes (empresa, escola, fam&iacute;lia, clube, vizinhan&ccedil;a etc.) &ndash; para isso a dica &eacute; simples: apresente-se e mantenha-se sempre prestativo, atencioso, comunicativo e amig&aacute;vel. Essas caracter&iacute;sticas cada pessoa tem em um n&iacute;vel; o importante &eacute; voc&ecirc; utiliz&aacute;-las respeitando seus limites, sem &ldquo;for&ccedil;ar&rdquo; algo que voc&ecirc; n&atilde;o &eacute;. Claro que com tempo podemos nos desenvolver e reduzir nossas limita&ccedil;&otilde;es; por&eacute;m, vale repetir: network &eacute; conseq&uuml;&ecirc;ncia. O uso inadequado o transformar&aacute; numa pessoa vista como &ldquo;chata&rdquo; e interesseira. </p><p>A outra forma de gerar leads &eacute; se expondo em novos &ldquo;campos de contato&rdquo;. Locais, eventos e reuni&otilde;es que n&atilde;o costuma freq&uuml;entar, mas que podem ser interessantes em fun&ccedil;&atilde;o do conhecimento adquirido, da possibilidade de novos neg&oacute;cios e da forma&ccedil;&atilde;o de novos contatos. Feiras de neg&oacute;cios possuem este objetivo. Associa&ccedil;&otilde;es e entidades de classe tamb&eacute;m t&ecirc;m isso como fun&ccedil;&atilde;o. </p><p>Eventos pertinentes &agrave; sua carreira s&atilde;o momentos importantes para novos contatos. O necess&aacute;rio em eventos corporativos &eacute; saber realizar esses leads. Para isso, a melhor forma &eacute; se manter sempre acess&iacute;vel e pr&oacute;ximo &agrave;s pessoas, tomando cuidado de n&atilde;o for&ccedil;ar situa&ccedil;&otilde;es e deixando espa&ccedil;o para a causalidade de um contato. Portanto quanto mais exposto melhor, mas sem exageros, respeitando seu modo de agir. </p><p>Enfim, pela empregabilidade, empreendedorismo e conhecimento, precisamos ser networkers. Precisamos nos expor, saber gerar leads, transform&aacute;-los em contatos com reconhecimento, progredindo para rede de relacionamentos movida &agrave; reputa&ccedil;&atilde;o e hist&oacute;rias comuns. Isso garantir&aacute; um amplo &ldquo;campo de influ&ecirc;ncia&rdquo;, que o premiar&aacute; com um grau maior de &ldquo;poder de influ&ecirc;ncia&rdquo; junto &agrave;s pessoas da rede. </p><p>Com a rede armada e estendida teremos em m&atilde;os uma grande vantagem competitiva, para voc&ecirc; e para seus contatos, pois o network s&oacute; se manter&aacute; s&oacute;lido se, al&eacute;m de receber oportunidades, voc&ecirc; e cada um da rede tamb&eacute;m souberem contribuir, doar e ajudar. Network &eacute; para todos!</p><p>* Marcelo Miyashita &eacute; consultor e palestrante da Miyashita Consulting. &Eacute; professor e leciona nas institui&ccedil;&otilde;es: Faculdade C&aacute;sper L&iacute;bero, Madia Marketing School, IMES, FGV EAESP GVpec, IBModa e UNIP. Conhe&ccedil;a seu trabalho em <a href="http://www.consultoriademarketing.com.br" target="_blank">www.consultoriademarketing.com.br</a>.</p>
Networking. Um quebra-cabeça para manter sua rede em dia
25 de abril de 2007