<p>O conceito de loja com produtos gr&aacute;tis para os consumidores e como fonte de pesquisa para a ind&uacute;stria chegou para ficar no Brasil. O sucesso pode ser medido pelos n&uacute;meros que a Sample Central exibe mesmo antes de abrir as portas, no dia 29 de junho, em S&atilde;o Paulo. A primeira franquia da rede internacional j&aacute; tem 16 mil pessoas cadastradas para experimentar 220 produtos que est&atilde;o nas prateleiras da loja. <br /> <br /> Nestl&eacute;, Kraft, Unilever, Danone, Avon, Sadia, Hypermarcas e Seara s&atilde;o as principais das cerca de 60 empresas que j&aacute; adeririam ao formato &ldquo;<a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/9,13899,lojas-com-produtos-gratis-chegam-ao-brasil.htm">tryvertising</a>&rdquo;, do ingl&ecirc;s try (teste) + vertising (advertisign, propaganda). H&aacute; desde caf&eacute; e ado&ccedil;ante at&eacute; um test drive com <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/5,14694,nissan-disponibiliza-carro-na-sample-central.htm">um carro da Nissan</a>, passando por chocolates, lasanha, desodorantes, cosm&eacute;ticos, camisinha, sopa, biscoito e sab&atilde;o em p&oacute;.<br /> <br /> O que estas marcas buscam &eacute; testar seus produtos de forma r&aacute;pida e eficiente, o&nbsp;que vai de uma embalagem diferente at&eacute; um novo sabor. &Eacute; um modelo de sampling inovador porque, ao inv&eacute;s de simplesmente distribuir o produto, a ind&uacute;stria consegue saber exatamente o perfil de quem experimentou e se gostou ou n&atilde;o, uma vez que o consumidor cadastrado na Sample Central responde a uma pesquisa. Isso, com cerca de 500 amostras reais. Bem diferente de a&ccedil;&otilde;es tradicionais que chegam a distribuir at&eacute; um milh&atilde;o de produtos e que demandam uma pesquisa maior sem a certeza de que a pessoa experimentou o produto.<br /> <br /> <strong>Experimenta&ccedil;&atilde;o &eacute; seguida de compra</strong><br /> O projeto est&aacute; sendo encarado como uma nova ferramenta dentro do mix de Marketing de algumas empresas. &ldquo;O consumidor pode dar a sua opini&atilde;o a partir de uma experi&ecirc;ncia igual a de compra&rdquo;, aponta Jo&atilde;o Pedro&nbsp; Borges, Gerente-Geral da Sample Central Brasil. &ldquo;Teremos aqui uma vis&atilde;o real de experi&ecirc;ncia de compra e de consumo&rdquo;,&nbsp; diz Celso Loducca, um dos s&oacute;cio da franquia brasileira. &ldquo;Um dos focos principais &eacute; saber o quanto o produto gera interesse&rdquo;, completa Nelson Marangoni , CEO do IBOPE Intelig&ecirc;ncia. <br /> <br /> Para al&eacute;m da experimenta&ccedil;&atilde;o, o modelo tamb&eacute;m &eacute; pr&oacute;prio para que as marcas conquistem novos consumidores. &ldquo;Setenta e seis por cento das pessoas que participam v&atilde;o ao varejo e compram os produtos que experimentaram&rdquo;, afirma Antony James, fundador e presidente Global da Sample Central. A loja &eacute; um grande laborat&oacute;rio. Servi&ccedil;os tamb&eacute;m est&atilde;o sendo projetados para serem experimentados, como o Orby da Telef&ocirc;nica, uma linha telef&ocirc;nica voip com um dispositivo semelhante a um telefone touchscreen com aplicativos diversos.<br /> <br /> Outra possibilidade &eacute; o teste de a&ccedil;&otilde;es no ponto-de-venda. &ldquo;Qualquer ag&ecirc;ncia e qualquer marca pode desenvolver e avaliar aqui materiais de merchandising, embalagem e abordagem, pois simulamos um varejo tamb&eacute;m&rdquo;, ressalta Fernando Figueiredo, Presidente da Bullet, outra empresa s&oacute;cia da Sample Central Brasil, animado com o projeto. &ldquo;O estoque est&aacute; abarrotado de produtos e j&aacute; tem at&eacute; fila de espera&rdquo;, ressalta. <br /> <br /> <strong>Metas superlativas</strong><br /> De fato, h&aacute; 20 empresas aguardando para terem seus produtos experimentados e avaliados. Muitas das metas para o primeiro ano j&aacute; foram batidas e a expectativa de abrir mais uma loja ainda este ano &eacute; grande. O plano de ter cinco lojas em cinco anos, com um investimento de R$ 4 milh&otilde;es no primeiro ano de opera&ccedil;&atilde;o, tem grande possibilidade de ser revisto para cima. Outro passo que ainda n&atilde;o est&aacute; definido &eacute; o monitoramento da loja com c&acirc;meras que gravam a rea&ccedil;&atilde;o do comprador no ponto-de-venda.<br /> <br /> O Marketing Digital e Viral &eacute; a grande aposta da Sample Central Brasil para conquistar &ldquo;clientes&rdquo; que pagam uma anuidade de R$ 15,00 para ter acesso aos produtos. Para a inaugura&ccedil;&atilde;o s&atilde;o esperadas cerca de tr&ecirc;s mil pessoas que j&aacute; agendaram sua visita&nbsp;&agrave; loja. O perfil &eacute; o mais amplo poss&iacute;vel, com pessoas a partir de 15 anos, das classes ABC, representantes de mais de 70% do poder de consumo do Brasil. Se depender dos n&uacute;meros iniciais, a opera&ccedil;&atilde;o brasileira tem tudo para chegar, em pouco tempo, ao n&uacute;mero de associados que tem T&oacute;kio, a primeira unidade da rede, com 1,7 milh&otilde;es de pessoas em quatro anos.</p> <p style="text-align: center"><strong>Entre na Sample Central Brasil com Fernando Figueiredo, da Bullet.</strong><br /> <object width="425" height="344"> <param value="http://www.twitvid.com/player/FUSXL" name="movie" /> <param value="always" name="allowscriptaccess" /> <param value="true" name="allowFullScreen" /><embed width="425" height="344" wmode="transparent" allowfullscreen="true" allownetworking="all" allowscriptaccess="always" quality="high" src="http://www.twitvid.com/player/FUSXL" type="application/x-shockwave-flash"></embed></object></p>
Nestlé, Kraft, Unilever, Danone, Avon e Sadia aderem a sampling inovador
23 de junho de 2010
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