<p>Por Roberto Guarnieri*<br /> <br /> A implementa&ccedil;&atilde;o de uma ideia inovadora surge quase sempre com um status de Revolu&ccedil;&atilde;o. Sabemos que revolu&ccedil;&otilde;es geralmente rompem com o passado e tem por objetivo recriar o presente e o futuro &ndash; elas s&atilde;o a ponta do iceberg de algo muito maior e de longo prazo: &ldquo;A Evolu&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br /> <br /> Cada revolu&ccedil;&atilde;o na comunica&ccedil;&atilde;o e na publicidade sempre surge com tanta for&ccedil;a que parece querer destruir as m&iacute;dias anteriores. Mas, o fato &eacute; que cada m&iacute;dia emergente faz com que a comunica&ccedil;&atilde;o e a publicidade cres&ccedil;am ainda mais. Assim como o r&aacute;dio n&atilde;o destruiu os jornais impressos, a televis&atilde;o n&atilde;o destruiu o cinema e os meios digitais n&atilde;o destru&iacute;ram as m&iacute;dias anteriores.<br /> <br /> A Era P&oacute;s Digital na publicidade iniciou-se assim que o mundo percebeu que as m&iacute;dias digitais &ndash; principalmente a Web &ndash; atingiram um n&iacute;vel de maturidade e escala consider&aacute;veis. Eu arriscaria a datar seu in&iacute;cio no final de 2006. Esta nova Era n&atilde;o dever&aacute; destruir os meios anteriores, pois esses meios est&atilde;o se adaptando a realidade econ&ocirc;mica do mercado. Um exemplo dessa adapta&ccedil;&atilde;o &eacute; a supera&ccedil;&atilde;o do formato dos jornais impressos, que come&ccedil;am a estruturar sua exist&ecirc;ncia no meio digital, objetivando um aumento no seu alcance e influ&ecirc;ncia.<br /> <br /> No caso da publicidade, cada revolu&ccedil;&atilde;o gerou uma evolu&ccedil;&atilde;o. Hoje, 95 % do conte&uacute;do mundial est&aacute; digitalizado. Mais de tr&ecirc;s bilh&otilde;es da popula&ccedil;&atilde;o mundial t&ecirc;m, no m&iacute;nimo, um telefone celular e mais de 824 milh&otilde;es acessam a internet &ndash;, n&uacute;meros que comprovam o fato de que j&aacute; estamos vivendo na Era P&oacute;s Digital.<br /> <br /> Hoje o consumidor tem acesso r&aacute;pido a qualquer informa&ccedil;&atilde;o que esteja dispon&iacute;vel no mundo digital e atingir cada um desses consumidores &eacute; o trabalho da Nanopublicidade. <br /> <br /> A &ldquo;Nano&rdquo;, como a apelido, permite identificar pequenos grupos de consumidores, que chamo de &ldquo;Nanonichos&rdquo;, e realizar uma comunica&ccedil;&atilde;o orientada a individualiza&ccedil;&atilde;o das necessidades de cada grupo, ao mesmo tempo em que permite atingir uma grande escala de consumidores por meio da soma dos diversos grupos. <br /> <br /> Isto &eacute; poss&iacute;vel gra&ccedil;as a estudos que fiz sobre a integra&ccedil;&atilde;o das disciplinas da publicidade com as disciplinas tecnol&oacute;gicas, como Data Mining, Clusteriza&ccedil;&atilde;o e com outras disciplinas, como o Etnomarketing. Quando criei o termo Nanopublicidade, fui influenciado pelo trabalho de publicidade que realizei nos &uacute;ltimos anos junto com meus colaboradores do A1 Group. <br /> <br /> Sabemos que o sucesso de cada investimento publicit&aacute;rio &eacute; o resultado que ele produz, ou seja, o ROI (Return on Investment), onde todo o dinheiro investido dever&aacute; garantir um dinheiro + X para os anunciantes.<br /> <br /> Isto n&atilde;o mudou, por&eacute;m uma das principais vantagens da Nanopublicidade &eacute; a precis&atilde;o, pois &eacute; uma metodologia que permite atingir um ou mais consumidores com o m&iacute;nimo de desperd&iacute;cio em investimento financeiro, esfor&ccedil;o e tempo. <br /> <br /> N&atilde;o se preocupe em jogar fora os primeiros livros do Kotler ou esquecer tudo o que voc&ecirc; aprendeu sobre propaganda e marketing. &Eacute; saud&aacute;vel perceber a Nanopublicidade como mais uma ferramenta de comunica&ccedil;&atilde;o, uma revolu&ccedil;&atilde;o da Era P&oacute;s Digital.<br /> <br /> * Roberto Guarnieri &eacute; Chairman Global &amp; CEO do <a href="http://www.a1.com.br" target="_blank">A1 Group</a>. Blog: <a href="http://www.nanopublicidade.com.br" target="_blank">www.nanopublicidade.com.br</a> Email: <a href="javascript:location.href='mailto:'+String.fromCharCode(114,111,98,101,114,116,111,46,103,117,97,114,110,105,101,114,105,64,97,49,45,103,114,46,99,111,109)+'?'">[email protected]</a></p>
Nanopublicidade: A Revolução na Era Pós Digital
29 de junho de 2010