Mundo do Marketing mostra o que o consumidor quer do Varejo
Terceira reportagem do especial ?O que o consumidor quer? mostra o que as pessoas desejam quando estão no ponto de venda. Especialistas ouvidos pelo site respondem
Por Redação - 14/02/2007 Reportagens
<p><strong>Mundo do Marketing mostra o que o consumidor quer do Varejo</strong></p><p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:bruno@mundodomarketing.com.br">bruno@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Quando o assunto &eacute; ponto de venda, o consumidor sabe o que quer encontrar. O fato de 81% das pessoas escolherem o que v&atilde;o comprar diante da vitrine, ou da g&ocirc;ndola, contribui para que este momento seja um dos mais importantes da cadeia produtiva. Nesta hora, eles desejam facilidade, comodidade, conveni&ecirc;ncia, diferencia&ccedil;&atilde;o e bom atendimento. </p><p>A cada dia, mais pessoas s&atilde;o inseridas no mercado de consumo e as op&ccedil;&otilde;es de compra s&atilde;o cada vez mais amplas, embora ainda esteja distante de outros pa&iacute;ses onde o consumidor tem mais escolhas e &eacute; mais exigente. No Brasil, segundo Nuno Fouto, Coordenador do Provar/Fia – Programa de Administra&ccedil;&atilde;o de Varejo da Funda&ccedil;&atilde;o Instituto de Administra&ccedil;&atilde;o -, o cliente ainda espera pouco dos servi&ccedil;os e do varejo, pois o hist&oacute;rico de mau atendimento e de falta de op&ccedil;&otilde;es ainda s&atilde;o marcantes. </p><p>Mesmo assim, este cen&aacute;rio est&aacute; mudando. &ldquo;Hoje ele tem condi&ccedil;&otilde;es de analisar melhor o benef&iacute;cio e espera por um custo mais baixo, uma oferta exclusiva e com um pre&ccedil;o mais acess&iacute;vel&rdquo;, afirma o professor da FIA em entrevista ao Mundo do Marketing. Para muitos, sobretudo para as classes C, D e E, maior parte do ex&eacute;rcito consumista brasileiro, o pre&ccedil;o e o acesso aos bens ainda &eacute; determinante.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Cliente deixa a loja por mau atendimento<br /></span>Para os consumidores de alto padr&atilde;o, no entanto, sair da loja com a sensa&ccedil;&atilde;o de bom atendimento &eacute; fundamental. &ldquo;Estudos revelam que quase 1/3 dos clientes se retiram de uma loja por mau atendimento dos vendedores. Nestes casos, eles n&atilde;o chegam a verificar os produtos e nem os pre&ccedil;os que o varejista oferece&rdquo;, aponta Alexandre Luzzi, especialista em varejo e autor do livro Marketing de Varejo (Editora Atlas). </p><p>Seja qual for o perfil do consumidor, ele quer facilidade na hora da compra. Quer a cor de sua prefer&ecirc;ncia, o seu tamanho e a condi&ccedil;&atilde;o de pagamento que caiba no bolso dele. &ldquo;Na loja da Apple tem ambientes para todos os tipos de pessoas&rdquo;, diz Val&eacute;ria Rodrigues, Diretora de consumo e varejo da TNS Interscience. &ldquo;As facilidades que querem na hora de comprar s&atilde;o aquelas que atendem as suas necessidades espec&iacute;ficas&rdquo;, completa Alexandre Luzzi em entrevista ao site.</p><p>A correria contempor&acirc;nea contra o tempo tamb&eacute;m &eacute; um fator que influencia no ponto de venda. H&aacute; clientes que buscam um atendimento afetivo, j&aacute; outros, mais racionais, preferem ser atendidos de forma r&aacute;pida e eficiente. &ldquo;A pressa &eacute; relativa&rdquo;, adverte Mauro Pacanowsk, especialista em varejo e Professor da ESPM-Rio. &ldquo;Se o consumidor for bem atendido ele passa mais tempo na loja. Mas isso depende do vendedor, que tem que fazer perguntas para saber quais s&atilde;o suas necessidades&rdquo;, pontua Pacanowsk. &ldquo;Muitas vezes o lojista oferece uma geladeira de 500 litros para uma pessoa solteira e s&oacute; se preocupa em informar as condi&ccedil;&otilde;es de pagamento&rdquo;, diz o professor ao site.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Atender a demandas reprimidas e latentes</span><br />O consumidor tem necessidades e desejos que nem mesmo ele sabe que podem ser supridas de diversas maneiras, informa Nuno Fouto, do Provar/Fia. Por isso, promover uma experi&ecirc;ncia no local de compra ajuda na decis&atilde;o do consumidor. &ldquo;O Fen&ocirc;meno Zara &eacute; isso&rdquo;, aponta o especilista. &ldquo;Eles captam rapidamente o que o consumidor quer, colocam na vitrine mais r&aacute;pido ainda e a um custo menor para o cliente&rdquo;, exemplifica Fouto. &ldquo;Ainda h&aacute; muitas demandas reprimidas. O consumidor quer coisas novas e pagar pelo custo&ndash;beneficio&rdquo;, adiciona Mauro Pacanowsk, da ESPM.</p><p>Surpreender os clientes n&atilde;o requer altos investimento, assegura Alexandre Luzzi. &ldquo;Enquanto alguns consumidores de pa&iacute;ses desenvolvidos valorizam e s&atilde;o encantados com aspectos tecnol&oacute;gicos dos produtos, nossos consumidores se encantam com o carinho e aten&ccedil;&atilde;o que recebem&rdquo;, conta Luzzi. &ldquo;Somos movidos a emo&ccedil;&atilde;o. Surpreende seus clientes aqueles que realmente os tratam com carinho. Muitos varejistas concordam com isto, mas na pr&aacute;tica atendem muito friamente a sua clientela e n&atilde;o demonstram envolvimento de seus vendedores. O importante &eacute; agir e n&atilde;o apenas teorizar&rdquo;, enfatiza. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Especial &quot;O que o consumidor quer&quot;</span><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=392" target="_blank">Relacionamento &eacute; a Base</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=405" target="_blank">Pre&ccedil;o, qualidade e identifica&ccedil;&atilde;o com os Produtos</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=437" target="_blank">Personaliza&ccedil;&atilde;o e interatividade na Internet</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=449" target="_blank">Marca, um amigo com personalidade</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.provar.org" target="_blank">www.provar.org</a><br /><a href="http://www.interscience.com.br" target="_blank">www.interscience.com.br</a><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a></p>