<p><strong>Mulheres conquistam espa&ccedil;o nas estrat&eacute;gias de marketing<br /><br /></strong>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>Todas as conquistas femininas no &uacute;ltimo s&eacute;culo n&atilde;o foram em v&atilde;o. As mulheres conquistaram espa&ccedil;o no mercado de trabalho, independ&ecirc;ncia no lar e import&acirc;ncia incontest&aacute;vel na hora da compra. Muitas empresas investem no p&uacute;blico feminino e se destacam ao desvendar alguns dos segredos que motivam o comportamento e as motiva&ccedil;&otilde;es deste segmento.</p><p>Adquirir responsabilidades como as compras para a fam&iacute;lia transformou o p&uacute;blico feminino em &ldquo;compradoras profissionais&rdquo;. Elas chegaram a este patamar em quase todos os segmentos: aliment&iacute;cio, vestu&aacute;rio, m&oacute;veis, eletrodom&eacute;sticos e muitos outros. Os &uacute;nicos em que os homens se saem melhor s&atilde;o os que requerem conhecimentos t&eacute;cnicos, como eletr&ocirc;nicos, material de constru&ccedil;&atilde;o, entre outros. No entanto, elas opinam na compra, como &eacute; o caso dos carros. &ldquo;Ela &eacute; como uma leoa em busca das melhores oportunidades&rdquo;, garante S&ocirc;nia Bittar, Diretora da &aacute;rea Shopper Understanding, da Ipsos, em entrevista ao site.</p><p>Familiarizada com o estudo do comportamento feminino, S&ocirc;nia conta que caracter&iacute;sticas como o conhecimento do produto e o desapego &agrave; marca fazem com que as mulheres se destaquem em rela&ccedil;&atilde;o aos homens e se exponham mais ao mercado, o que resultou na id&eacute;ia do senso comum de que elas s&atilde;o impulsivas. No entanto, a mulher possui caracter&iacute;sticas que refutam a id&eacute;ia comum de impulso j&aacute; que se at&eacute;m a detalhes na hora da compra e a quest&otilde;es subjetivas. &ldquo;As mulheres consomem mais, mas n&atilde;o significa que compram por impulso&rdquo;, afirma o especialista em comportamento de compra feminino Arnaldo Rabelo em entrevista ao Mundo do Marketing.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Para conquistar o p&uacute;blico feminino</span><br />A subjetividade da representa&ccedil;&atilde;o do consumo no ato de compra &eacute; um dos muitos segredos femininos. Andiara Petterle, pesquisadora do comportamento feminino e Diretora Executiva do site de variedades Bolsa de Mulher, explica que elas se preocupam mais com o sentido do grupo de objetos e a inser&ccedil;&atilde;o num contexto social. A busca pela harmonia demonstra prefer&ecirc;ncias homog&ecirc;neas na combina&ccedil;&atilde;o de artigos e tamb&eacute;m a preocupa&ccedil;&atilde;o com o outro.&nbsp; Portanto, campanhas que exploram a linguagem visual e investem no valor e imagem de um produto s&atilde;o bem-sucedidas.</p><p>Quest&otilde;es como a aten&ccedil;&atilde;o aos relacionamentos ou uma &ecirc;nfase mais emocional, assim como o poder de cuidar de m&uacute;ltiplas tarefas ao mesmo tempo s&atilde;o caracter&iacute;sticas valorizadas pelo p&uacute;blico feminino. Do mesmo modo, o desenvolvimento de produtos e servi&ccedil;os que envolvem a opini&atilde;o das mulheres alcan&ccedil;am melhores resultados. &ldquo;As empresas n&atilde;o podem se&nbsp;comunicar de uma forma fria, mas buscar estabelecer relacionamentos&rdquo;, conclui Arnaldo Rabelo ao citar casos de sucesso como Dove e Loreal.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.ipsos.com.br" target="_blank">www.ipsos.com.br</a><br /><a href="http://www.bolsademulher.com.br" target="_blank">www.bolsademulher.com.br</a><br /><a href="http://www.arnaldorabelo.com.br" target="_blank">www.arnaldorabelo.com.br</a></p>
Mulheres conquistam espaço nas estratégias de marketing
8 de março de 2007