<p><strong>Mudan&ccedil;as na marca, no logo, no nome, e voc&ecirc;… o &uacute;ltimo a saber!</strong></p><p>Por Augusto Nascimento*</p><p>Todos os jornais divulgaram que a Companhia Vale do Rio Doce est&aacute; fazendo a mudan&ccedil;a de seu nome e de seu logotipo.&nbsp; A not&iacute;cia chega a dizer que, em breve, o Brasil e o mundo se surpreender&atilde;o com a nova marca e o novo nome. Como consultor de branding, n&atilde;o recomendaria conduzir a a&ccedil;&atilde;o desse modo para nenhuma empresa, muito menos para uma corpora&ccedil;&atilde;o que tem o porte e a import&acirc;ncia da Vale para uma grande quantidade de p&uacute;blicos diferentes.&nbsp; </p><p>A regra n&uacute;mero um de branding e public relations &eacute; simples: n&atilde;o fa&ccedil;a mudan&ccedil;as sem envolver seus p&uacute;blicos vitais, especialmente para contar com seu apoio e evitar ter que enfrentar oposi&ccedil;&otilde;es. Onde h&aacute; gente vai haver opini&otilde;es e pode haver diverg&ecirc;ncia. E as diverg&ecirc;ncias, quando mal conduzidas, geram oposi&ccedil;&otilde;es fortes. </p><p>N&atilde;o &eacute; preciso pensar muito nem ir longe para nos lembrarmos de quando a Petrobras tentou mudar seu nome e seu logotipo. Ela se chamaria Petrobrax. A imprensa noticiou e muitas vozes se voltaram contra o projeto. No final, ele foi abortado, depois de muito questionamento na imprensa e de muita tens&atilde;o dentro da pr&oacute;pria Petrobras. </p><p>N&atilde;o &eacute; f&aacute;cil mudar o nome e a marca de uma grande companhia sem perdas, mas isso pode ser feito com alguns cuidados. Entre eles, incluir os funcion&aacute;rios nos processos de mudan&ccedil;a, de modo que eles sintam-se os pr&oacute;prios donos da mudan&ccedil;a ao inv&eacute;s de rejeitarem-na. </p><p>Certamente deve haver boas raz&otilde;es internas para essa mudan&ccedil;a, n&atilde;o tenho d&uacute;vida disso. Talvez facilitar o nome para captar recursos no mercado acion&aacute;rio mundial, ou algo assim. Mas, de qualquer modo, os funcion&aacute;rios v&atilde;o sentir muito e em seu emocional a sensa&ccedil;&atilde;o ser&aacute; de trai&ccedil;&atilde;o e de falta de considera&ccedil;&atilde;o por parte da diretoria. </p><p>As diretorias das empresas e seus setores de comunica&ccedil;&atilde;o e marketing corporativos parecem ter muita dificuldade de entenderem que, simbolicamente, os empregados e suas fam&iacute;lias sentem-se propriet&aacute;rias da marca das empresas onde trabalham. Eles t&ecirc;m orgulho disso e ficam inseguros quando lhes tiram sem nenhuma consulta, sem nenhum envolvimento. </p><p>Muitas empresas tentam justificar a aus&ecirc;ncia de discuss&atilde;o e envolvimento nesses temas, argumentando a necessidade de sigilo em rela&ccedil;&atilde;o aos competidores, mas &eacute; uma explica&ccedil;&atilde;o fr&aacute;gil, j&aacute; que a not&iacute;cia sempre se espalha pela imprensa e &eacute; noticiada aqui e ali, formando um grande eco e at&eacute; mesmo boataria. </p><p>De fato, os departamentos respons&aacute;veis j&aacute; deveriam ter entendido que n&atilde;o h&aacute; segredos empresariais nesse s&eacute;culo e que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel manter a satisfa&ccedil;&atilde;o interna quando o mercado fica sabendo do que ocorre na empresa atrav&eacute;s dos jornais, sem ter tido antes uma pr&eacute;via. A sensa&ccedil;&atilde;o &eacute; de estar sendo passado para tr&aacute;s, sendo deixado de lado, devido a pouca import&acirc;ncia a que a empresa parece atribuir ao seu pr&oacute;prio pessoal. </p><p>E voc&ecirc;, como se sentiria se sua empresa mudasse o nome, a marca, o logo &ndash; enfim toda a simbologia b&aacute;sica que tem mantido boa parte de identidade interna durante anos e anos &ndash; e voc&ecirc; fosse o &uacute;ltimo a saber? </p><p>* Augusto Nascimento &eacute; consultor de Branding da BBN BRASIL e autor do livro Os 4 Es de Marketing e Branding. Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.bbnbrasil.com.br" target="_blank">www.bbnbrasil.com.br</a></p>
Mudanças na marca, no logo, no nome, e você… o último a saber!
30 de outubro de 2007