Moda da vez? Beach Tennis tem grande potencial de negócio para as marcas Bruno Mello 10 de junho de 2024

Moda da vez? Beach Tennis tem grande potencial de negócio para as marcas

         

Pesquisa mostra que esporte ainda é um mercado a ser explorado para as marcas de produtos esportivo, mas com caminhos interessantes para diversos segmentos

Moda da vez? Beach Tennis tem grande potencial de negócio para as marcas
Publicidade

Todos os anos, o mercado vê estourar repentinamente um comportamento de consumo: das paletas mexicanas, pokes, livros de colorir e frozen yogurt foram alguns deles. Nos últimos anos, o beach tennis vem ganhando espaço, sendo a mais nova febre entre os brasileiros. Criada na Itália no final da década de 1980, a modalidade mistura tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Segundo a H2R Insights & Trends, o esporte tem um forte apelo comercial e grandes oportunidades para as marcas.

Em parceria com a Graux, a empresa realizou o Panorama de Hábitos no Beach Tennis, uma pesquisa quantitativa feita com o público presente na Superliga de Beach Tennis, evento promovido em São Paulo. Para os entrevistados, o beach tennis é, essencialmente, um hobby, um estilo de vida. Ou seja, o esporte não é moda.

Rubens Hannun, CEO da H2R, analisa que a popularização rápida da modalidade teve reflexos na paisagem e na agenda de São Paulo. Além da grande quantidade de arenas, inúmeros torneios foram criados – a maioria ainda é amador, mas a adesão é grande, com 89% dos entrevistados já tendo participado de pelo menos um deles.

Confira os insights da pesquisa:

Presença nas mídias digitais

Publicidade

Os praticantes de Beach Tennis são usuários frequentes de redes sociais. Mais de 70% dos entrevistados consideram importante ou muito importante ter fotos e vídeos deles jogando o torneio, independentemente do motivo. Pode-se considerar o Beach Tennis como um esporte que, além de contribuir para a socialização no mundo real, é importante para a autoimagem das pessoas. Um lifestyle que é refletido em suas postagens nas redes sociais.

Oportunidade de negócio

O beach tennis ainda é um mercado a ser explorado para as marcas de produtos esportivos. Além da necessidade da compra de raquetes e bolas, é um esporte em que as pessoas precisam estar devidamente trajadas. Por exemplo, cerca de metade dos entrevistados que jogam beach tennis sabe o que é Fit Wear, ou seja, roupas especiais para a prática de esportes. Dessas pessoas, quase 70% dizem comprar roupas nesse estilo. Sendo assim, além das raquetes e das bolas é possível enxergar uma valorização do setor de roupas especiais para a prática do esporte.

Público informado e exigente

O estudo percebeu que os praticantes do esporte são bem-informados e preocupados em ter bom desempenho em quadra. Para 92% dos entrevistados que praticam a modalidade, a raquete impacta na performance do jogador nas partidas. Sendo assim, entre os atributos considerados ao comprar uma raquete, é possível destacar tipo/qualidade do material, peso, espessura, quantidade de furos, potência e superfície. Com relação a preço, esse é um item que aparece somente em quarto lugar, ou seja, não tem relevância tão significativa na decisão de compra.

Rubens Hannun aponta que o mercado de Beach Tennis conta com vastas oportunidades para diversos setores atuarem, como vestuário e acessórios/equipamentos esportivos, lojas, restaurantes, bares, eventos, aluguel de espaço, entre outros. Segundo o executivo, as possibilidades são amplas e podem engajar tanto as pessoas que jogam quanto as que não jogam. “Mesmo que não haja um interesse no esporte, a pessoa ainda pode se envolver de outras formas dentro de eventos como a Superliga”, afirma

Segundo ele, tudo indica que o beach tennis ainda está em uma curva de crescimento, se expandindo para além de produtos especiais e torneios amadores. “Há um manancial interessante para marcas esportivas ou empresas que podem ter na prática um bom caminho para negócios”, conclui o CEO da H2R.

Leia também: Ativações em eventos esportivos estão ligadas à felicidade dos atletas, aponta pesquisa

Clube Mundo do Marketing


Publicidade