<p><strong>Mobile Marketing em expans&atilde;o</strong> </p><p>Por Rodrigo Braga* </p><p>Voc&ecirc; conhece algu&eacute;m de 18 a 40 anos que n&atilde;o possui um aparelho celular? Certamente a resposta &eacute; n&atilde;o. E j&aacute; percebeu como as pessoas est&atilde;o dependentes do aparelho? Levam para todo lugar e muitos usam como rel&oacute;gio, despertador, agenda, gravador de voz e at&eacute; b&uacute;ssola. Sem d&uacute;vida, o canal de telefonia m&oacute;vel deixou h&aacute; alguns anos de ser um item de luxo, hoje &eacute; uma necessidade, tanto de entretenimento quanto voltada aos neg&oacute;cios.</p><p>Imagine uma empresa impactar seu p&uacute;blico alvo em um canal t&atilde;o individual e interativo? &Eacute; poss&iacute;vel, atrav&eacute;s do mobile marketing, uma ferramenta de comunica&ccedil;&atilde;o &aacute;gil, din&acirc;mica e econ&ocirc;mica que t&ecirc;m sido alvo das ag&ecirc;ncias para fortalecer e agregar valor para as empresas.<br />&nbsp;<br />Atualmente, um dos mercados mais aquecidos &eacute; o de mobile marketing, que cresce na mesma propor&ccedil;&atilde;o do consumo de aparelhos celulares. No Brasil, o uso de celulares bate recorde anualmente, e hoje totalizamos mais de 112 milh&otilde;es de usu&aacute;rios. Para exemplificar o que isto significa, imagine que ainda n&atilde;o chegamos a ter 70 milh&otilde;es de televisores.</p><p>No ranking por pa&iacute;ses, ocupamos o quinto lugar; a China &eacute; primeira colocada, com 461 milh&otilde;es, seguida dos Estados Unidos (233 milh&otilde;es), da R&uacute;ssia (152 milh&otilde;es) e da &Iacute;ndia (149 milh&otilde;es). Tal representatividade impulsiona as empresas a investirem neste eficiente canal de comunica&ccedil;&atilde;o. Estamos falando de um aparelho multim&iacute;dia de aproximadamente 100 gramas, ligado 24hs por dia, sempre ao alcance de nossas m&atilde;os.</p><p>Segundo a Mobile Marketing Association, os investimentos em publicidade no celular devem chegar U$$ 55 Bilh&otilde;es at&eacute; 2011. &Eacute; necess&aacute;rio criar consci&ecirc;ncia a respeito do crescimento deste mercado, que se caracteriza como uma grande oportunidade de otimizar a capacidade de estrat&eacute;gias de a&ccedil;&otilde;es das empresas. Uma pesquisa realizada pela Opera Telecom informa que a taxa de sucesso do Mobile Marketing chega a 25% contra 1,5% dos meios convencionais de marketing, ou seja, esta ferramenta prova ser eficaz, e a tend&ecirc;ncia &eacute; que mais empresas e ag&ecirc;ncias desenvolvam aplicativos e campanhas para o celular.</p><p>Para que a comunica&ccedil;&atilde;o seja realizada de forma correta, &eacute; preciso que o consumidor permita o envio e recebimento de mensagens em seu celular. As campanhas de mobile marketing podem ser divididas em dois modelos: passivo e ativo. O modelo passivo consiste quando o consumidor inicia a comunica&ccedil;&atilde;o sem receber nenhum tipo de mensagem para isso, enviando apenas o comando &ldquo;participar&rdquo;. O modelo ativo &eacute; utilizado em campanhas corporativas. Neste caso, j&aacute; existe uma pr&eacute;via autoriza&ccedil;&atilde;o para a comunica&ccedil;&atilde;o via mensagens de texto. Alguns bancos atuam desta forma e utilizam a tecnologia m&oacute;vel para interagir com seus funcion&aacute;rios.</p><p>A mobilidade promete ser a tend&ecirc;ncia do futuro, pois permite que o indiv&iacute;duo se comunique a qualquer momento, de qualquer lugar. As a&ccedil;&otilde;es de marketing pelo celular n&atilde;o se limitam a divulga&ccedil;&atilde;o da marca, muitas campanhas de Mobile Marketing bem sucedidas usam o celular como ferramenta para interagir com o consumidor. Portanto, o celular deve ser visto de duas formas: como ferramenta de divulga&ccedil;&atilde;o e como forma interativa. &Eacute; o futuro da comunica&ccedil;&atilde;o! Com isso percebemos as mudan&ccedil;as nas campanhas. Por se tratar de uma inova&ccedil;&atilde;o eficaz, as ag&ecirc;ncias ir&atilde;o oferecer o mobile marketing cada vez mais aos clientes, expondo todos os benef&iacute;cios que a tecnologia oferece.</p><p>Sem d&uacute;vida, &eacute; uma ferramenta de incr&iacute;vel penetra&ccedil;&atilde;o, totalmente interativa e flex&iacute;vel! Em breve veremos muitas campanhas envolvendo o celular, pois a busca pela inova&ccedil;&atilde;o, atrair&aacute; os olhares para o mercado. Para que as futuras campanhas sejam um sucesso, precisam seguir tr&ecirc;s princ&iacute;pios: permiss&atilde;o, conte&uacute;do inteligente e interatividade com o consumidor.</p><p>* Rodrigo Braga, Diretor comercial da Peopleway Tecnologia, &eacute; formado em Tecnologia e possui mais de 10 anos de experi&ecirc;ncia em telecomunica&ccedil;&otilde;es. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.peopleway.com.br" target="_blank">www.peopleway.com.br</a></p>
Mobile Marketing em expansão
6 de dezembro de 2007