Meus compromissos de e-mail marketing para 2008 21 de fevereiro de 2008

Meus compromissos de e-mail marketing para 2008

         

Meus compromissos de e-mail marketing para 2008

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<p><strong>Meus compromissos de e-mail marketing para 2008</strong></p><p>Por Fabio Nunes*</p><p>Apesar do acelerado mundo dos negócios exigir inovação durante todos os dias do ano, a virada de ano simboliza um momento de renovação. No começo do ano buscamos refletir, profissional e pessoalmente, quais foram os movimentos que acertamos no ano anterior, o que poderíamos ter feito diferente, quais os objetivos e metas para o ano que vem pela frente. Aproveitando esse momento de inspiração, juntamos algumas idéias para que você possa traçar planos para suas campanhas de e-mail marketing em 2008.</p><p><strong>Comece pela base<br /></strong>Se você ainda não iniciou atividades para construção de uma boa base de contatos, essa deve ser sua missão número um! Se você já tem alguns contatos, aproveite a oportunidade para trabalhar a expansão e enriquecimento. Sempre que possível ofereça uma forma fácil para que o usuário se cadastre para receber suas mensagens, disponibilize recursos do tipo “enviar para um amigo”, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo etc), colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up agradecendo o cadastramento), promova seu boletim em páginas de conteúdo próprio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar. </p><p><strong>Faça um calendário das ações do ano</strong><br />Com tanta correria no dia-a-dia, às vezes é difícil falar em planejamento, mas este ano dedique algumas horas a isso. Pegue um calendário e marque as datas consideradas importantes para seu negócio, pense como será a abordagem com seu público e trace metas. Além das datas comemorativas, anote também as datas de suas newsletters periódicas (boletim mensal, newsletter de promoção semanal). </p><p><strong>Dê uma cara nova para seus e-mails</strong><br />Aproveite sua energia extra para dar uma "reformada" nas peças que você envia, troque o template, mude as cores, troque as imagens, reposicione o conteúdo. Faça o que for preciso para seus clientes perceberem que sua newsletter está de cara nova. E quando ela realmente estiver, faça marketing em cima disso, em suas primeiras ações divulgue "Confira nossa nova newsletter!", você verá que seus resultados irão mudar </p><p><strong>Explore ao máximo seu Site</strong><br />Aproveite a flexibilidade e alcance mundial de seu Site para enriqueces suas ações de e-mail marketing. Divulgue sua newsletter em várias páginas do Site, e não apenas na página principal. Explore recursos multimídia (vídeos, áudio, imagens grandes) na web e não no corpo do e-mail. </p><p><strong>Explore a inteligência do Webanalytics<br /></strong>Com a maior adoção de ferramentas de webanalytics e integração com ferramentas de e-mail marketing, muita inteligência pode ser extraída. Aproveite esse diferencial. Envie as páginas mais visitadas do Site para os leitores de suas newsletters, descubra qual conteúdo do Site atrai mais os assinantes de seus boletins, defina metas de conversão no Site para campanhas de e-mail marketing. </p><p><strong>Mensure os resultados</strong><br />Já é comum encontrarmos profissionais que acompanham taxas de clique e abertura de e-mails. Leve a mensuração de resultados um nível acima, liste em uma planilha todas as campanhas enviadas, o tempo e recursos dedicados a ela, registre as táticas utilizadas, os custos associados e sempre que possível, os resultados obtidos. Com essas informações será muito mais fácil calcular o retorno sobre o investimento. </p><p><strong>Invista mais em personalização<br /></strong>Você provavelmente já utiliza uma saudação personalizada em seus emails (o conhecido "Olá $nome_do_usuário"). Se você ainda não faz isso, esse é o primeiro passo, se já faz, de um passo a frente. Considere personalizar o e-mail com mais informações pessoais como o sexo, nome do produto da última compra, nome do gerente de conta ou outra informação que torna o e-mail mais pessoal, que são melhor percebidos pelos usuários. </p><p>E, por último, não deixe de fazer muitos testes, os resultados rápidos e baixos custos de operação permitem que você teste diferentes formas de envio para descobrir qual a melhor forma de se comunicar com o seu público. </p><p>* Fabio Nunes é Diretor de Serviços da Zartana. Contato: <a href="mailto:fabio.nunes@zartana.com">fabio.nunes@zartana.com</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.zartana.com" target="_blank">www.zartana.com</a></p>


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