<p><strong>Meus compromissos de e-mail marketing para 2008</strong></p><p>Por Fabio Nunes*</p><p>Apesar do acelerado mundo dos neg&oacute;cios exigir inova&ccedil;&atilde;o durante todos os dias do ano, a virada de ano simboliza um momento de renova&ccedil;&atilde;o. No come&ccedil;o do ano buscamos refletir, profissional e pessoalmente, quais foram os movimentos que acertamos no ano anterior, o que poder&iacute;amos ter feito diferente, quais os objetivos e metas para o ano que vem pela frente. Aproveitando esse momento de inspira&ccedil;&atilde;o, juntamos algumas id&eacute;ias para que voc&ecirc; possa tra&ccedil;ar planos para suas campanhas de e-mail marketing em 2008.</p><p><strong>Comece pela base<br /></strong>Se voc&ecirc; ainda n&atilde;o iniciou atividades para constru&ccedil;&atilde;o de uma boa base de contatos, essa deve ser sua miss&atilde;o n&uacute;mero um! Se voc&ecirc; j&aacute; tem alguns contatos, aproveite a oportunidade para trabalhar a expans&atilde;o e enriquecimento. Sempre que poss&iacute;vel ofere&ccedil;a uma forma f&aacute;cil para que o usu&aacute;rio se cadastre para receber suas mensagens, disponibilize recursos do tipo &ldquo;enviar para um amigo&rdquo;, apresente os benef&iacute;cios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu servi&ccedil;o, acesso a conte&uacute;do exclusivo etc), colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (fa&ccedil;a follow-up agradecendo o cadastramento), promova seu boletim em p&aacute;ginas de conte&uacute;do pr&oacute;prio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar. </p><p><strong>Fa&ccedil;a um calend&aacute;rio das a&ccedil;&otilde;es do ano</strong><br />Com tanta correria no dia-a-dia, &agrave;s vezes &eacute; dif&iacute;cil falar em planejamento, mas este ano dedique algumas horas a isso. Pegue um calend&aacute;rio e marque as datas consideradas importantes para seu neg&oacute;cio, pense como ser&aacute; a abordagem com seu p&uacute;blico e trace metas. Al&eacute;m das datas comemorativas, anote tamb&eacute;m as datas de suas newsletters peri&oacute;dicas (boletim mensal, newsletter de promo&ccedil;&atilde;o semanal). </p><p><strong>D&ecirc; uma cara nova para seus e-mails</strong><br />Aproveite sua energia extra para dar uma &quot;reformada&quot; nas pe&ccedil;as que voc&ecirc; envia, troque o template, mude as cores, troque as imagens, reposicione o conte&uacute;do. Fa&ccedil;a o que for preciso para seus clientes perceberem que sua newsletter est&aacute; de cara nova. E quando ela realmente estiver, fa&ccedil;a marketing em cima disso, em suas primeiras a&ccedil;&otilde;es divulgue &quot;Confira nossa nova newsletter!&quot;, voc&ecirc; ver&aacute; que seus resultados ir&atilde;o mudar </p><p><strong>Explore ao m&aacute;ximo seu Site</strong><br />Aproveite a flexibilidade e alcance mundial de seu Site para enriqueces suas a&ccedil;&otilde;es de e-mail marketing. Divulgue sua newsletter em v&aacute;rias p&aacute;ginas do Site, e n&atilde;o apenas na p&aacute;gina principal. Explore recursos multim&iacute;dia (v&iacute;deos, &aacute;udio, imagens grandes) na web e n&atilde;o no corpo do e-mail. </p><p><strong>Explore a intelig&ecirc;ncia do Webanalytics<br /></strong>Com a maior ado&ccedil;&atilde;o de ferramentas de webanalytics e integra&ccedil;&atilde;o com ferramentas de e-mail marketing, muita intelig&ecirc;ncia pode ser extra&iacute;da. Aproveite esse diferencial. Envie as p&aacute;ginas mais visitadas do Site para os leitores de suas newsletters, descubra qual conte&uacute;do do Site atrai mais os assinantes de seus boletins, defina metas de convers&atilde;o no Site para campanhas de e-mail marketing. </p><p><strong>Mensure os resultados</strong><br />J&aacute; &eacute; comum encontrarmos profissionais que acompanham taxas de clique e abertura de e-mails. Leve a mensura&ccedil;&atilde;o de resultados um n&iacute;vel acima, liste em uma planilha todas as campanhas enviadas, o tempo e recursos dedicados a ela, registre as t&aacute;ticas utilizadas, os custos associados e sempre que poss&iacute;vel, os resultados obtidos. Com essas informa&ccedil;&otilde;es ser&aacute; muito mais f&aacute;cil calcular o retorno sobre o investimento. </p><p><strong>Invista mais em personaliza&ccedil;&atilde;o<br /></strong>Voc&ecirc; provavelmente j&aacute; utiliza uma sauda&ccedil;&atilde;o personalizada em seus emails (o conhecido &quot;Ol&aacute; $nome_do_usu&aacute;rio&quot;). Se voc&ecirc; ainda n&atilde;o faz isso, esse &eacute; o primeiro passo, se j&aacute; faz, de um passo a frente. Considere personalizar o e-mail com mais informa&ccedil;&otilde;es pessoais como o sexo, nome do produto da &uacute;ltima compra, nome do gerente de conta ou outra informa&ccedil;&atilde;o que torna o e-mail mais pessoal, que s&atilde;o melhor percebidos pelos usu&aacute;rios. </p><p>E, por &uacute;ltimo, n&atilde;o deixe de fazer muitos testes, os resultados r&aacute;pidos e baixos custos de opera&ccedil;&atilde;o permitem que voc&ecirc; teste diferentes formas de envio para descobrir qual a melhor forma de se comunicar com o seu p&uacute;blico. </p><p>* Fabio Nunes &eacute; Diretor de Servi&ccedil;os da Zartana. Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.zartana.com" target="_blank">www.zartana.com</a></p>
Meus compromissos de e-mail marketing para 2008
21 de fevereiro de 2008