O Brasil foi o terceiro mercado mobile que mais cresceu globalmente, com Growth Score de 29,3, ficando atrás apenas da Índia, 31,2, e Estados Unidos, 29,4. Os aplicativos de utilidades, como buscadores, VPNs e autenticadores, apresentaram uma pontuação de crescimento de 26,3, pouco abaixo da média latino-americana, de 26,9, segundo dados do Mobile Growth Report, um relatório que ajuda a determinar o desempenho e o potencial de aplicativos e do marketing de aplicativos em diversos mercados.

Segundo a pesquisa, os jogos para celular tiveram o melhor desempenho entre todas as verticais do mundo, com uma taxa de potencial de crescimento de 53,5. Em todo o mundo, os aplicativos de compras garantiram o segundo maior growth score, com 43,2.  Os apps de viagens também demonstraram força, com 41,6 pontos, seguidos dos aplicativos financeiros, com 34,1, e dos apps de comida e bebida, com 32 pontos.

O crescimento global pode ser explicado também pelo aumento no número de usuários de internet. Em julho de 2023, havia 5,19 bilhões de usuários de Internet em todo o mundo, contra 4,9 bilhões em 2021. Com base nos dados da Adjust do primeiro semestre deste ano, a pontuação média global de crescimento mobile em todos os setores de verticais é de 29,9.

“A América Latina tornou-se um dos espaços de crescimento mobile mais estimulante do mundo, com mais da metade da população utilizando mais os apps do que antes da pandemia. Apesar do crescimento notável do Brasil e da  América Latina como um todo, o relatório demonstra um potencial de crescimento ainda pouco explorado por profissionais de marketing da região, que demanda a criação de campanhas altamente personalizadas e regionalizadas”, analisa Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust.

A pesquisa aponta o Growth Score (Pontuação de Crescimento) baseado nos mais de 2.500 aplicativos da Adjust e no desempenho durante o primeiro semestre de 2023. A pontuação incorpora três métricas principais: volume de instalações, custo efetivo por instalação (eCPI) e valor de vida útil (LTV).

Como aproveitar a oportunidade

Para empresas que desejam consolidar suas marcas no mercado mobile, ter ferramentas para conquistar bons níveis de notoriedade é uma finalidade em comum. Não por acaso, no intuito de atrair clientes em potencial, construir campanhas assertivas se mostra uma questão prioritária, e dentro desse contexto, é preciso ter a certeza de que as melhores metodologias estão sendo empregadas.

Nesse sentido, como uma opção viável e bastante promissora, surge a captação de leads, enquanto uma estratégia de Marketing que visa converter pessoas interessadas no produto ou serviço ofertado, envolvendo ações desenvolvidas para trabalhar uma base de usuários qualificados, como é o caso da criação de conteúdos de qualidade.

Além disso, aprender sobre as novas ferramentas e como elas podem favorecer o mercado mobile faz com que todos saiam ganhando. Uma pesquisa feita pela Alura mostrou que 66% dos entrevistados afirmam buscar conhecimento no assunto para entender como utilizar ferramentas de IA de forma proativa no trabalho.

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