Mercado de Contact Center continua crescendo 13 de maio de 2008

Mercado de Contact Center continua crescendo

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<p><strong>Mercado de</strong> <strong>Contact Center</strong> <strong>continua crescendo</strong></p> <p>A Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente – ABRAREC – e a E-Consulting, consultoria estratégica de TI, Internet, Mídia e Telecom, fazem um estudo anual sobre o contact center no Brasil. Ester ano, a pesquisa revela que o setor ainda cresce e já assumiu papel sócio-econômico relevante no País.</p> <p>Esta é a quarta edição do estudo e desta vez foi intitulado “O Setor de Contact Center – Panorama Setorial, Perspectivas de Mercado e Principais Gargalos a Serem Solucionados”, e mostra um crescimento de 8,5% em 2007, com faturamento de cerca de R$ 17 bilhões no setor.</p> <p>A principal informação do estudo é que o setor de contact center engloba centrais de atendimento próprias e terceirizadas com operações e serviços de SAC, Televendas e Recuperação de Crédito, entre outros. O estudo diz que a terceirização chega a 35% no Brasil e os setores de Convergência – que englobam mídia, internet e conteúdo – e Financeiro são os que mais contratam no país, com 43,4% e 36,2% da demanda, respectivamente.</p> <p>Cresce também a oferta de serviços de call center do Brasil para outros países – offshore. Só que o principal problema é a falta de profissionais que falam outros idiomas, como inglês e espanhol. Cerca de 85% das 250 maiores empresas de contact center do Brasil foram consultadas neste estudo. Hoje, este setor emprega mais que a indústria automotiva. Porém, o setor não conta com políticas públicas específicas, por não ser reconhecido formalmente como setor (vide IBGE).</p>


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