<p><strong>Mercado de</strong> <strong>Contact Center</strong>&nbsp;<strong>continua crescendo</strong></p> <p>A Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira das Rela&ccedil;&otilde;es Empresa Cliente &ndash; ABRAREC &ndash; e a E-Consulting, consultoria estrat&eacute;gica de TI, Internet, M&iacute;dia e Telecom, fazem um estudo anual sobre o contact center no Brasil. Ester ano, a pesquisa revela que o setor ainda cresce e j&aacute; assumiu papel s&oacute;cio-econ&ocirc;mico relevante no Pa&iacute;s.</p> <p>Esta &eacute; a quarta edi&ccedil;&atilde;o do estudo e desta vez foi intitulado &ldquo;O Setor de Contact Center – Panorama Setorial, Perspectivas de Mercado e Principais Gargalos a Serem Solucionados&rdquo;, e mostra um crescimento de 8,5% em 2007, com faturamento de cerca de R$ 17 bilh&otilde;es no setor.</p> <p>A principal informa&ccedil;&atilde;o do estudo &eacute; que o setor de contact center engloba centrais de atendimento pr&oacute;prias e terceirizadas com opera&ccedil;&otilde;es e servi&ccedil;os de SAC, Televendas e Recupera&ccedil;&atilde;o de Cr&eacute;dito, entre outros. O estudo diz que a terceiriza&ccedil;&atilde;o chega a 35% no Brasil e os setores de Converg&ecirc;ncia &ndash; que englobam m&iacute;dia, internet e conte&uacute;do – e Financeiro s&atilde;o os que mais contratam no pa&iacute;s, com 43,4% e 36,2% da demanda, respectivamente.</p> <p>Cresce tamb&eacute;m a oferta de servi&ccedil;os de call center do Brasil para outros pa&iacute;ses – offshore. S&oacute; que o principal problema &eacute; a falta de profissionais que falam outros idiomas, como ingl&ecirc;s e espanhol. Cerca de 85% das 250 maiores empresas de contact center do Brasil foram consultadas neste estudo. Hoje, este setor emprega mais que a ind&uacute;stria automotiva. Por&eacute;m, o setor n&atilde;o conta com pol&iacute;ticas p&uacute;blicas espec&iacute;ficas, por n&atilde;o ser reconhecido formalmente como setor (vide IBGE).</p>
Mercado de Contact Center continua crescendo
13 de maio de 2008