<p>As cerim&ocirc;nias e festas de casamento movimentam diversos segmentos e representam uma boa oportunidade de investimento para as empresas. Apesar dos dados mais recentes do IBGE mostrarem que o n&uacute;mero de uni&otilde;es caiu 2,3%, o setor &eacute; movimentado pela variedade de produtos e servi&ccedil;os que comp&otilde;em a data. Um dos canais utilizados pelas marcas para atingir o consumidor e apresentar as novidades &eacute; a Expo Noivas, que traz as principais tend&ecirc;ncias do mercado. <br /> <br /> A feira &eacute; realizada no m&iacute;nimo quatro vezes por ano e suas edi&ccedil;&otilde;es movimentam milh&otilde;es de reais. Somente no evento ocorrido no m&ecirc;s de maio de 2010, no Rio de Janeiro, o faturamento foi de R$ 25 milh&otilde;es durante os cinco dias em que recebeu os visitantes. &ldquo;Cada Expo Noivas mobiliza cerca de 60 mil visitantes. S&oacute; em 2010, foram 985 expositores em quatro eventos&rdquo;, diz Jos&eacute; Luiz Carvalho, organizador da Expo Noivas, em entrevista ao Mundo do Marketing. <br /> <br /> A Sonho de Valsa &eacute; patrocinadora do evento. A parceria tem como objetivo associar a marca ao universo ligado ao amor, tema para o qual direciona suas a&ccedil;&otilde;es de Marketing. A Kraft Foods encontrou na feira uma oportunidade de agregar valor &agrave; empresa fazendo com que esteja presente em um momento importante para o consumidor.<br /> <br /> <strong>Diferencia&ccedil;&atilde;o no cl&aacute;ssico</strong><br /> At&eacute; os cl&aacute;ssicos representam uma boa oportunidade para as marcas investirem no setor. Os noivinhos que decoram o bolo ganharam novos contornos, s&atilde;o customizados e feitos a partir de biscuit.&nbsp; A import&acirc;ncia dos bonecos em cima do bolo de casamento &eacute; tanta que h&aacute; empresas que trabalham apenas com o produto. H&aacute; 12 anos no mercado de lembrancinhas, a Oficina do Biscuit, de Curitiba, passou a focar neste segmento h&aacute; sete.&nbsp; <br /> <br /> Investindo nos tra&ccedil;os dos rec&eacute;m-casados, os bonequinhos retratam diferentes situa&ccedil;&otilde;es, baseadas, por exemplo, na profiss&atilde;o do casal. &ldquo;Eles mostram um lado mais pessoal dos noivos&rdquo;, diz Luciano Rodrigues, criador dos modelos, em entrevista ao Mundo do Marketing. A produ&ccedil;&atilde;o mensal da empresa &eacute; de 70 noivinhos, o m&aacute;ximo da capacidade de produ&ccedil;&atilde;o da Oficina do Biscuit. &ldquo;Tem meses em que preferimos n&atilde;o pegar mais para fazer um bom trabalho&rdquo; diz Luciano.<br /> <br /> Apesar da busca por novidades, os produtos e servi&ccedil;os mais procurados s&atilde;o os tradicionais. &ldquo;Todos os casais querem registrar os momentos. Por isso os profissionais de filmagem e fotografia s&atilde;o sempre os mais procurados na Expo Noivas&rdquo;, conta o organizador do evento. Para aliar tradi&ccedil;&atilde;o e dar um diferencial &agrave; cerim&ocirc;nia, a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, realiza festas de casamento distintas dos sal&otilde;es tradicionais. <br /> <br /> A casa tem mais de 100 anos e mant&eacute;m as caracter&iacute;sticas da inaugura&ccedil;&atilde;o, em 1894, tornando-se patrim&ocirc;nio cultural e art&iacute;stico do pa&iacute;s. Entre as raz&otilde;es que levam as noivas a optarem pelo local est&aacute; a facilidade de encontrar todos os servi&ccedil;os juntos, al&eacute;m de realizarem a festa em um lugar hist&oacute;rico. &ldquo;As noivas resolvem quase tudo conosco como o sal&atilde;o, o buffet e o bolo&rdquo;, conta Luciana Assis, respons&aacute;vel pelo local, em entrevista ao Mundo do Marketing.<br /> <br /> <strong>Relacionamento com o consumidor</strong><br /> As empresas tamb&eacute;m focam no atendimento personalizado e no relacionamento com as noivas. A Maison Esmell, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro, trabalha h&aacute; 14 anos com o Dia da Noiva e oferece consultoria de maquiagem e cabelo. As funcion&aacute;rias entrevistam as noivas e buscam refletir a identidade delas nos detalhes do visual. Por conta disso, a demanda cresceu e o sal&atilde;o j&aacute; conta com reservas at&eacute; 2013.<br /> <br /> Perto da data da festa, a noiva vai at&eacute; o sal&atilde;o e faz a &ldquo;Prova da Noiva&rdquo;, para testar o cabelo e a maquiagem. Esta etapa faz com que a cliente estreite a rela&ccedil;&atilde;o com a empresa a crie confian&ccedil;a tamb&eacute;m no profissional que executa o trabalho. &ldquo;Queremos deixar a cliente &agrave; vontade e, para isso, temos que criar uma sintonia com o profissional&rdquo;, diz Dany Carneiro, Hair Stylist do Esmell, em entrevista ao Mundo do Marketing. <br /> <br /> O mercado do Dia da Noiva est&aacute; em ascens&atilde;o e n&atilde;o se restringe aos sal&otilde;es. Apesar de oferecerem melhor estrutura, muitas noivas optam pelo atendimento em hot&eacute;is. As empresas precisam se preparar para ir at&eacute; onde o consumidor est&aacute;. A Esmell, por exemplo, se adequou a esta condi&ccedil;&atilde;o e j&aacute; conta com profissionais para atender externamente.&nbsp; &ldquo;Visualizamos a oportunidade e aumentamos nossa equipe que vai a hot&eacute;is&rdquo;, diz Alexandre Reigia, respons&aacute;vel pela administra&ccedil;&atilde;o da Maison Esmell, em entrevista ao portal.<br /> <br /> A Funclick tamb&eacute;m busca se destacar no segmento disponibilizando uma m&aacute;quina que tira fotos para serem dadas como lembran&ccedil;a. Para se diferenciar, a marca oferece ao consumidor a possibilidade de criar uma identidade para o evento, que &eacute; vista na pr&oacute;pria Funclick e na moldura da foto. No final do evento, a empresa entrega aos noivos um cadastro do e-mail dos convidados, facilitando o envio de mensagens de agradecimento. <br /> <br /> A unidade do Rio de Janeiro &eacute; uma franquia da matriz, que est&aacute; em S&atilde;o Paulo. H&aacute; um ano no mercado, a marca aposta no crescimento para 2011 &ldquo;Hoje realizamos de dois a quatro casamentos por m&ecirc;s e esperamos dobrar o n&uacute;mero neste ano&rdquo;, diz Andrea Magalh&atilde;es, Diretora da marca, em entrevista ao site.</p>
Mercado de Casamentos ensina como se relacionar com o cliente
21 de fevereiro de 2011
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