Mídia digital: Um novo conceito de comunicação no ponto-de-venda 4 de outubro de 2006

Mídia digital: Um novo conceito de comunicação no ponto-de-venda

         

Mídia digital: Um novo conceito de comunicação no ponto-de-venda

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<p><strong>Mídia digital: Um novo conceito de comunicação no ponto-de-venda</strong></p><p>*José Roberto Spiegel</p><p>Pesquisa realizada nos Estados Unidos com consumidores de 1.124 mini mercados que possuem mídias digitais revelou que 2/3 deles são influenciados por comerciais dentro das lojas.<em>1</em></p><p>A importância do ponto-de-venda (PDV) vem sendo cada vez mais discutida entre os profissionais de marketing do mundo inteiro, pois é um forte canal de comunicação com o consumidor, igualando-se às outras mídias. O merchandinsing dentro do estabelecimento incrementa as vendas e reforça a imagem de produtos e marcas. A vantagem é que, na loja, consumidor e produto estão frente a frente. É o momento da decisão da compra.</p><p>Além disto, os hábitos de consumo não são mais os mesmos. As pessoas não têm mais tempo para se divertir por causa da correria do dia-a-dia, o momento de compra se torna, então, o momento de lazer. Acompanhando essa realidade novas ferramentas de merchandising, como a utilização de mídias digitais, estão surgindo para atender essa nova demanda.</p><p>Para conquistar o consumidor é necessário cada vez mais surpreendê-lo. Para isso é importante dar atenção não só às vendas, mas principalmente à maneira de exposição dos produtos, promoções, displays que chamem a atenção, etc. Segundo pesquisas do POPAI realizado em 2005, o PDV representa 81% de influência na decisão de compra do consumidor, reforçando a sua importância como um eficiente canal de comunicação.</p><p>Um ambiente agradável é outro fator importante, já que os consumidores buscam uma experiência positiva da compra. Para isso, as mais variadas técnicas, que envolvam os sentidos e tornam o ambiente propício para a compra/lazer, como locais perfumados, displays coloridos, música ambiente, etc., vem surgindo.</p><p>Empresas norte-americanas, européias e de outros países vêm investindo no conceito de “retailtainment”, defendido por Regina Blessa no livro “Merchandising no ponto-de-venda”, que é levar publicidade e entretenimento para o ponto-de-venda através da aplicação do conceito de Retail Digital Signage, monitores de LCD que comunicam produtos e serviços dentro do espaço do PDV.</p><p>No Brasil, a Q!mídia é uma das empresas que trouxe este conceito. O novo veículo de mídia digital foi chamado PDView. É composto por 2 telas de LCD, destinadas à personalização e distribuição (em tempo real) de conteúdo (informação e entretenimento) e anúncios publicitários conforme o público consumidor. Ele atende à demanda dos varejistas, aumentando a rotatividade dos produtos; dos anunciantes, promovendo marcas e produtos; e dos clientes, oferecendo bem-estar na hora da compra.</p><p>A rede de farmácias QualiFarma e a Farmácia do Leme já contam com a mídia no Rio de Janeiro. Em breve o PDView estará nas lojas de conveniência AM/PM, dos postos Ipiranga, em  capitais como Rio de janeiro, São Paulo e Porto Alegre.</p><p>A comunicação com o PDView envolve diretamente três aspectos: o consumidor, o produto e o dinheiro. É uma mídia segmentada, com capacidade instantânea de informação e versatilidade de inserção publicitária, atuando como um complemento da televisão.</p><p>Este é o caminho que se configura: a tecnologia trazendo benefícios para todos: anunciantes, consumidores e varejistas. Satisfação para quem vende e quem compra.</p><p><em>1. </em>Pesquisa do Nielsen, encomendada pela empresa SignStorey e divulgada em 2006, sobre as cadeias de mini mercados Albertson's e Pathmark, que utilizam sua tecnologia de Digital Signage.</p><p>*José Roberto Spiegel – diretor da Q!mídia e Comunicação, faz parte do Grupo de Trabalho sobre Mídia Digital do POPAI – Brasil. Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><strong>Leia também</strong><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=209" target="_blank">Ponto de Venda está no centro de debates</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=175" target="_blank">Merchandising como ferramenta estratégica</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=160" target="_blank">A embalagem e o sucesso de seu negócio</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=71" target="_blank">Comunicação e marca no varejo: sair da superfície</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=118" target="_blank">Quando e como mudar a embalagem</a></p>


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