Está comprovado que as empresas que já estavam adaptadas ao ambiente digital antes da pandemia absorvem melhor o impacto nos resultados. De acordo com a pesquisa BrandZ Global 2020, feita pela Kantar, as categorias que se destacaram, varejo e tecnologia, tiveram forte influência dos serviços e-commerce e delivery, que ajudaram a minimizar a quarentena e o isolamento social.
Marcas como McDonald’s e Starbucks, que já contavam com estratégias de digitalização em andamento, conseguiram acelerar o processo e se manter saudável mesmo com o fechamento dos restaurantes. Segundo a pesquisa da Kantar, as duas marcas mantiveram o valor da marca enquanto a categoria de fast food apresentou queda de 2% até aqui.
A categoria de Cuidados Pessoais apresentou crescimento de 4% em relação às compras online em 2020, porém entre as subcategorias que ficam abaixo deste guarda-chuva estão maquiagem, fragrâncias de luxo e salões de beleza, que tiveram redução de vendas. O estudo mostra que a categoria de provedores de telecomunicação foi impactado pelo fechamento das lojas com uma queda de 4%.