Marketing: Uma questão estratégica 16 de agosto de 2006

Marketing: Uma questão estratégica

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<p><strong>Marketing: Uma questão estratégica</strong></p><p>Leonardo Damiani*</p><p>Quantos de vocês, que estão lendo este artigo, sabem afirmar com certeza o que é marketing?! Aposto que poucos sabem exatamente o que é ou o que exatamente faz um profissional de marketing, e sabem por quê?</p><p>Pois é, apesar de existir há tanto tempo quanto o homem, já que marketing é intrínseco ao ser humano, ainda não se consegue chegar a uma opinião unânime, justamente por ter sido reconhecido tão recentemente. Para se ter uma idéia, ainda não existe um órgão de classe responsável pela profissão, aliás, está tramitando no congresso um projeto de lei que regulamenta essa área.</p><p>A verdade é que o marketing nasceu como ferramenta essencial para uma boa administração. A pessoa ou o setor responsável pela área de marketing de uma empresa são responsáveis por analisar as variáveis internas e externas da empresa e, como num processo de planejamento, fazer o cruzamento das informações colhidas, identificando a direção dos esforços da empresa para que ela alcance mais facilmente seus objetivos.</p><p>Trocando em miúdos, a função do marketing é estratégica e não tática como vem sendo aplicada por muitas empresas. Após a definição dos 4P´s, que depois viraram 5 e depois 6 e sabe-se lá quantos “Pês” ainda serão inventados, muitas pessoas aplicam as “táticas” de preço, promoção, praça e produto achando que estão desenvolvendo papel de profissional de marketing.</p><p>É verdade que os “Pês” fazem parte do marketing, mas são apenas a ponta do iceberg, o pedaço que pode ser percebido pelos comerciantes, pelos vendedores, pelos consumidores e por qualquer um que tiver um pouco de senso crítico.</p><p>Para um marketing eficaz<br />Antes de qualquer coisa, o profissional de marketing deve conhecer o dia-a-dia da empresa, todas as suas eficiências e deficiências, todos os problemas materiais e pessoais que ocorrem e podem vir a acontecer dentro da empresa.</p><p>Deve ter dominado também o produto ou serviço em questão. Do que é feito? Como é feito? Existem outras maneiras de ser feito? Pode ser feito com outro tipo de matéria prima? Para que serve? Pode servir para outras finalidades? Para quem é destinado, para leigos ou para técnicos? Como é utilizado, é de fácil aplicação? Podem ser enumeradas muitas questões, o fato é, só conhecendo as respostas para estas perguntas pode ser desenvolvido um planejamento estratégico com as melhores formas de vendê-lo.</p><p>São preciosos todos os conhecimentos sobre planejamento estratégico, Balanced Scorecard, processos produtivos, psicologia, novas tecnologias e todas as outras ferramentas que são aplicadas dentro da empresa e dentro das pessoas que fazem da empresa uma estrutura viva, para que seu produto possa ser desenvolvido e enfim oferecido aos clientes.</p><p>Com as respostas para todas as dúvidas sobre a empresa e o produto, junta-se os conhecimentos teóricos, e então procura-se a resposta para a grande pergunta: Por que o cliente irá comprar o meu produto e não o do meu concorrente? </p><p>Respondida esta pergunta o resto é simples, falta apenas decidir de qual forma isso será dito para o cliente. É onde entra a função das várias ferramentas de marketing que conhecemos como o endomarketing, marketing de relacionamento, marketing de guerrilha, marketing viral, marketing internacional, marketing promocional, marketing publicitário, marketing de eventos, marketing de incentivos, etc.</p><p>Por tudo isso é muito importante que as ações dos profissionais de marketing devem ser vistas e revistas a todo tempo, justamente por ser uma função estratégica. “Sem uma área de marketing bem estruturada, todo passo parece ser maior que a perna e todo problema parece vir para acabar com a saúde da empresa.”</p><p>*Leonardo Damiani, diretor de marketing da BORN Comunicação Integrada e consultor de marketing. Contato: [email protected]</p>


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