<p>Por Elza Tsumori*<br /> <br /> A participa&ccedil;&atilde;o do conhecimento de Marketing Promocional &eacute; muito importante para o desenvolvimento do neg&oacute;cio de turismo no Brasil, como tamb&eacute;m, o entendimento do conceito <strong>M.I.C.E</strong>., particularmente no segmento do <strong>Turismo de Neg&oacute;cios e Eventos</strong>. Escrevo ainda com a mem&oacute;ria viva do evento de lan&ccedil;amento no Clube A do <strong>&ldquo;Manual de Boas Pr&aacute;ticas na Contrata&ccedil;&atilde;o de Viagens de Incentivo&rdquo;</strong>, estruturado pelo Comit&ecirc; de Operadoras de Viagens de Incentivo.<br /> <br /> <strong>M.I.C.E. &eacute; a sigla em ingl&ecirc;s para as iniciais dos setores Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions, ou Reuni&otilde;es, Incentivos, Congressos e Exposi&ccedil;&otilde;es.</strong> O &iacute;ndice de mensura&ccedil;&atilde;o de performance e resultado do segmento M.I.C.E. precisa ser reconhecido e agregado ao &Iacute;ndice da ICCA, tradicionalmente utilizado pelo Minist&eacute;rio do Turismo para divulga&ccedil;&atilde;o oficial de performance e ranking.<br /> <br /> Esta mudan&ccedil;a cultural e de posicionamento vai ocasionar uma grande diferen&ccedil;a na legitima&ccedil;&atilde;o da fatia do neg&oacute;cio do turismo brasileiro perante o mundo e apoiar o desenvolvimento de um setor que faz parte da voca&ccedil;&atilde;o brasileira: <strong>turismo e servi&ccedil;o.</strong><br /> <br /> Marketing Promocional &eacute; a <strong>&ldquo;atividade do marketing aplicada a produtos, servi&ccedil;os ou marcas, visando, por meio da intera&ccedil;&atilde;o junto ao seu p&uacute;blico-alvo, alcan&ccedil;ar os objetivos estrat&eacute;gicos de constru&ccedil;&atilde;o de marca, vendas e fideliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.</strong> A pr&oacute;pria defini&ccedil;&atilde;o demonstra claramente a sua inser&ccedil;&atilde;o no rol das atividades importantes para a Promo&ccedil;&atilde;o e os Neg&oacute;cios do Turismo Brasileiro. <br /> <br /> Isto significa que para qualquer atividade comercial ou institucional, nos dias de hoje, &eacute; necess&aacute;rio planejar sob o ponto de vista de neg&oacute;cio e propor projetos que n&atilde;o s&oacute; sejam promissores comercialmente, mas que se tornem realmente uma experi&ecirc;ncia marcante na vida dos participantes ou visitantes.<br /> <br /> A &aacute;rea de Esportes e Turismo n&atilde;o pode prescindir desta prerrogativa (pois &eacute; um dos produtos mais vend&aacute;veis do Brasil), correndo o risco de se oferecer eventos sem diferenciais e sem alto impacto. Al&eacute;m de baixa mobiliza&ccedil;&atilde;o social e de patroc&iacute;nios aqu&eacute;m da necessidade. A visibilidade e o custo/benef&iacute;cio de se investir em eventos deste porte devem ser olhados pelo &acirc;ngulo estrat&eacute;gico do governo brasileiro e reunir setores que conhecem e trabalham com as verbas globais de marketing e comunica&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> Esta capacidade de criar/entregar efici&ecirc;ncia e resultado para os grandes patrocinadores mundiais &eacute; o que est&aacute; faltando efetivamente no Brasil e n&atilde;o &eacute; de hoje.<br /> <br /> Para planejar e produzir eventos, como Copa e Olimp&iacute;adas, o Brasil precisa de experts em <strong>Marketing Promocional</strong>, pois ser&atilde;o estes profissionais de comunica&ccedil;&atilde;o que estar&atilde;o criando e produzindo os espet&aacute;culos para entreter, promover e/ou vender direta ou indiretamente a Copa do Mundo de Futebol ou as Olimp&iacute;adas.<br /> <br /> Desta forma, podemos identificar que a grande parte das nossas disciplinas e atividades ser&aacute; utilizada na Promo&ccedil;&atilde;o do Brasil, tanto no exterior, como internamente, para trazer um p&uacute;blico muito grande e investimentos vultuosos. Ser&atilde;o milhares de a&ccedil;&otilde;es, campanhas e eventos propriet&aacute;rios e tem&aacute;ticos, sem citar os demais eventos intermedi&aacute;rios que o Brasil vai sediar desde 2011 e a sua continuidade p&oacute;s Copa e Olimp&iacute;adas.<br /> <br /> M.I.C.E. &eacute; usado para se referir a um tipo espec&iacute;fico de turismo em que os grandes grupos, geralmente planejados com bastante anteced&ecirc;ncia, s&atilde;o reunidos para um prop&oacute;sito particular em torno de um tema espec&iacute;fico, como um hobby, uma profiss&atilde;o, neg&oacute;cio ou um tema educativo.<br /> <br /> Desta maneira, &eacute; necess&aacute;rio formar uma cadeia produtiva pr&oacute;pria e com alta especializa&ccedil;&atilde;o. Os eventos M.I.C.E. s&atilde;o normalmente lan&ccedil;ados pelos Conventions Bureaux especializados e localizados em determinados pa&iacute;ses e cidades, que representam o bra&ccedil;o C de Convetions.<br /> <br /> O turismo de incentivo &eacute; geralmente realizado como uma esp&eacute;cie de recompensa por um empregado da empresa ou institui&ccedil;&atilde;o por ter alcan&ccedil;ado ou ultrapassado uma meta ou por um trabalho bem feito. Ao contr&aacute;rio dos outros tipos de turismo M.I.C.E., o turismo de incentivo pode ser realizado exclusivamente para o entretenimento, ao inv&eacute;s de profissionais ou fins educacionais.<br /> <br /> O turismo M.I.C.E. geralmente inclui uma agenda bem planejada e o processo de comercializa&ccedil;&atilde;o &eacute; normalmente realizado muito antes do evento. Ele &eacute; conhecido por sua programa&ccedil;&atilde;o extensa e exigente clientela. De acordo com os indicadores divulgados no &uacute;ltimo Motivation Show, que aconteceu em Chicago no m&ecirc;s de outubro pr&oacute;ximo passado, o n&iacute;vel de engajamento das equipes em programas de incentivo chega a alcan&ccedil;ar 71%. Al&eacute;m disso, os programas conseguem elevar, em m&eacute;dia, 24% os n&iacute;veis de produtividade e os &iacute;ndices demonstram a ascend&ecirc;ncia do volume de neg&oacute;cios em torno dos 42%. Quando o objetivo &eacute; a capacita&ccedil;&atilde;o de clientes, as campanhas garantem um ganho de 25%.<br /> <br /> Desta forma, aproveitamos este espa&ccedil;o para informar ao p&uacute;blico, mais uma vez, a import&acirc;ncia do Marketing Promocional no turismo brasileiro, principalmente atrav&eacute;s da sua expertise em eventos e incentivo. <br /> <br /> * Elza Tsumori &eacute; Presidente do Conselho Diretor da AMPRO – Associa&ccedil;&atilde;o de Marketing Promocional e Conselheira Titular no Conselho nacional de Turismo.</p>
Marketing Promocional no turismo brasileiro e mundial
12 de novembro de 2010