<p>Por Fabiano Parreiras*<br /> <br /> Somos produtos a ser adquiridos de diversas formas, a todo instante. Precisamos nos vender para nosso dentista, para nosso patr&atilde;o, para a esposa ou o marido, para os filhos. Desempenhamos &ldquo;pap&eacute;is&rdquo; sociais que poderiam ser administrados como se administra uma marca qualquer. Precisamos comunicar quem somos &ndash; nossos valores, nossa miss&atilde;o e nossa vis&atilde;o. Esta comunica&ccedil;&atilde;o construir&aacute;, perante os diferentes grupos sociais dos quais fazemos parte, uma determinada imagem a nosso respeito. Seremos valorizados por estes grupos de acordo com esta imagem. Podemos valer muito, ou pouco.<br /> <br /> Frequentemente sou procurado por pessoas com dificuldades para elaborar um bom curr&iacute;culo, enfrentar uma entrevista de emprego ou, simplesmente, manter-se num emprego. Muitos universit&aacute;rios n&atilde;o conseguem planejar suas carreiras. O que digo a estas pessoas &eacute;: Imagine que voc&ecirc; &eacute; um produto! Sua roupa &eacute; a sua embalagem e seu curr&iacute;culo &eacute; seu folder.<br /> <br /> A partir da&iacute;, as coisas ficam mais claras. Todo mundo sabe que o objetivo de um folder n&atilde;o &eacute; vender um produto, mas chamar a aten&ccedil;&atilde;o de um cliente em potencial. Faz&ecirc;-lo querer conhecer o produto. No caso do curr&iacute;culo, agendar uma entrevista. E na entrevista, o que fazer? A resposta &eacute;: Desempenhar o papel de um vendedor de alto n&iacute;vel. Demonstrar que o &ldquo;produto&rdquo; que est&aacute; sendo oferecido apresenta boa ader&ecirc;ncia &agrave;s necessidades do &ldquo;comprador&rdquo;. Para conseguir fazer isso, n&atilde;o basta dissertar sobre as qualidades do &ldquo;produto&rdquo;. &Eacute; importante questionar, levantar as necessidades do &ldquo;cliente&rdquo; e encontrar aquelas que o seu &ldquo;produto&rdquo; consegue atender com excel&ecirc;ncia.<br /> <br /> Todo mundo conhece os 4 P`s do Marketing &ndash; Produto, Pre&ccedil;o, Promo&ccedil;&atilde;o e Pra&ccedil;a. O Marketing Pessoal deve tratar estes mesmos aspectos do indiv&iacute;duo. O pre&ccedil;o, segundo Kotler, deve ser formado considerando o custo operacional (custo de vida), a concorr&ecirc;ncia e o valor que o produto pode agregar para o cliente. A Promo&ccedil;&atilde;o cuida da comunica&ccedil;&atilde;o, da rede de relacionamentos, etc. O &ldquo;P&rdquo; de Pra&ccedil;a se refere aos pontos de venda e aos m&eacute;todos utilizados para vender o produto. Se o produto for vendido para o consumidor final, h&aacute; de considerar que o consumidor compra por impulso. Para uma organiza&ccedil;&atilde;o empresarial, a venda deve ser mais t&eacute;cnica.<br /> <br /> Para analisar a quest&atilde;o de forma mais ampla, abordemos o tema &ldquo;Planejamento Estrat&eacute;gico&rdquo;. Quando fa&ccedil;o palestras sobre Planejamento Estrat&eacute;gico para estudantes de administra&ccedil;&atilde;o ou jovens executivos, sempre pergunto: Qual &eacute; a sua declara&ccedil;&atilde;o de Miss&atilde;o? E a sua declara&ccedil;&atilde;o de Valores? Voc&ecirc; conhece a sua concorr&ecirc;ncia? Conhece bem as necessidades dos seus clientes em potencial? Voc&ecirc; j&aacute; tem metas estabelecidas para os pr&oacute;ximos cinco ou dez anos da sua carreira? Sabe em que deve investir o seu dinheiro? J&aacute; montou um Planejamento Estrat&eacute;gico para o produto que voc&ecirc; quer vender: sua m&atilde;o de obra?<br /> <br /> Assim como todo produto, n&oacute;s tamb&eacute;m nascemos, crescemos, atingimos um est&aacute;gio de maturidade, entramos em decl&iacute;nio e morremos. Em qual est&aacute;gio voc&ecirc; est&aacute;? Conseguir&aacute; reinventar-se v&aacute;rias vezes como a Coca-Cola, ou n&atilde;o?<br /> <br /> &ldquo;Gest&atilde;o de Marcas&rdquo; tamb&eacute;m &eacute; um assunto cada vez mais discutido porque a percep&ccedil;&atilde;o que as pessoas t&ecirc;m das marcas exerce grande influ&ecirc;ncia na hora da compra. E no Marketing Pessoal, a marca &eacute; o seu nome. Administre este patrim&ocirc;nio com todo o carinho que ele merece!<br /> <br /> * Fabiano Parreiras &eacute; e s&oacute;cio-diretor da UNICO Consultores e tem MBA em Gest&atilde;o Empresarial e Marketing.</p>
Marketing pessoal: você é um produto
28 de setembro de 2009