Marketing em 2025 é mais sobre CRM do que sobre Inteligência Artificial Bruno Mello 17 de abril de 2024

Marketing em 2025 é mais sobre CRM do que sobre Inteligência Artificial

         

WebSummit Rio 2024 começa a trazer novos contornos sobre a utilização da Inteligência Artificial no Marketing

Marketing em 2025 é mais sobre CRM do que sobre Inteligência Artificial
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Não é exagero afirmar que a cada passo que se dá no WebSummit Rio 2024 você esbarra em uma palestra ou em uma solução utilizando Inteligência Artificial. Nas trilhas de Marketing, não é diferente.

A novidade é que as discussões sobre as aplicações da tecnologia começam a se aprofundar, com o debate indo na direção do aperfeiçoamento do CRM das empresas com o objetivo de gerar melhores experiências aos clientes e, claro, maior rentabilidade para as organizações.

Para além da Inteligência Artificial ajudar a otimizar o trabalho do Marketing, um papel central da IA é coletar, organizar e gerar entendimento sobre os dados dos clientes. Finalmente, chegou-se naquela fase que antes parecia utopia. “Entregar a melhor mensagem para a melhor pessoa”, lembra Renata Bokel, CEO da WMcCann.

Quando se fala “melhor pessoa”, parte do princípio de que essa pessoa é o seu cliente ideal. “O CRM criará uma melhor experiência com o uso da inteligência artificial. Agora, temos como personalizar a comunicação e engajar ainda mais os clientes”, completa Jeff Geheb, da Global Chief Experience Officer da VML Y&R, no painel Marketing em 2025.

A criatividade e, por consequência a força de uma marca, vai a reboque dessa transformação. Haverá múltiplas formas de se contar histórias, em múltiplos pontos de contato, fazendo com que somente as marcas mais preparadas sobrevivam. “Somente uma marca forte engajará”, alerta Renata.

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Muitas vezes, para avançar, por mais paradoxal que seja, as empresas terão que dar um passo atrás. “As empresas precisam se preparar, pois as marcas precisarão realmente conhecer o seu consumidor para entregar o que eles realmente querem. É uma volta ao básico”, enfatiza a CEO da WMcCann.

Outra aparente contradição é o uso da tecnologia para aproximar as pessoas. “Por mais que estejam conectadas, as pessoas querem conexões reais e isso é relacionamento”, comenta Renata Bokel. Um ponto de atenção é: para tudo isso acontecer, a empresa precisa estar com seus dados e o CRM, aquele que ficou esquecido por anos, organizados.

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IA - Clube Mundo do Marketing


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