<p>Por Marcelo Miyashita*<br /> <br /> A presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os vem antes do relacionamento, conceitualmente. Primeiro &eacute; preciso atender e servir o cliente para, a partir disso, conhec&ecirc;-lo (captando informa&ccedil;&otilde;es transacionais da pessoa como compradora e comportamentais do consumidor como usu&aacute;rio), segment&aacute;-lo (no grupo mais adequado para assim entregar concess&otilde;es e condi&ccedil;&otilde;es mais vantajosas que ir&aacute; manter a sua prefer&ecirc;ncia), e, enfim, construir relacionamento fornecendo aten&ccedil;&atilde;o e benef&iacute;cios conforme a import&acirc;ncia dele para o neg&oacute;cio.<br /> <br /> Com o desenvolvimento da 3&ordf; gera&ccedil;&atilde;o do Marketing de Relacionamento, por&eacute;m, essa l&oacute;gica linear come&ccedil;a a ser revista. Na terceira gera&ccedil;&atilde;o leva-se muito em considera&ccedil;&atilde;o a influ&ecirc;ncia e o peso que o cliente como usu&aacute;rio tem na percep&ccedil;&atilde;o de imagem da empresa, de seus produtos e de servi&ccedil;os junto aos outros clientes e pessoas interessadas. Influ&ecirc;ncia, claro, potencializada pelo uso da Internet como m&iacute;dia social e pela consequente forma&ccedil;&atilde;o de redes de cliente em comunidades e f&oacute;runs.<br /> <br /> Isso &eacute; bem diferente do pensamento tradicional de marketing em que novos p&uacute;blicos conhecem e t&ecirc;m contato com uma marca em fun&ccedil;&atilde;o da capacidade da organiza&ccedil;&atilde;o em comunicar e prospectar o mercado. Na 3&ordf; gera&ccedil;&atilde;o do Marketing de Relacionamento, al&eacute;m dessa capacidade, os novos p&uacute;blicos tamb&eacute;m conhecem as marcas por coment&aacute;rios de usu&aacute;rios nas redes sociais. E mais que isso, a reconhecem. Numa situa&ccedil;&atilde;o em que &eacute; comum prospects &ndash; os clientes potenciais, os futuros novos clientes &ndash; oferecerem mais cr&eacute;dito a vers&atilde;o de usu&aacute;rios do que a vers&atilde;o oficial e formal da empresa. Essa nova l&oacute;gica reverte a defini&ccedil;&atilde;o de forma&ccedil;&atilde;o da imagem de marca, que normalmente &eacute; atribu&iacute;da somente ao mix de comunica&ccedil;&atilde;o da empresa, em especial, a propaganda.<br /> <br /> <strong>Marketing de Servi&ccedil;os &eacute; imprescind&iacute;vel</strong><br /> Nesse novo contexto, praticar o Marketing de Servi&ccedil;os nas organiza&ccedil;&otilde;es tornou-se imprescind&iacute;vel. Pois &eacute; da experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio &ndash; da decorrente opini&atilde;o e sua dissemina&ccedil;&atilde;o pelas redes &ndash; que a marca ser&aacute; conhecida e reconhecida entre os p&uacute;blicos interessados. Logo, &eacute; totalmente descabido nessa nova realidade investir em comunica&ccedil;&atilde;o e tratar a demanda gerada a toque de caixa, cuidando dos problemas quando surgem e, incr&iacute;vel, formulando procedimentos de atendimento e servi&ccedil;os conforme o surgimento de reclama&ccedil;&otilde;es e ocorr&ecirc;ncias.<br /> <br /> O Marketing de Servi&ccedil;os foca no usu&aacute;rio buscando identificar, sob sua &oacute;tica, a real experi&ecirc;ncia dele com a organiza&ccedil;&atilde;o e seus servi&ccedil;os. &Eacute; uma atividade t&aacute;tica que orienta os gestores de atendimento, servi&ccedil;os e p&oacute;s-venda para melhor conduzirem e decidirem as a&ccedil;&otilde;es junto a eles. Tudo para que a experi&ecirc;ncia do cliente seja a melhor poss&iacute;vel dentro do n&iacute;vel de atendimento e servi&ccedil;os prometido e esperado.<br /> <br /> Para isso monitora-se a experi&ecirc;ncia dele no uso dos servi&ccedil;os; analisa-se cada etapa de servi&ccedil;os, sua opera&ccedil;&atilde;o e seu fluxo para otimiz&aacute;-la sob o olhar da satisfa&ccedil;&atilde;o; revisa-se o conjunto de servi&ccedil;os ofertados, sua adequa&ccedil;&atilde;o e conveni&ecirc;ncia; formulam-se procedimentos em guias, quadros e manuais para orientar a equipe de atendimento frente &agrave;s situa&ccedil;&otilde;es previstas; e mensura-se o resultado da presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os, se as etapas funcionaram, se o cliente ficou satisfeito e o seu potencial grau de influ&ecirc;ncia e dissemina&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> <strong>Relacionamento entre usu&aacute;rios</strong><br /> Na nova ordem da 3&ordf; gera&ccedil;&atilde;o do marketing de relacionamento, o relacionamento entre os usu&aacute;rios e outros p&uacute;blicos existe independentemente de qualquer a&ccedil;&atilde;o anterior da organiza&ccedil;&atilde;o. &Eacute; o relacionamento que gera conhecimento com reconhecimento, que come&ccedil;a n&atilde;o por conta da vontade da empresa e, sim, pela conex&atilde;o com usu&aacute;rios anteriores que repassam diretamente suas experi&ecirc;ncias e opini&otilde;es para prospects e outros usu&aacute;rios &ndash; refor&ccedil;ando suas opini&otilde;es.<br /> <br /> Assim, em tempo real, uma pessoa interessada tem contato com um lan&ccedil;amento de um novo servi&ccedil;o pelas vias tradicionais de marketing e, logo em seguida, realiza uma busca e encontra opini&otilde;es e coment&aacute;rios dos chamados usu&aacute;rios adotantes &ndash; os primeiros clientes que compraram e experimentaram. E acaba sendo influenciado pelos depoimentos de seus pares, que n&atilde;o apenas opinam, mas, tamb&eacute;m, mostram, filmam, fotografam, explicam, esclarecem, tiram d&uacute;vidas e orientam.<br /> <br /> Por conta disso, nessa gera&ccedil;&atilde;o do marketing de relacionamento que se inicia, em que prospects conseguem contato com usu&aacute;rios adotantes para obter informa&ccedil;&otilde;es, &eacute; preciso que as organiza&ccedil;&otilde;es busquem construir e manter relacionamento em todas as etapas da conquista e manuten&ccedil;&atilde;o de clientes. E d&ecirc;em muito mais aten&ccedil;&atilde;o &agrave; qualidade da presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os, seu marketing e sua gest&atilde;o, pois a satisfa&ccedil;&atilde;o pode ser mantida com relacionamento, mas se define na entrega do que foi prometido.<br /> <br /> *Marcelo Miyashita &eacute; consultor, palestrante da Miyashita Consulting e professor de marketing de relacionamento, servi&ccedil;os e atendimento. Leciona na FIA, C&aacute;sper L&iacute;bero, FGV, PUC-SP e Madia. Site: <a target="_blank" href="http://www.miyashita.com.br">http://www.miyashita.com.br</a> / Twitter: <a target="_blank" href="http://www.twitter.com/prof_miyashita">www.twitter.com/prof_miyashita</a></p>
Marketing de Serviços para a 3ª geração do Marketing de Relacionamento
18 de janeiro de 2011