Marketing de Produto, ou “Product Marketing”, ainda é pouco discutido hoje dentro das empresas brasileiras. De acordo com a pesquisa nacional “O Panorama de Product Management no Brasil”, realizada pela escola de negócios digitais PM3 em 2023, 34% dos mais de dois mil respondentes afirmam que não há qualquer pessoa de Marketing de Produto onde trabalham. Na mesma pesquisa, apenas 22% dos respondentes afirmaram ter pelo menos uma pessoa responsável pelo tema dentro do negócio.

Para Fernanda Sujto, uma das autoras do livro e profissional com passagem por empresas como Hotmart, Via e QuintoAndar, a falta de uma referência dentro da própria companhia para discutir em alto nível as melhores práticas e indicadores fomenta uma grande insegurança nos profissionais, assim como questionamentos sobre a própria relevância e impacto na companhia. Ela afirma que quem trabalha com Product Marketing tem um desafio enorme de conquistar seu espaço, visto que o escopo e o papel a desempenhar ainda são permeados por ambiguidades.

Para resolver essa questão, o conteúdo do livro se divide em três capítulos. No primeiro, sobre a “Essência do Product Marketing”, os autores apresentam conceitos e responsabilidades de quem atua na área, passando também pelas principais habilidades (interpessoais e técnicas) que eles consideram importantes para os profissionais que atuam em alto nível na área.

Ainda nesta primeira parte, há conceitos fundamentais sobre produtos digitais como: os diferentes estágios de vida de um produto, a curva de adoção de tecnologia, os diferentes modelos de negócios existentes e como o Marketing de Produto fornecerá suporte em cada um deles.

Bruno Coutinho, também autor do livro e que foi  Co-fundador da PM3, afirmou que a obra busca trazer um maior entendimento, para todos dentro de um negócio, de qual é o escopo do profissional de Marketing hoje nas empresas de tecnologia, ou naquelas que estão em processo de transformação digital.

Nos dois capítulos seguintes, o livro aprofunda dois temas complexos e com raro conteúdo em português, que é a Análise Competitiva e Posicionamento de Produto. Neles, os autores trazem as melhores práticas, dicas e metodologias para destrinchar os concorrentes, ao mesmo tempo que oferecem as ferramentas necessárias para que qualquer profissional consiga desenvolver um posicionamento consistente, eficaz e capaz de diferenciar produtos em meio às diversas opções disponíveis no mercado. Com isso, se compõe a entrega do que os autores consideram os fundamentos de produtos, que se for realizado com solidez, facilita muito o processo seguinte: o lançamento ao mercado.

Bruno afirma que “mesmo um excelente produto está fadado ao fracasso, se não for bem posicionado e comunicado. Ele ressalta que vivemos em um mundo cada vez mais veloz e que disputa a todo o tempo a atenção dos usuários. Para isso, externalizar uma proposta de valor, de forma clara e que converse com as pessoas, é o que vai fazê-lo se destacar em um mercado competitivo.

Publicado pela editora Casa do Código, a primeira edição chega às prateleiras digitais na primeira semana de novembro e já conta com uma lista de espera com mais de três mil inscritos. “O livro vem em boa hora. Recebemos sempre pedidos para abordar este tema, mas faltava quem conseguisse fazer um trabalho bem estruturado de compilar as informações, com exemplos reais do nosso mercado e desafios do dia a dia. Ainda bem que o Bruno e a Fernanda, que são duas referências na comunidade, toparam este desafio de serem vanguardistas.” afirma Vivian Matsui, editora-chefe da Casa do Código.

 

Como trabalhar na área

Responsável pela análise competitiva e inteligência de mercado, o Product Marketing é uma das metodologias mais procuradas pelas empresas. Atento a isso, o MBA Mundo do Marketing tem em sua grade curricular uma disciplina específica sobre o assunto para que os profissionais cheguem ao mercado entendendo como fazer e tomar as decisões corretas.

 

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