Marcas sustentáveis impulsionam crescimento da Unilever 9 de junho de 2017

Marcas sustentáveis impulsionam crescimento da Unilever

         

Produtos com propósito, como Dove, Hellmann’s e Seda cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio e entregaram mais de 60% do faturamento da companhia em 2016

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Após o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever, em 2010, a empresa segue progredindo na construção de suas marcas sustentáveis – aquelas que combinam propósito social ou ambiental com produtos que colaboram para o alcance dos objetivos do plano – e reforça a contribuição que estas trazem para o negócio. Somente em 2016, as marcas com propósito entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia (em 2015 foi 46%) e cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio, registrando incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos. 

Boa parte desse sucesso se deve a uma das maiores ações da companhia, chamada “Conectados pela Cidade”, que chegou ao Brasil no ano passado com o objetivo de engajar e conscientizar a população de grandes metrópoles a combaterem alguns problemas sociais. Hoje, 18 das 40 principais marcas da companhia são sustentáveis (em 2015, eram 12). Dove, Seda, Brilhante, Lifebuoy e Hellmann’s são exemplos de marcas que estão nesta jornada para reduzir a pegada ambiental e aumentar o impacto social positivo.

As medidas de ecoeficiência nas fábricas da companhia ao redor do mundo ajudaram a evitar custos de mais de 700 milhões de euros (ano base 2008) e são fundamentais para os avanços nos compromissos traçados no Plano de Sustentabilidade. O programa de gestão de resíduos, por exemplo, evitou gastos de cerca de 250 milhões de euros (ano base 2008). Hoje, mais de 31% da energia utilizada nas plantas da companhia em todo o planeta são provenientes de fontes renováveis.

O Plano de Sustentabilidade do grupo, lançado em 2010, foi desenvolvido a partir de um estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos produtos da companhia. Com base nesse levantamento nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. No Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020, reduzir pela metade o impacto ambiental dos produtos até o ano 2030, além de melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

Leia também: Comportamento do Consumidor em relação à sustentabilidade – conteúdo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing inteligência.

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