A abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia cinco de agosto, movimentou as redes sociais. Além das atrações e desfile das delegações, foram feitas diversas menções às marcas patrocinadoras da competição. Durante o período entre quinta-feira e sexta-feira a empresa de tecnologia Sprinklr mapeou diversas menções sobre as marcas patrocinadoras oficiais dos jogos dentro das redes sociais – que foram citadas 14,6 mil vezes.
A coreana Samsung foi a empresa com maior destaque nas menções dos usuários, contabilizando 4,6 mil interações, já o McDonald’s ficou em segundo lugar, com 3,3 mil menções. A Coca-Cola ganhou o terceiro lugar entre as marcas, com 2,7 mil comentários, seguida de Visa, com 2,3 mil menções e Bridgestone contou com 1,7 mil interações.
No fim de semana as posições se inverteram. A Coca-Cola ficou entre as mais comentadas (5,3k de menções), o McDonald’s (4k) se manteve na segunda colocação, a Samsung (3,6k) caiu para terceiro e a Bridgestone (2k) subiu uma posição. A GE (2k) apareceu no ranking, substituindo a operadora de cartões.
No dia da abertura, as hashtags mais usadas quando os patrocinadores foram mencionados foram #rio2016, #openingceremony, #olympics, #cerimoniadeabertura, #issoéouro, #thatsgold, #samsung, #rio e #possomais. Já no final de semana, os temas mais abordados foram #rio2016 (3,9k menções), #thatsgold (1,4k), #openingceremony (1,2k), #dowhatyoucant (1,2k), #issoéouro (1,2k), #olympics (1,1k), #olympics2016 (506), #rio (393), #riodejaneiro (372) e #olímpiadas (327).